terça-feira, novembro 10, 2020

Notícia sobre sismologia...

A Terra treme a cada 26 segundos (mas o motivo ainda é um mistério)

 

  

A cada 26 segundos, a Terra treme. Os seres humanos não sentem o abalo, mas os sismólogos conseguem captar uma pequena oscilação mensurável nos seus detetores por todo o mundo. Apesar de este pulso ter sido observado durante várias décadas, os cientistas discordam sobre a causa. Ainda é um mistério.

A Terra balança suavemente a cada 26 segundos, mas ninguém sabe porquê.

O microssismo foi registado pela primeira vez na década de 1960 por Jack Oliver, do Observatório Geológico Lamont-Doherty. Naquela época, o cientista descobriu que o pulso era proveniente do Oceano Atlântico e que era mais forte nos meses de verão do hemisfério Norte.

Em 1980, Gary Holcomb, do US Geological Survey, descobriu que o microssismo fica mais forte durante as tempestades. Quase três décadas depois, cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, conseguiram localizar o pulso no Golfo da Guiné, na costa oeste de África.

Anos mais tarde, outro cientista foi capaz de especificar ainda mais a sua proveniência, localizando o microssismo na Bacia Bonny.

Desde então, muitos investigadores acreditam que o leve “tremor” de terra faz parte da atividade sísmica regular. Há ainda quem considere que pode ser causado por ondas, e outros que argumentam que a explicação reside na atividade vulcânica.

Apesar de existirem algumas teorias, a verdade é que este fenómeno continua a ser um dos grandes mistérios do nosso planeta. “Ainda estamos à espera de uma explicação para a causa deste fenómeno”, disse Mike Ritzwoller, sismólogo da Universidade do Colorado, citado pela Discover Magazine.

Este pequeno e repetido tremor de terra é intrigante, mas o facto de haver atividade sísmica durante um período de silêncio (ser ser durante um terramoto ou erupção vulcânica) não é novo. Aliás, de acordo com os cientistas, há sempre um fundo de ruído sísmico subtil ao nosso redor.

“O ruído sísmico existe basicamente por causa do Sol”, explicou Ritzwoller. A nossa estrela aquece a Terra, mais no Equador do que nos pólos, o que gera ventos, tempestades, correntes e ondas oceânicas. “Quando uma onda atinge a costa, a energia é transferida para a Terra.”

 

in ZAP

Sem comentários: