sábado, agosto 09, 2014

Juanes - 42 anos

Juan Esteban Aristizabal Vásquez (Medellín, 9 de agosto de 1972) conhecido como Juanes, é um cantor, compositor e saxofonista colombiano.

O cantor, compositor e saxofonista Juanes é hoje um dos principais nomes da música latina. Vencedor de vários Grammys e reconhecido em diversos países, a sua família, também de músicos, sempre o incentivaram a tocar guitarra desde pequeno. O resultado foi a formação do primeiro grupo com 17 anos, o Ekhymosis, que nasceu na Colômbia em 1989.
O grupo teve nove anos de sucesso e cinco álbuns. Nessa época, Juanes assinava como Juan Esteban e era o vocalista e o guitarrista. O fim do grupo foi a deixa para Juanes partir para uma carreira a solo internacional com o seu rock latino. Mudou-se para Los Angeles, nos Estados Unidos e, mesmo longe de casa, compunha temas de sua vida na Colômbia.
Dois anos depois, Juanes lança o seu primeiro álbum, “Fijate bien”, que chamou a atenção da crítica. Destacaram-se três músicas do CD, “Fijate bien”, “Nada” e “Podemos Hacernos Danos”. A mistura de rock com a música colombiana fez sucesso, mas ainda estava restrita à Colômbia e alguns países vizinhos. Mesmo assim, o cantor saiu do Grammy Latino 2001 com os prémios de melhor Novo Artista, melhor Álbum Vocal a Solo e melhor Canção Rock com “Fijate bien”.
As mudanças para o segundo trabalho, “Un día normal”, foram evidentes. O rock latino ganhou mais romantismo e a aparência de Juanes perdeu um pouco da rebeldia. Com a mudança, alcançou sucesso em vários países latinos e na Europa. A consagração veio em 2003, no Grammy Latino, com cinco prémios. A categoria principal, Gravação e Canção do Ano foi para “Es Por Ti” e, para Álbum do Ano, o CD “Un día Normal”. Na categoria Rock, Juanes levou os prémios de Melhor Álbum Vocal de Rock e Melhor Canção de Rock, com “Mala Gente”. Esse trabalho ainda ficou cerca de 73 semanas entre os 100 mais vendidos da Billboard.
Em novembro de 2003, Juanes esteve no Brasil para divulgar o seu novo trabalho. No mês seguinte foi lançado internacionalmente o primeiro DVD do cantor. Além do Grammy Latino (17), Billboard Latino (8) e MTV (9), o artista também obteve os prémios Amigo (3), NRJ Radio Awards (2) e Lo Nuestro (6).
Em 2005 realizou um dueto com a cantora italiana Laura Pausini com a canção "Il mio canto libero" inserida no álbum "Io canto".
No ano de 2005, fez muito sucesso com a música "La camisa negra", ficando ainda mais conhecido, internacionalmente.
Em 10 de junho de 2010, Juanes apresentou-se na Festa de Abertura do Campionato do Mundo FIFA 2010, tocando La Camisa Negra. Nesse mesmo show, Juanes mostrou ao público pela primeira vez a sua nova música Yerbatero, que faz parte do álbum que foi lançado no dia 6 de setembro de 2010, sendo acompanhado por Taboo, do grupo americano Black Eyed Peas.

Sem comentários: