sexta-feira, janeiro 15, 2021

Nasser nasceu há 103 anos

  
Gamal Abdel Nasser (Alexandria, 15 de janeiro de 1918 - Cairo, 28 de setembro de 1970) foi um militar e político egípcio, presidente do seu país de 1954 até à sua morte.
Depois de ter frequentado o ensino liceal entrou na Real Academia Militar, na qual se formou em 1938, onde terá reunido os membros do Movimento dos Oficiais Livres. A sua sociedade revolucionária planeava mudar o rumo dos acontecimentos. Para tal pretendia afastar o rei Faruk I, aproveitando o insucesso da campanha egípcia contra Israel em 1948 e conduziu a uma radical alteração das políticas governamentais. No ano seguinte 1953 a monarquia foi abolida, implantada uma republica onde passou a ser presidente, e os partidos banidos.
Notabilizou-se, ao lado de Jawaharlal Nehru e outros, como um dos líderes carismáticos do movimento terceiro-mundista, o que lhe rendeu grande fama em todos os países do dito "Terceiro Mundo". Nasser promoveu, durante os seus quase vinte anos no poder, forte política nacionalista, fomentando o movimento pan-arabista, e acabou por levar o Egito a uma efémera associação com a Síria (a República Árabe Unida). Um marco importante de sua liderança foi a nacionalização do Canal de Suez, que resultou na Guerra de Suez (1956), em função da resposta militar de França e Inglaterra. As duas potências coloniais do século XIX, contudo, viriam a descobrir que o mundo do pós-Segunda Guerra Mundial já não lhes pertencia. Sem o apoio norte-americano ou soviético, os exércitos francês e britânico foram obrigados a retirar-se do Egito.
A sua maior derrota política e militar foi na guerra dos seis dias, em 1967, onde perdeu boa parte do seu poderio militar (aeronáutico), atacado pelos israelitas, quando estava preparado para retomar as colinas de Golan na Síria, invadidas por Israel. Perdeu igualmente parte do Sinai, também para Israel.
 
(...)
 
As tensões na Jordânia, entre uma OLP cada vez mais autónoma e o governo do Rei Hussein, estavam se agravando e uma campanha militar foi lançada para derrotar as forças da OLP. A ofensiva elevou os riscos de uma guerra regional e levou Nasser a realizar uma reunião de emergência da Liga Árabe no dia 27 de setembro, no Cairo, onde ele arranjou um cessar-fogo.  
Nasser sofreu um ataque cardíaco. Ele foi imediatamente transportado para sua casa, onde seus médicos cuidaram dele. Nasser morreu várias horas depois, por volta das 18.00 horas. Mohamed Hassanein Heikal, Anwar Al Sadat e a esposa de Nasser, Tahia Kazem, estavam ao seu lado no seu leito de morte. Segundo o seu médico, al-Sawi Habibi, a provável causa de morte de Nasser foi arteriosclerose, varizes e complicações da diabetes de longa data. Nasser era um fumador com uma história familiar de doença cardíaca - dois de seus irmãos morreram com cerca de cinquenta anos, da mesma condição. O estado da saúde de Nasser não era conhecido do público antes da sua morte. Ele já havia sofrido ataques cardíacos em 1966 e setembro de 1969. 
  

Sem comentários: