domingo, janeiro 07, 2007

A Formação dos Professores e a Ministra da Educação

Quando a actual Ministra da Educação começou a trabalhar (ou lá o que ela faz...) disse muitas coisas sobre os professores, algumas das quais não podemos repetir aqui porque não gostamos de insultos. Mas também teve atitudes correctas e corajosas, nomeadamente quando decidiu apoiar Acções sobre Ensino Experimental de Ciências para professores e quando, no novo Estatuto da Carreira Docente (ECD), decidiu que cada docente fizesse pelo menos 50% de formação na sua área específica.

Acabava-se assim a balda das Acções de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vulgarmente conhecidas por Acções de Informática, em alguns professores estavam viciados, em que muitos nada aprendiam ou, se aprendiam, nada se via mudar na forma de encarar as TIC. Deste modo, o ano passado dei, como Formador de Professores, uma Acção intitulada "Introdução ao Ensino Experimental de Astronomia nos Ensinos Básico e Secundário", em Leiria, com bastantes interessados e bastante sucesso. De tal maneira que o Centro de Formação de Leiria me convidou para preparar 4 novas Acções (e dar a que já tinha dado de Astronomia novamente) no ano de 2007. Acreditando eu que a Ministra iria cumprir aquilo que pediu aos professores (que fizessem formação na sua área científica...) comecei a trabalhar na planificação de 4 novas Acções, a saber:
  • Introdução ao Ensino Experimental de Astronomia no 1º Ciclo
  • Ensino experimental de Geologia no 1º Ciclo do Ensino Básico
  • Ensino experimental de Geologia no 3º CEB e Ensino Secundário
  • A realização de Actividades Desportivas de ar livre em contexto escolar e as Ciências do Ambiente
Deu-me algum trabalho preparar estas Acções, ler textos, procurar bibliografias, tentar combinar com outros formadores para darem partes das Acções, mas consegui. Inclusive, todas já estão creditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas agora que era tempo de estas começarem a ser divulgadas, descobri que este ano não é preciso fazer formação nestas áreas e que não irei dar formação a professores este ano...

Assim, este ano, segundo a douta opinião da S.ª Ex.cia a Ministra da Educação, o que os professores precisam agora é de formação em TIC e em Bibliotecas Escolares. É curioso é que isto aconteça no momento em que entra em vigor o novo ECD, que no seu artigo 45º condiciona a avaliação do docente à participação em "acções de formação contínua que incidam sobre conteúdos de natureza científico-didáctica com estreita ligação à matéria curricular que lecciona".

É uma pena que tenhamos uma Ministra da Educação que anda a brincar às casinhas, que hoje diz uma coisa, logo a seguir pensa outra e depois é capaz de fazer tudo ao contrário - e os fantásticos Secretários de Estado que a acompanham no ministério não lhe ficam muito atrás...

E assim vai a Educação, a Escola, a Formação e a Geologia em Portugal...!

Imagem retirado do Blog anterozóide

sábado, janeiro 06, 2007

National Geographic - Portugal de Janeiro!

Do Blog Ciências Físicas e Naturais - Escola Correia Mateus, retirámos o seguinte post, de autoria de Ana Rola:

Já saiu a National Geographic de Janeiro!

A capa deste mês é um apelo urgente à consciência das pessoas de todo o mundo: a Amazónia está a desaparecer vítima de uma exploração desenfreada por capitalistas desejosos de aumentar o seu capital.

O pulmão do planeta, uma das últimas florestas tropicais, está a ser desbastado!

A renovação do ar está comprometida! Sem árvores para retirar o dióxido de carbono da atmosfera, o aumento do efeito de estufa será mais acelerado.

E, no entanto, podemos tomar, cada um de nós, atitudes para evitar este problema, nomeadamente: não comprar móveis de madeira exótica, não comprar animais selvagens, não comprar carne oriunda destes locais, entre outras medidas.


Para pensar:

Brasil: O fim da Amazónia
«Nos minutos que demorar a ler esta reportagem, uma área da Amazónia com dimensão aproximada de 150 campos de futebol será destruída.
As forças da globalização estão a invadir a Amazónia, apressando a morte da floresta e frustrando os esforços dos seus defensores. Nas últimas três décadas, centenas de pessoas morreram em guerras pela posse de terra e muitas outras enfrentam o medo, ameaçadas por quem lucra com o roubo da madeira e da terra. Nesta fronteira onde mandam as armas, as motosserras e os bulldozers, os funcionários da administração pública são frequentemente corruptos e ineficazes ou mal apetrechados e incapazes de aplicar a justiça. Texto de Scott Wallace; Fotografias de Alex Webb

Recentemente, os produtores industriais de soja aliaram-se aos madeireiros e aos criadores de gado na luta pela posse da terra, acelerando a destruição e fragmentando ainda mais a grandiosa região bravia brasileira. Nos últimos 40 anos, quase um quinto da floresta tropical da Amazónia foi abatido. Trata-se de uma área maior do que aquela que foi alvo da destruição perpetrada nos 450 anos anteriores, decorridos desde o início da colonização portuguesa. A comunidade científica teme que, nas próximas duas décadas, se percam ainda mais 20% das árvores existentes. Se isso acontecer, a ecologia da floresta começará a desmoronar-se. Intacta, a Amazónia produz metade da sua própria chuva através da humidade que liberta para a atmosfera. Se uma quantidade suficiente de chuva for eliminada pelo abate de clareiras, as restantes árvores secarão e morrerão. Quando o grau de exsicação é agravado pelo aquecimento global, as secas graves aumentam o perigo de fogos incontroláveis capazes de devastar a floresta. Uma seca desse tipo afligiu a Amazónia em 2005, reduzindo o nível dos rios até 12 metros e afectando centenas de comunidades. Entretanto, como a queima de árvores se está a processar de forma desmesurada (com o objectivo de criar terras cultiváveis nos estados fronteiriços do Pará, Mato Grosso, Acre e Rondónia), o Brasil tornou-se um dos maiores emissores de gases de estufa. Os sinais de perigo são indesmentíveis. Tudo começa sempre com uma estrada. Se exceptuarmos um punhado de auto-estradas federais e estaduais (incluindo a auto-estrada Transamazónica, de leste a oeste, e a controversa “auto-estrada da soja” BR-163, que divide o coração da Amazónia numa extensão de 1.770km), quase todas as estradas na Amazónia foram construídas sem licença. Essas estradas representam uma distância superior a 169 mil quilómetros e, na maioria, foram ilegalmente abertas por madeireiros que pretendiam acesso ao mogno e a outras madeiras duras para o mercado exportador. No Brasil, os acontecimentos desencadeados pela indústria madeireira são quase sempre mais destrutivos do que o próprio abate. Uma vez cortadas as árvores, os madeireiros prosseguem caminho, mas as estradas construídas servem para canalizar uma mistura explosiva de ocupantes de terra, especuladores, rancheiros, agricultores e inevitavelmente mercenários armados. Os açambarcadores de terra seguem a estrada até às profundezas da floresta, até aí impenetrável, e, depois, destroem grandes superfícies, de maneira a dar a impressão de que a terra lhes pertence. O roubo de terras é cometido graças a tácticas de corrupção e intimidação e a títulos fraudulentos de posse da terra. Os brasileiros até já inventaram um nome para descrevê-lo: grilagem, derivado do insecto grilo. Aqueles que cometem esta prática são apelidados de grileiros, por se saber que fabricam títulos falsos de propriedade, envelhecendo-os em gavetas cheias de grilos esfomeados.»


Artigo em:
National Geographic

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Seminário em Évora

Estrutura profunda da margem continental: de Sines (crusta continental) ao Madeira-Tore (crusta oceânica)
Professora Alexandra Afilhado
Departamento de Engenharia Civil
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Hora: 14:30
Data: 10 de Janeiro de 2007
Local: Anfiteatro 1 - Colégio Luís Verney
Promove: Centro de Geofísica de Évora

Resumo

A estrutura sísmica da crusta e do manto litosférico no segmento sul da margem oeste Ibérica (MOI) foi investigada, ao longo de um perfil ao largo de Sines, entre a plataforma continental e a cadeia submarina Madeira-Tore (IAM5). Este perfil atravessa a planície abissal do Tejo e margem continental adjacente à latitude aproximada de 38ºN. Foram registados dados de reflexão sísmica multicanal e refracção/reflexão grande ângulo, que incluem 6 OBSs e 2 estações sísmicas em terra. Os perfis de anomalia de ar livre e anomalia magnéticas foram extraídos de grelhas disponíveis. O modelo de velocidades IAM5.VELG foi obtido mediante modelação cinemática e dinâmica e verificou-se a sua consistência com o perfil de anomalia de ar livre.

Foram identificados, com base nos dados sísmicos, quatro domínios crustais no perfil IAM5, igualmente consistentes com os mapas dos campos potenciais e respectiva modelação 2D/2.5D no perfil. No domínio continental (9.4ºW a 9.0ºW) está presente a secção completa de crusta continental ligeiramente adelgaçada. O adelgaçamento mais acentuado da crusta continental ocorre no domínio de adelgaçamento (9.7ºW a 9.4ºW), essencialmente na crusta continental inferior, que adelgaça completamente. De 10.5ºW a 9.7ºW a crusta transicional apresenta uma estruturação complexa e elevada heterogeneidade. Sob o talude continental a crusta continental exumada está em contacto directo com o manto litosférico No domínio oceânico (a oeste de 10.5ºW) a estrutura sísmica da crusta é consistente com crusta oceânica, provavelmente gerada num regime de expansão lenta. A existência de contrastes de impedância acústica a cerca de 20km de profundidade, sugere uma estrutura estratificada no manto litosférico.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Alterações climáticas no passado


Dinastia Tang e Civilização Maia terão sido vítimas de uma alteração climática

Investigação publicada na revista “Nature”
03.01.2007 - 19h52 AFP


O declínio da dinastia Tang (618-906), uma das mais importantes da história da China, e da Civilização Maia, na América Central, poderá residir em alterações nas monções na Ásia, revela um estudo internacional publicado na revista “Nature” amanhã nas bancas.

A investigação foi coordenada por Gerald Haug, do Centro de Investigação sobre a Terra (GeoforschungsZentrum), em Potsdam (Alemanha).

Os cientistas avançam que o declínio destas duas grandes culturas coincide com modificações do ciclo climático entre o ano 700 e o ano 900 da nossa Era.

A seca provocada por alterações no regime das chuvas, com a catastrófica redução das colheitas agrícolas, e um empobrecimento quase geral, poderão explicar as profundas tensões que levaram ao desaparecimento daquelas sociedades.

Os investigadores baseiam a sua conclusão na análise de sedimentos do lago Huguang Maar, no Sudeste da China. As propriedades magnéticas e o seu teor em titânio, explicam, fornecem indicações sobre a intensidade das monções na Ásia oriental. Estes ventos periódicos sopram no Inverno para o mar (monção seca) e no Verão para a Terra (monção húmida).

Gerald Haug e os seus colegas chineses e norte-americanos constataram que, ao longo dos últimos 16 mil anos, existiram três períodos onde a monção de Inverno foi forte e o clima seco na China, nomeadamente aquando do declínio da dinastia Tang, célebre pelas suas artes e trocas comerciais com a Índia e o Médio Oriente.

Aos olhos dos investigadores, as variações na cintura de chuvas tropicais poderão ter sido globais e explicar assim, ainda que parcialmente, o fim da era clássica Maia (250-900) no actual México e na Guatemala. Conhecida pelas suas cidades-Estado, a sua escrita hieroglífica, as suas artes decorativas, o seu calendário solar de 365 dias e as pirâmides, esta grande civilização desapareceu bruscamente.

in Público (notícia aqui)

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Chuva de Estrelas de hoje


Esta noite ocorre um fenómeno interessante (é pena é a Lua esta cheia, o que impede a sua melhor observação...). Assim, a partir de uma hora depois do pôr do Sol e durante a noite, olhando para o céu, numa constelação chamada Boieiro (Bootes) poderás ver restos de um cometa a caírem (e a arderem na atmosfera terrestre). Isto acontece todos os anos, na noite de 3 de Janeiro, pois a Terra todos os anos passa no local onde o cometa deixou as suas poeiras... A partir das 10.00 horas de 03.01.2007 poder-se-á ver bem o fenómeno, sendo o seu máximo às 00.30 horas da manhã de 04.01.2007, olhando nas direcções Norte e Este. Para mais dúvidas e facilitar a observação, publico dois mapas do céu, onde está marcado o local a partir do qual parecem vir as estrelas cadentes (o chamado radiante)...


