terça-feira, março 19, 2024

O mafioso Frank Nitti morreu há 81 anos...

  

Francesco Raffaele Nitto, mais conhecido como Frank "The Enforcer" Nitti (Angri, 27 de janeiro de 1888 –  North Riverside, 19 de março de 1943) foi um gangster ítalo-americano, um dos principais capangas de Al Capone que mais tarde se tornou o chefe da Máfia de Chicago.

No início e período da Lei Seca
Nitti nasceu na Campânia na década de 1880; a sua lápide declara que o seu nascimento foi em 1888, mas os documentos de imigração dos Estados Unidos indicam 1883. Ele imigrou para a cidade de Nova Iorque, após a Primeira Guerra Mundial, e anos depois mudou-se para Chicago, Illinois, onde se estabeleceu como barbeiro, ao mesmo tempo que vendia joias roubadas. Ele formou um extenso círculo de sócios no submundo de Chicago, o que chamou a atenção do rei do crime de Chicago, Johnny Torrio, conhecido como "The Fox".
Mais tarde, para o sucessor de Torrio, Al Capone, Nitti chefiou uma operação de contrabando e fornecimento de bebidas alcoólicas, importando whisky do Canadá e vendendo pela rede de boates e bares pela cidade. Nitti foi um dos principais tenentes de Capone, graças à sua capacidade de liderança e habilidade para gerir os negócios; embora tenha sido apelidado de “The Enforcer” (O Executor), Nitti utilizava os seus próprios soldados e subalternos antes que ele próprio necessitasse cometer alguma violência.

A máfia de Chicago sob a liderança de Nitti
Em 1930, Nitti, como Capone, foi acusado de evasão fiscal. Capone foi sentenciado a onze anos de prisão, Nitt a dezoito meses. Após a sua libertação, ele foi referido pelos media como o novo chefe da organização; na realidade, ele não tinha o mesmo poder sobre os capos que Capone tinha, assim o império de Al Capone começou a se fragmentar, com Nitti agindo apenas como o homem da frente. Em 19 de dezembro de 1932, dois polícias de Chicago balearam Nitti no seu escritório, quase o matando. Alguns historiadores acreditam que eles estavam agindo sob ordens do presidente da câmara Anton Cermak (que, acredita-se, queria redistribuir o império de Nitti para gangsters que lhe eram mais favoráveis). Um dos polícias atirou em si próprio para parecer legítima defesa. Infelizmente para a polícia de Chicago (e qualquer outro que estava por trás da tentativa de assassinato), Nitti sobreviveu e foi absolvido da tentativa de assassinato num julgamento, em fevereiro de 1933. Os dois polícias foram sumariamente expulsos da força policial.

A queda
Em 1943. muitos da organização de Chicago foram indiciados por extorsão contra vários dos maiores estúdios cinematográficos de Hollywood, Los Angeles, Califórnia. Muitos dos chefes da organização, principalmente o subchefe de Nitti, Paul Ricca, acreditavam que Nitti tinha que ser o bode expiatório para o bem de todos. Temendo outra longa estadia na prisão e possivelmente sofrendo de um cancro em fase terminal, Nitti suicidou-se, com dois tiros na cabeça, na plataforma da Estação Central de Illinois, em 19 de março de 1943.
 
 
NOTA - desconfiai das pessoas que se suicidam com dois tiros, e logo na cabeça...

Sem comentários: