Aquilino Gomes Ribeiro (Carregal, Sernancelhe, 13 de setembro de 1885 - Lisboa, 27 de maio de 1963) foi um escritor português.
É considerado por alguns como um dos romancistas
mais fecundos da primeira metade do século XX. Inicia a sua obra em
1907 com o folhetim "A Filha do Jardineiro" e depois, em 1913, com os contos
de Jardim das Tormentas e com o romance A Via Sinuosa,
1918, e mantém a qualidade literária na maioria dos seus textos,
publicados com regularidade e êxito junto do público e da crítica.
Foi um dos que foram implicados no Regicídio de 1908. Tem uma biblioteca e uma Fundação e Casa-Museu, com o seu nome, em Moimenta da Beira.
A Assembleia da República decide homenagear a sua memória e conceder aos seus restos mortais as honras de Panteão Nacional.
A cerimónia de trasladação para a Igreja de Santa Engrácia (Lisboa)
ocorreu a 19 de setembro de 2007, não obstante objeções por
parte de alguns grupos de cidadãos, devido ao seu vergonhoso e assumido envolvimento no
Regicídio de 1908.
in Wikipédia
1 comentário:
… «A meia grosa de livros que escrevi foram de facto para mim, em tanto que obra de criação e exalçamento, como igual número de vinhas que plantasse. Nesta faina exaustiva tive de desatender à vida de relações, não cultivar como devia a amizade, remeter os meus à vis própria quando poderia com um pouco de arte, salamaleque, e o "quantum satis" da desvergonha cívica nacional, consagrada e triunfante, guindá-los a ministros ou banqueiros. Permiti ainda, levado na minha obsessão, que os gatunos oficiais e de mister me metessem as mãos nas algibeiras, os pirangas me ludibriassem, e toda a canzoada humana me ladrasse impunemente. Numa palavra, a vida utilitária, o arranjinho, a conveniência mundana nunca me roubaram um minuto de labor. Valeu a pena toda esta existência de sacrifício, de que ninguém se apercebeu, que ninguém me agradece, de que aliás ninguém me encomendou o sermão? Em minha consciência não sei responder.»...
Excerto da dedicatória do livro "Quando os Lobos Uivam" ao Dr. Francisco Pulido Valente, datada de Dezembro de 1958.
Enviar um comentário