segunda-feira, março 04, 2024

Mais uma forma de fornecer energia a ilhas tropicais...

Tecnologia com 140 anos pode fornecer energia limpa e ilimitada às ilhas

 

 

O projeto Global OTEC Dominique, que vai arrancar em São Tomé e Príncipe, gera energia limpa com o gradiente de temperatura entre as águas quentes à superfície do oceano e as águas mais frias e profundas.

As ilhas tropicais, apesar da sua aparente idílica, enfrentam o desafio persistente de depender de geradores a diesel para energia, um obstáculo que há muito impede o crescimento sustentável.

Com as exigências energéticas a aumentar e as preocupações ambientais a intensificar-se, o projeto Global OTEC Dominique, localizado na costa de São Tomé e Príncipe, surge como uma resposta promissora.

Desde 1881, a OTEC baseia-se nas ideias pioneiras do físico francês Jacques Arsene d’Arsonval, evoluindo ao longo das décadas até à conceção de sistemas operacionais de OTEC. Utiliza o gradiente de temperatura entre a água do mar superficial quente e a água fria das camadas oceânicas mais profundas para gerar eletricidade de forma confiável e contínua, adequada para uso como carga base.

Na década de 1970, esforços significativos de pesquisa e desenvolvimento foram direcionados para a OTEC, impulsionados pela crise energética. No século XXI, a participação da Lockheed Martin destacou a OTEC, com projetos no Havai e na China a demonstrar compromisso com a comercialização desta solução energética sustentável, explica o Interesting Engineering.

O projeto Dominique visa libertar as ilhas tropicais da dependência de diesel, abordando os desafios enfrentados por Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), como a dependência de combustíveis fósseis e vulnerabilidades económicas e geopolíticas. A abordagem modular e o uso de uma plataforma flutuante de casco de aço são inovações chave para superar o alto custo de capital associado à OTEC.

 

 

Espera-se que o projeto, com início de comissionamento previsto para 2025, reduza significativamente as emissões de carbono. Uma única plataforma OTEC pode mitigar até 12 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente anualmente, oferecendo a São Tomé e Príncipe uma fonte contínua de energia limpa, acessível e confiável, aliviando a população dos constantes apagões causados por atrasos e falhas na distribuição.

Além do impacto ambiental, espera-se que o Dominique traga benefícios socioeconómicos significativos para São Tomé e Príncipe, como a criação de empregos, crescimento económico e expansão da eletricidade. A Global OTEC também se envolve ativamente com a comunidade local, garantindo transparência e envolvimento na moldagem do futuro da paisagem energética.

Com mais de 100 territórios adequados para a tecnologia OTEC e um potencial identificado de 8.000 gigawatts (GW) de recursos OTEC, esta inovação tem o potencial de transformar a geração de energia em regiões com opções limitadas para outras formas renováveis de energia devido a condições geográficas.

 

in ZAP

Sem comentários: