quinta-feira, janeiro 17, 2019

Popeye surgiu há noventa anos...!

Imagem da abertura de "O Novo Show do Popeye" produzido em 1978
  
Popeye é um personagem clássico de banda desenhada, criado por E. C. Segar a 17 de janeiro de 1929, e adaptado para os desenhos animados em 1933, pelos irmãos Dave e Max Fleischer.
É um marinheiro carismático que está sempre a tentar proteger a sua namorada, Olívia Palito (em inglês Olive Oyl), das garras de seu eterno inimigo, Brutus.
Quando come espinafres, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio, tendo a sua força equiparada até à do poderoso Super Homem.
   
(...)
   
Popeye surgiu em 1929 na banda desenhada "Thimble Theatre" ("Teatro em Miniatura"), de Elzie Crisler Segar no "New York Journal". Em uma história, publicada a 17 de janeiro de 1929, o irmão da Olívia, Castor Palito, estava a voltar de uma viagem de navio em busca de Bernice, uma lendária galinha mágica, que emitia o ruído whiffle (e por isso era chamada de Galinha Whiffle), que podia dar força e invulnerabilidade a qualquer um que esfregasse as suas penas. Castor então resolve contratar mais um marinheiro para a sua tripulação, ele chega a um cais e pergunta a um homem com fato de marinheiro: "Ei, você aí! Você é um marinheiro?" e ele o responde: "Você achou que eu fosse um cowboy?!".
Antes de Popeye aparecer na banda desenhada, estas eram protagonizadas pelos membros da família Palito, o irmão da Olívia, Castor, e os pais Cole e Nana; outro que também tinha as suas próprias bndas desenhadas, como o comedor de hambúrgueres Wimpy. A Olívia tinha outro namorado antes da chegada de Popeye, que se chamava Ham Gravy. À medida que o tempo passou, Ham Gravy foi substituído por Popeye, que se tornou o novo namorado da Olívia. Com a inclusão de Popeye, as histórias mudaram de título, passando a se chamar "Thimble Theatre: Starring Popeye the Sailor".
  

Sem comentários: