quarta-feira, abril 16, 2025

Johann Heinrich Füssli morreu há 200 anos...

Henry Fuseli pintado por James Northcote (1778)

 

Johann Heinrich Füssli, também conhecido como Henry Fuseli ou Fusely (Zurique, 7 de fevereiro de 1741 - Putnry Hill, 16 de abril de 1825) foi um pintor suíço.

Após estudar com o pai, que também era pintor, foi obrigado a deixar a sua cidade natal, Zurique, na Suíça em 1763 por motivos políticos/religiosos - era pastor, mas foi expulso de sua igreja devido à ousadia dos seus sermões. Seguiu então para a Alemanha, onde estudou estética com Sulzer, e, no ano seguinte, passou a viver na Inglaterra. Entre os anos de 1769 e 1778 viveu na Itália, particularmente em Roma, onde passou a copiar as obras de artistas antigos e de Michelangelo. Na volta à Inglaterra, dedicou-se tanto aos trabalhos em pintura como aos literários, tornando-se representante do romantismo inglês.

Com o pai, historiador de arte e propagador das teorias de Mengs e Winckelman, Füssli aprendeu os princípios básicos das obras da antiguidade clássica e do renascimento. Entretanto, desde o princípio seu estilo foi bem diferente. A arte pictórica de Füssli, marcada pelo aspeto passional, pelo interesse dedicado às emoções e aos estados de ânimo, assinala um dos primeiros exemplos típicos da sensibilidade romântica. Em geral, tirava os seus temas das obras de Shakespeare, que admirava. A sua pintura se caracterizou por uma composição dramática e ao mesmo tempo dinâmica, embora leve, quase neomaneirista.

Durante a sua estada na Itália, com o objetivo de estudar de perto os grandes mestres, deixou-se cativar por Rosso e Pontormo, e muito particularmente por Michelangelo. Os seus personagens solitários parecem prestes a ser devorados por uma realidade de cores escuras em que se movimentam e que lembra muito os quadros de Goya, paradigma do espírito romântico.

Füssli colaborou com inúmeras telas para uma galeria shakespeariana e para uma galeria miltoniana, compondo em cinquenta quadros uma representação do Paraíso Perdido, de Milton. Em 1790, era membro da Royal Academy e a sua obra constitui um importante elo entre o neoclassicismo e o romantismo.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos, estão: A três bruxas de Macbeth, de 1783, Sonho de uma noite de verão, de 1788, O pesadelo, de 1782 e O Despertar de Titânia, 1775, algumas como representações macabras do amor não correspondido, que era um dos impulsionadores do movimento romântico. 

 

O Despertar de Titânia (1775/90), Museu de Arte - Winterthur

O Despertar de Titânia (1775/90), Museu de Arte - Winterthur

  

in Wikipédia

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