sexta-feira, junho 27, 2025

Isabelle Adjani celebra hoje setenta anos...!

    
   
Isabelle Yasmine Adjani (Paris, 27 de junho de 1955) é uma  premiada atriz francesa. É considerada pela crítica e pelo público uma das maiores intérpretes do cinema francês, do cinema europeu e da história do cinema.

Estreou-se no cinema aos 14 anos com Le Petit bougnat de 1970 e depois entrou com sucesso na Comédie-Française com as obras Escola para Mulheres de 1972 e Ondine de 1974. Em 1975 e graças à sua elogiada personificação de Adèle Hugo, no filme Diário Íntimo de Adele H., recebeu a sua primeira indicação para o Óscar de melhor atriz, aos 19 anos, estabelecendo-se como a mulher mais jovem a ser indicada na época, um recorde que se manteve por cerca de três décadas. Em 1981 foi reconhecida como a melhor intérprete no Festival de Cinema de Cannes pelos filmes Possession e Quarteto e em 1989 recebeu o Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim, pela sua elogiada atuação em Camille Claudel, um filme que também lhe rendeu uma segunda indicação para o Óscar, tornando-se a primeira atriz francesa a receber duas indicações para o maior prémio da sétima arte.

Ela é reconhecida pela intensidade dramática de suas performances e por sua facilidade em retratar mulheres neuróticas, frágeis, misteriosas, perturbadas, loucas ou mesmo mentalmente instáveis. Da mesma forma, ela é a atriz com mais prémios César da história do cinema, reconhecimentos que obteve pelos filmes: Possession de 1981, L'Été meurtrier de 1984, Camille Claudel de 1989, A Rainha Margot de 1994 e La journée de la jupe de 2010. Ela recebeu a Legião de Honra, na categoria de "Comandante", em 2010, e a Ordem Nacional do Mérito, na categoria de "Cavaleiro", em 2014. Outros filmes importantes de sua filmografia são: O inquilino de 1976, Nosferatu: Phantom der Nacht de 1979, Subway de 1985, Diabolique de 1996 e Sous les jupes des filles de 2014.

Desde o início dos anos 1970, foi apelidado de "La Sublime".

 
  
Biografia
Filha de pai argelino e mãe alemã, foi estimulada a atuar desde jovem, atuando no teatro amador já aos doze anos de idade. Apareceu no seu primeiro filme aos catorze anos. Aos dezassete, apareceu na TV francesa. O seu primeiro sucesso veio dos palcos da Comédie-Française, quando interpretou personagens criados por Molière em L'école des femmes, depois no cinema com Le Petit Bougnat, de Bernard Toublanc-Michel.
Após atuar em papéis secundários, foi sucesso de público e crítica pela sua atuação no filme La Gifle, de 1974. No ano seguinte, conseguiu o seu primeiro papel principal em A História de Adèle H., de François Truffaut, em que faz o papel da filha do escritor Victor Hugo. Por este filme, alcançou sucesso internacional, concorrendo ao Óscar de melhor atriz e recebeu propostas para trabalhar em Hollywood.
Em 1981, Adjani recebeu o prémio de melhor atriz do Festival de Cannes por sua atuação em Quartet. No ano seguinte, recebeu o César por Possessão, em atuação considerada pelos críticos a melhor de sua carreira, senão a mais difícil, porque Adjani interpretava o papel de uma mulher frustrada que enlouquecia aos poucos. Em 1983, recebeu novamente o César por Deadly Circuit.
Em 1989, co-produziu e estrelou Camille Claudel, história romanceada da escultora que se relacionou com o escultor francês Auguste Rodin; o filme valeu-lhe o terceiro César e mais uma indicação para o Óscar de melhor atriz, além de concorrer ao Óscar de melhor filme estrangeiro. No mesmo ano, a revista americana People a incluiu entre as cinquenta mulheres mais bonitas do mundo. A partir daí, trabalhou esporadicamente como modelo.
Em 1994, conseguiu o seu quarto César pelo seu papelem A Rainha Margot, um feito nunca antes conseguido por um ator francês.
Em 2010, ganhou o seu quinto César pela atuação no filme La Journée de la jupe.
Adjani tem dois filhos, Barnabé, de seu casamento com o diretor Bruno Nuytten, e Gabriel-Kane, de sua tempestuosa relação com o ator britânico Daniel Day-Lewis. Quando Gabriel-Kane nasceu, já havia terminado havia alguns meses o seu casamento de cinco anos com Day-Lewis. Esteve também envolvida com o compositor Jean Michel Jarre.
    

Sem comentários: