Exxon Valdez (atualmente chamado Dong Fang Ocean e anteriormente conhecido também como Exxon Mediterranean, SeaRiver Mediterranean, S/R Mediterranean e Mediterranean) foi um navio petroleiro que ganhou notoriedade em 24 de março de 1989, quando 50.000 m³ a 150.000 m³ (aproximadamente 257.000 barris) do petróleo que transportava foram lançadas ao mar, na costa do Alasca, depois de o navio encalhar na Enseada do Príncipe Guilherme (Prince William Sound).
Em conseqüência, houve um grande desastre ambiental. Centenas de
milhares de animais morreram nos meses seguintes. De acordo com as
estimativas, morreram 250.000 pássaros marinhos, 2.800 lontras marinhas, 250 águias e 22 orcas, além da perda de milhares de milhões de ovos de salmão. Foi o segundo maior derramamento de petróleo da história dos Estados Unidos. Na época, o navio pertencia à ExxonMobil.
Em 2002, a União Europeia proibiu a utilização de navios petroleiros
de casco simples e o “Valdez”, renomeado “Mediterranean”, foi enviado
para as águas da Ásia.
Em 2007, o Valdez foi convertido num transportador de minérios e renomeado como “Dong Fang Ocean”.
Em 2011, com o nome de “Oriental Nicety,” o navio foi vendido a uma
companhia de demolições indiana, a Priya Blue Industries, a mesma
empresa que, em 2006, tinha atraído má fama após terem afundado um navio
que continha amianto.
Em 2012 o “Oriental Nicety” foi desmantelado na Índia.
in Wikipédia
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