terça-feira, fevereiro 13, 2024

O astrónomo Fritz Zwicky nasceu há 126 anos

 

Fritz Zwicky (Varna, 14 de fevereiro de 1898 - Pasadena, 8 de fevereiro de 1974) foi um astrónomo suíço. Trabalhou a maior parte de sua vida no Instituto de Tecnologia da Califórnia nos Estados Unidos, onde realizou trabalhos fundamentais em astronomia teórica e observacional. Em 1933, Zwicky foi o primeiro astrónomo a usar o teorema do virial para efetuar inferências sobre a existência da não-observada matéria escura, descrevendo-a como "dunkle Materie".

Zwicky dedicou uma grande parte da sua vida à investigação sobre as galáxias e à produção de catálogos das mesmas. De 1961 a 1968 publicou conjuntamente com colegas do California Institute of Technology de Pasadena os volumes do seu Catalogue of galaxies and of clusters of galaxies. Em 1972 recebeu a Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society e o asteroide 1803 Zwicky e a cratera lunar Zwicky foram assim designados em sua homenagem.

Fritz Zwicky nasceu em Varna, então uma cidade do principado da Bulgária, filho de pai suíço. O seu pai, Fridolin (n. 1868), foi um industrialista proeminente na cidade búlgara, e também serviu como embaixador da Noruega em Varna (1908-1933). A casa da sua família em Varna fora desenhada e construída por Fridolin Zeicky. A mãe de Fritz, Franziska Vrček (n. 1871), era de etnia checa do Império Austro-Húngaro. Fritz foi o mais velho de três irmãos: o seu irmão mais novo chamava-se Rudolf e a sua irmã Leoni. A sua mãe morreu em Varna em 1927 e o seu pai continuou em Bulgária até 1945, quando voltou para a Suíça. Leoni casou com um búlgaro de Varna e viveu a sua vida inteira na cidade. Zwicky era ateu. 

 

Catálogo de Galáxias e Aglomerados

Zwicky devotou em um tempo considerável na procura de galáxias e na produção de catálogos. De 1961 a 1968, ele e os seus colegas publicaram seis volumes do Catálogo de galáxias e de aglomerados de galáxias, todos eles publicados na cidade de Pasadena, pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia

 

 Prémios e honrarias

 

 
  

Sem comentários: