domingo, fevereiro 13, 2022

Black Sabbath, o primeiro álbum de heavy metal, foi lançado há 52 anos

  
Black Sabbath é  homónimo álbum de estreia lançado pela banda inglesa do mesmo nome, lançado em 1970 (a 13 de fevereiro, no Reino Unido).
Existem varias versões deste álbum, dependendo da versão, os nomes aparecerão diferentes, mas essa é a única diferença. A versão europeia tem "Evil Woman" como a primeira faixa do lado B, enquanto a versão americana tem "Wicked World". A versão remasterizada de 1996 tem as duas. A versão do Black Box já é mais organizada.
   
Gravação
Em agosto de 1969, a banda, que ainda usava o nome Earth, resolveu mudar o nome para Black Sabbath, porque havia outra banda chamada Earth. O nome Black Sabbath era uma homenagem ao filme clássico, de 1963, dirigido por Mario Bava, As Três Máscaras do Terror, estrelado por Boris Karloff. Por essa mesma época eles gravaram uma versão demo da canção que levava o nome da banda. Em dezembro de 1969, eles gravaram e lançaram seu primeiro compacto, "Evil Woman". Em janeiro de 1970, a banda gravou e misturou as outras sete faixas que apareceriam em seu primeiro LP. Diz o guitarrista Tony Iommi: "Entramos no estúdio e fizemos tudo num dia só: tocamos o nosso reportório daquele tempo e pronto. Achamos até que um dia era tempo demais [para gravar um disco], então viajamos no dia seguinte para tocar na Suíça, por um cachê de 20 libras".
Iommi lembra que gravaram ao vivo: "Pensamos assim: 'Temos dois dias para fazer tudo, e um dia é só para a mistura.' Então tocamos ao vivo. Ozzy cantava ao mesmo tempo; nós o pusemos num canto separado e fomos em frente. Nunca fizemos uma segunda versão da maior parte do material".
  
Legado
Em 1989, a Kerrang! colocou Black Sabbath como número 31 na sua lista "100 Greatest Heavy Metal Albums of All Time". Em 1994, ficou na posição 12 do Top 50 Heavy Metal Albums de Colin Larkin. Larkin elogiou o álbum como tendo uma "esmagadora atmosfera de desgraça," a qual ele descreve como "intensa e irretocável." Em 2000, a revista Q incluiu Black Sabbath na sua lista "Best Metal Albums of All Time", afirmando: "[Esse álbum] provou ser tão influente que permanece como modelo para bandas de metal, mesmo após trinta anos." Em 2005, foi classificado número 238 pela revista Rolling Stone na sua lista The 500 Greatest Albums of All Time; aparece em 243º numa nova edição da lista em 2012. A Rolling Stone classificou Black Sabbath como o nº 44 na sua lista de 100 Best Debut Albums of All Time, descrevendo a faixa-título como "definiu o som de milhares de bandas." Por fim, a revista elegeu-o como o 5º melhor álbum de metal de todos os tempos.

 

 


Sem comentários: