segunda-feira, janeiro 03, 2022

George Martin, dito o quinto Beatle, nasceu há 96 anos

  

George Henry Martin (Londres, 3 de janeiro de 1926 - Londres, 8 de março de 2016) foi um produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro britânico. Devido à sua importância em relação à produção musical dos discos dos The Beatles ele foi chamado de “o quinto Beatle”. Produziu juntamente com eles, em 1967, o inovador álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que lhe trouxe reconhecimento, fama e consagração definitiva na história da música pop. Foi um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e 23 nos Estados Unidos

  

Vida

Nasceu em Holloway, pequena cidade a norte da capital Londres. Filho de pai carpinteiro, teve uma juventude humilde, sem uma educação musical erudita. Autodidata, aprendeu a tocar piano sem ajuda de mestre, ainda com dezasseis anos de idade. Estudou na Guildhall School of Music and Drama entre 1947 e 1950, estudando piano e oboé, sendo influenciado por uma grande variedade de estilos musicais. Após se formar, trabalhou no departamento de música clássica da BBC, entrando na EMI em 1950. Martin produziu canções cómicas no início da década de 50, trabalhando com pessoas como Peter Sellers e Spike Milligan.

Numa carreira de seis décadas, Martin trabalhou em cinema, televisão e espetáculos ao vivo. Ele também já teve vários cargos executivos em companhias mediáticas e contribuiu para várias de causas beneficentes, incluindo seu trabalho para o The Prince's Trust da ilha de Montserrat. Em reconhecimento pelas suas contribuições para a música e cultura popular, ele foi elevado a Knight Bachelor em 1996.

Faleceu no dia 8 de março de 2016, aos 90 anos.
 
Brasão de George Martin
  

 


Sem comentários: