sexta-feira, setembro 22, 2006

A verdadeira Face em Marte

Do portal da ESA - Agência Espacial Europeia - retirámos a seguinte notícia:


A sonda espacial Mars Express da ESA obteve imagens da região Cydonia, o local onde se encontra a famosa “Face em Marte”. As fotografias da HRSC (a câmara estéreo de alta resolução a bordo da sonda) incluem algumas das imagens mais espectaculares jamais obtidas do Planeta Vermelho.
Depois de várias tentativas frustradas, devido à altitude e à poeira e névoa atmosféricas, para obter imagens da região de Cydonia no período de Abril de 2004 a Julho de 2006, a HRSC a bordo da Mars Express obteve finalmente, a 22 de Julho, uma série de imagens que mostram a famosa ‘face’em Marte com um detalhe sem precedentes.

Os dados foram recolhidos durante a orbita 3253 sobre a região da Cydonia, com uma resolução no solo de aproximadamente 13,7 metros por pixel. A região Cydonia encontra-se aproximadamente a 40,75º Norte e 350,54º Este.

“Estas imagens da região de Marte Cydonia são verdadeiramente espectaculares”, disse o Dr. Agustin Chicarro, cientista do Projecto Mars Express. “Elas fornecem não só uma visão completamente nova e detalhada de uma área famosa para os fãs dos mitos espaciais em todo o mundo, mas também um detalhe impressionante de uma área de grande interesse para os geólogos planetários, e mostra mais uma vez o grande potencial da câmara da Mars Express.”

A Cydonia está localizada na região de Marte Arabia Terra e pertence à zona de transição entre terras altas do sul e as planícies do Norte de Marte. Esta transição é caracterizada por largos vales, cheios de material resíduo e de pequenas elevações isoladas de várias formas e dimensões.


NOTA: Para comparação, publicamos a foto original, da NASA, que os Ufologistas diziam comprovar a existência de ET's...


2 comentários:

Anónimo disse...

Acabei de descobrir o V. blogue. Parabens pela riqueza de conteúdos e de links, pela frescura na abordagem de questões técnicas e científicas. Não posso deixar de o incluir na lista do Ondas. Continuem! Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

Fernando Martins disse...

Obrigado - e o seu também é muito interessante - vou juntá-lo à lista dos meus favoritos...