sexta-feira, julho 25, 2025

O triste acidente que acabou com os voos dos Concorde foi há vinte e cinco anos...


O Voo Air France 4590 correspondia a um voo regular da companhia Air France, de Paris a Nova Iorque, feito com uma aeronave modelo Concorde.

O dia 25 de julho de 2000 ficou marcado na história aeronáutica pela ocorrência de um acidente envolvendo essa rota. Uma fuga de combustível, devido à rutura do tanque n.º 5, provocou um grande incêndio sob a asa esquerda da aeronave. Depois de uma sequência de falhas, a aeronave não conseguiu ganhar altitude e caiu, instantes depois da descolagem.

Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram, conjuntamente, encerrar os voos comerciais do Concorde. A Air France encerrou os voos do Concorde em 31 de maio de 2003 enquanto que a British Airways encerrou os voos em 24 de outubro de 2003. 

   

(...)

   

Apurou-se nas investigações que a rutura do tanque ocorreu durante a descolagem, tendo sido causada pelo violento choque de um pedaço do pneu nº 2 (localizado no trem de aterragem principal esquerdo) que rebentou devido ao contacto com uma peça de um DC-10 da companhia Continental, caída na pista do aeroporto Charles de Gaulle. Logo em seguida houve perda de potência no motor nº 2 e em seguida no motor nº 1. O DC-10 havia descolado cinco minutos antes do Concorde. Após 18 meses de investigações, foi apresentado o relatório final sobre o acidente. 

 

A aeronave envolvida no acidente, estacionada no Aeroporto Charles de Gaulle em 5 de julho de 1985
Sumário
Data25 de julho de 2000 (24 anos)
CausaFalha dos motores e perda de controle devido a incêndio na estrutura da aeronave durante a decolagem.
LocalGonesse,  França
Coordenadas48° 59′ 08″ N, 2° 28′ 20″ L
OrigemAeroporto Internacional Charles de Gaulle, Paris,  França
DestinoAeroporto Internacional John F. Kennedy, Nova Iorque,  Estados Unidos
Passageiros100
Tripulantes9
Total de mortos113 (4 pessoas em solo)
Total de feridos0
Total de sobreviventes0 (nenhum)

 

Sem comentários: