quinta-feira, dezembro 23, 2021

A Rainha Sílvia da Suécia nasceu há 78 anos

  
Rainha Sílvia da Suécia, nascida Silvia Renate Sommerlath (Heidelberg, 23 de dezembro de 1943) é a rainha consorte do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia. Chamada de Sua Majestade A Rainha, Silvia é a mãe da herdeira ao trono da Suécia, a Princesa Herdeira, Vitória.

Silvia Renate Sommerlath nasceu em Heidelberg, Alemanha, no dia 23 de dezembro de 1943. É a mais nova de três crianças, filha do empresário alemão Walther Sommerlath (que se tornou presidente da subsidiária brasileira da metalúrgica Uddeholm) e da brasileira Alice Soares de Toledo. O seu avô materno foi Artur Floriano de Toledo (1873-1935), um descendente do Rei Afonso III de Portugal e sua amante, Maria Peres de Enxara. A rainha tem dois irmãos: Ralf e Walther Sommerlath e o seu terceiro irmão, Jörg Sommerlath, faleceu em 2006. A família Sommerlath viveu em São Paulo, Brasil, entre 1947 e 1957, onde Silvia estudou no tradicional colégio alemão do Visconde de Porto Seguro. A família regressou à Alemanha Ocidental em 1957.
  
(...)
   
Culta, elegante, educada e reconhecida pela simplicidade e simpatia, a Rainha Sílvia é admirada não apenas pelo cumprimento das suas atribuições, mas também pelo empenhamento em projetos sociais importantes. Em 1999, Sílvia da Suécia fundou a World Childhood Foundation, com o objetivo de promover melhores condições de vida e de defesa do direito das crianças contra a pobreza e o abuso sexual. A instituição está presente em quatorze países e realiza mais de cem programas.
A 13 de janeiro de 1987 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e a 2 de maio de 2008 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
  
Brasão da Rainha Sílvia
      

Sem comentários: