sexta-feira, março 24, 2023

Wilhelm Reich nasceu há 126 anos


   

Wilhelm Reich (Dobzau, Austria, 24 de março de 1897 - Lewisburg, Pensilvânia, 3 de novembro de 1957) foi um psiquiatra, sexólogo, psicanalista, biólogo e físico austríaco-americano de ascendência judaica, mais conhecido como uma das figuras mais radicais da história da psiquiatria. Ele foi o autor de vários livros, incluindo Psicologia de Massas do Fascismo e Análise do Caráter, ambos publicados em 1933. Ele é o pai da bioenergética, incluindo através de seu ex-colaborador Alexander Lowen.

Psicólogo e analista freudiano, ele escreveu sobre as teorias de Freud nos anos 20 na sua obra A Revolução Sexual, enfatizando a experiência e os processos psicológicos coletivos e não individuais. O seu trabalho influenciou uma geração de intelectuais, incluindo Saul Bellow, Norman Mailer e Robert Anton Wilson ajudaram a desenvolver inovações como a terapia gestalt de Fritz Perls e a terapia primal de Arthur Janov.

Mais tarde na vida tornou-se uma figura controversa que foi amada e odiada ao mesmo tempo. Ele violou alguns tabus psicanalíticos, como desenvolver psicoterapia orientada para o corpo que envolvia toque durante uma sessão. Depois de vários anos de pesquisa microbiológica, ele afirmou ter descoberto uma energia cósmica primordial que chamou de orgónio. Ele construiu acumuladores de energia orgónio para os pacientes se sentarem para melhorar a sua saúde e relatou bons resultados. Isso resultou em matérias nos media sobre caixões sexuais que poderiam curar o cancro. Em 1947, a Food and Drug Administration considerou as suas experiências com orgónio como uma fraude "de primeira magnitude". Em 1956, ele foi condenado a dois anos de prisão e todas as suas obras e material de laboratório foram apreendidas e queimadas por uma ordem judicial. Um ano depois, Reich morreu na prisão, vítima de um ataque cardíaco, vários dias antes de solicitar a liberdade condicional.
   

Sem comentários: