terça-feira, janeiro 11, 2022

Edmund Hillary morreu há catorze anos...

   
Sir Edmund Percival Hillary (Tuakau, 20 de julho de 1919 - Auckland, 11 de janeiro de 2008) foi um alpinista e explorador neozelandês, famoso principalmente pela primeira escalada bem sucedida do Monte Everest. Ele e o guia sherpa Tenzing Norgay atingiram os 8.848 metros do cume, a 29 de maio de 1953.
Nascido na Ilha Norte, próximo de Auckland, iniciou-se no alpinismo durante a adolescência, obtendo a sua primeira subida significativa em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial foi navegador da Royal New Zealand Air Force. Participou duma fracassada expedição neozelandesa ao Everest em 1951 antes de tomar parte da bem-sucedida tentativa britânica de 1953. Escalou outros dez picos do Himalaia em visitas posteriores em 1956, 1960-61 e 1963-65. Alcançou também o Polo Sul, como parte da Expedição Britânica Trans-Antártica, a 4 de janeiro de 1958.
Foi nomeado cavaleiro da Ordem do Império Britânico em 16 de julho de 1953, membro da Ordem da Nova Zelândia em 1987 e cavaleiro da Ordem da Jarreteira, a 23 de abril de 1995.
Hillary devotou muito de sua vida a ajudar o povo Sherpa do Nepal através da Himalayan Trust que fundou e ao qual dedicou grande parte do seu tempo e energia. Devido aos seus esforços conseguiu construir várias escolas e hospitais nessa remota região do Himalaia. Tem declarado que considera esta como a sua mais importante realização. Foi também presidente honorário da American Himalayan Foundation, uma sociedade sem fins lucrativos norte-americana que contribui para a melhora das condições ambientais e de vida no Himalaia.
Foi dele a ideia de construir o aeroporto de Lukla, que aumentou o turismo de estrangeiros, uma das grandes fontes de renda do Nepal. Este aeroporto nas montanhas é a base de onde partem os grupos de trekking no Himalaia.
O Himalayan Trust e The Sir Edmund Hillay Foundation, juntos, construíram 25 escolas, dois hospitais e doze clínicas médicas. Construíram pontes sobre rios, campos de aterragem para pequenos aviões, reergueram templos budistas e centros culturais. Criaram um "berçário de árvores", que replantou, desde 1990, um milhão de mudas no Parque Nacional de Sagarmatha.
Para marcar a ocasião do aniversário dos 50 anos da primeira escalada bem sucedida do Everest, o governo nepalês conferiu a cidadania honorária a Edmund Hillary numa celebração especial do jubileu de ouro na capital Kathmandu. Edmund Hillary foi o primeiro cidadão estrangeiro a receber tal honra no Nepal.
Edmund Hillary faleceu a 11 de janeiro de 2008, num hospital em Auckland, na Nova Zelândia, aos 88 anos de idade.
  

Sem comentários: