quinta-feira, março 12, 2020

Charles Parker morreu há 65 anos...

   
Charles Parker, Jr. (Kansas City, Missouri, 29 de agosto de 1920New York, 12 de março de 1955) foi um saxofonista dos Estado Unidos de jazz e compositor. No início da sua carreira Parker foi apelidado de Yardbird; essa alcunha mais tarde foi encurtado para Bird e permaneceu como o apelido de Parker para o resto da sua vida.
  
(...)
 
Durante a sua vida sempre foi consumidor de álcool, liamba e, sobretudo, heroína, desde os dezasseis anos. Sofrendo de problemas de saúde relacionados com o coração e uma úlcera crónica, Parker justificava o seu consumo como uma fonte de alívio da dor física causada por tais complicações.
Em agosto de 1954, movido pelo luto causado pela morte prematura da sua filha de 2 anos, que sofria de fibrose cística e problemas cardíacos congénitos, Charlie Parker tentou o suicídio pela ingestão de medicamentos. Entretanto, foi socorrido a tempo pela esposa, sendo em seguida internado para desintoxicação até outubro de 1954.
Faleceu em 12 de março de 1955, acometido por um ataque cardíaco enquanto assistia a uma apresentação de jazz na televisão. Encontra-se sepultado no Cemitério Lincoln, Kansas City, Missouri nos Estados Unidos.    
    
     

Sem comentários: