Aage Niels Bohr (Copenhaga, 19 de junho de 1922 - Copenhaga, 8 de setembro de 2009) foi um físico dinamarquês, o quarto filho de Margrethe Bohr e Niels Bohr.
Foi Nobel de Física
em 1975 pela descoberta da conexão do movimento coletivo e movimento
individual de partículas no núcleo atómico e pelo desenvolvimento da
teoria da estrutura do núcleo atómico. Foi professor da Universidade de Copenhaga e ingressou na Pontifícia Academia das Ciências em 17 de abril de 1978.
Biografia
Viveu com os seus pais no Instituto de Física Teórica (hoje Instituto Niels Bohr) e, depois, mudou-se para Carlsberg, em 1932. Quando fez doze anos entrou para o Sortedam Gymnasium e estudou ciências humanas e biologia. Entrou para a Universidade de Copenhaga
em 1940, antes da ocupação alemã, com o intuito estudar física e acabou
tornando-se uma espécie de assistente, por correspondência, do pai Niels Bohr, em trabalhos sobre física. Em 1943, aconselhado pelo mesmo, fugiu dos nazis e mudou-se para a Suécia e, em seguida, para a Inglaterra, onde estudou energia atómica.
Retornou à Dinamarca em 1945, mas continuou integrando grupos de pesquisa em física atómica de Londres, Washington e Los Alamos.
Na Dinamarca voltou para a Universidade e alcançou o mestrado em 1946.
Em 1948 foi nomeado para integrar a equipe do Instituto de Estudos
Avançados de Princeton.
Em 1950 casou com Marietta Soffer, em Nova Iorque, e o casal teve três filhos: Vilhelm, Tomas e Margrethe.
Escreveu dois importantes livros sobre a estrutura nuclear, em cooperação com o físico norte americano Ben Mottelson: Single-Particle Motion (1969) e Nuclear Deformations (1975).
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário