Robyn Rihanna Fenty (Saint Michael, 20 de fevereiro de 1988) é uma cantora, compositora, atriz, empresária e estilista barbadense. Considerada como uma das maiores artistas musicais da história, acumulando recordes e músicas que ganharam as primeiras posições nas paradas no mundo, quebrando recordes mundiais, Rihanna ganhou destaque na indústria musical após o lançamento de seus dois primeiros álbum de estúdio, Music of the Sun (2005) e A Girl like Me (2006). Apesar disso, foi apenas com o terceiro, Good Girl Gone Bad (2007), que ela consagrou-se como um ícone pop. O primeiro single do projeto, "Umbrella", liderou a Billboard Hot 100 por por sete semanas consecutivas.
Ela seguiu mantendo o sucesso com os seus quatro álbuns seguintes; Rated R (2009), Loud (2010) e Talk That Talk (2011). Todos os quais extraíram canções que foram primeiro lugar nos Estados Unidos e no mundo, como "Rude Boy", "Only Girl (In the World)", "What's My Name?" e "We Found Love". Os seus dois últimos discos, Unapologetic (2012) e Anti (2016), foram os primeiros de sua carreira a liderar a Billboard 200. Ambos foram apoiados, respetivamente, pelos sucessos número um nas paradas; "Diamonds" e "Work".
Além de seus trabalho musical, Rihanna é reconhecida por seu envolvimento em causas sociais, empreendedorismo e influência na indústria da moda. Ela fundou a Fundação Clara Lionel, a marca de cosméticos Fenty Beauty e a marca Fenty sob a LVMH, tornando-se a primeira mulher negra a comandar uma marca de luxo para a empresa. A artista atuou em produções cinematográficas como Battleship (2012), Home (2015), Valerian and the City of a Thousand Planets (2017), e Ocean's 8 (2018). Em 2018, ela foi nomeada embaixadora pelo Governo de Barbados e declarada Heroína Nacional da nação em 2021.
Rihanna se tornou a artista que mais vendeu gravações digitalmente da história, um feito reconhecido pelo livro de recordes mundiais Guinness. O seu trabalho musical foi agraciado com várias condecorações, incluindo nove Grammys, treze American Music Awards, doze Billboard Music Awards e seis recordes mundiais do Guinness. Ela já comercializou mais de 200 milhões de gravações em todo o mundo, se tornando um dos artistas musicais mais bem sucedidos em vendas de todos os tempos. Rihanna também conseguiu colocar quatorze singles número um na Billboard Hot 100, a segunda maior quantidade por uma artista feminina. A revista Billboard a elegeu a terceira maior estrela pop do período 2000-2024 e a segunda mais bem sucedida do século XXI em suas paradas musicais.



Sem comentários:
Enviar um comentário