Mais informação em:
O Observatório
Rastos de Luz

Filme "À Noite, No Museu"


Larry Daley (Ben Stiller) é um sonhador de bom coração. Apesar de ser um azarado, Larry sonha que o destino lhe reserva algo grandioso; só não imagina o quão extraordinário pode ser quando aceita um emprego como segurança no Museu de História Natural. Mas durante o turno de Larry começam a acontecer coisas espantosas: índios, gladiadores e "cowboys" ganham vida e começam a travar batalhas épicas. E o próprio T-Rex volta a aguçar as garras e a mostrar porque é considerado o predador mais temido! Durante o caos, a única pessoa a quem Larry pode pedir ajuda é à figura de cera do Presidente Teddy Roosevelt (Robin Williams), que vai ajudar o nosso herói a salvar o Museu.


Site do Filme - aqui

A não perder...!

terça-feira, janeiro 02, 2007

Ciclo de Conferências de Geografia

O Centro de Estudos Geográficos de Coimbra leva a efeito um ciclo de conferências/debate sobre temas de Geografia Aplicada. As sessões realizam-se às quintas feiras, dias 11, 18 e 25 de Janeiro de 2007, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, conforme o seguinte programa:

Geografia e Saúde
(dia 11 de Janeiro de 2007, às 17.00 horas, no Anf. III)
- José Manuel Simões – Aplicações da Geografia
- Ana Paula Santana – Cartografia de equipamentos de saúde
Coordenação: Fernanda Cravidão

Geografia Física e Gestão Municipal dos Territórios
(dia 18 de Janeiro de 2007, às 17.00 horas, no Anf. III)
- Lúcio Cunha – Geografia Física e PDM’s
- A. Campar de Almeida – Geografia Física e PMDFCI’s
Coordenação: Fernando Rebelo

SIG’s e Ordenamento do Território
(dia 25 de Janeiro de 2007, às 17.00 horas, no Anf. III)
- António Rochette – SIG's e Ordenamento do território: das Cartas Educativas Municipais aos Sistemas de Gestão de Riscos
- Rui Ferreira – SIG's e Património: Rotas da Transumância
Coordenação: Ana Paula Santana



O programa detalhado pode ser consultado em:

http://www.uc.pt/cegc/geosoc.htm

Estão todos, geógrafos e não geógrafos, convidados para discutir os temas em debate.

segunda-feira, janeiro 01, 2007

Nada está escrito...!

Do Blog Sorumbático, com a devida vénia, retirámos o seguinte post, de autoria de Nuno Crato, subscrevendo de cruz o que nele está dito.


É UMA DAS FRASES MARCANTES da história do cinema — «Nada está escrito!», afirma Peter O’Toole. A frase cala fundo porque Lawrence da Arábia vence sucessivos obstáculos que pareciam inultrapassáveis, e vence-os por pura força de vontade. É ele que escreve a História. Ou assim o parece. Mas há obviamente coisas escritas e, tal como relembra o crítico Reel Reubenstein, a prová-lo está precisamente essa frase, escrita pelo argumentista Robert Bolt e colocada por ele na boca de T. E. Lawrence.

Parece estar escrito que 2007 não será um bom ano. Os grandes conflitos não prefiguram evolução rápida. Do Iraque, de Israel e da Palestina, da Coreia do Norte e do Irão não parecem vir bons sinais. A economia internacional dá sinais de melhoras, mas não tão fortes que Portugal possa esperar um impulso energético do exterior. A contenção económica veio para ficar. As injecções financeiras foram reduzidas e estão limitadas a algumas áreas transitórias. Pode haver fundos para projectos de investigação, mas há menos para laboratórios e universidades. Pode haver dinheiro para algumas infra-estruturas, mas há menos para a construção e para o investimento. O tecido económico interno continua pouco dinâmico.

Mas o futuro não está ainda escrito e há mudanças ao nosso alcance. Uma área em que isso acontece, e uma área decisiva, é a educação. Depois de um ano em que se avançaram algumas reformas, parece continuar a pairar sobre todos o rescaldo de um conflito entre ministério e professores — um conflito que nada de positivo traz. Há quem tenha a ilusão, e há máquinas de propaganda que parecem alimentar conscientemente essa ilusão, de que para resolver os problemas do ensino é necessário quebrar a classe dos professores. Seriam estes os principais responsáveis pelas insuficiências da nossa escola.

Esta visão, contudo, não só está mal direccionada, como ofusca os problemas essenciais. É verdade que há problemas vários do ensino. É verdade que eles foram ocultados durante muitos anos. E é verdade que isso foi possível pela ausência de responsabilização dos agentes do ensino — entre eles os professores. Mas a ausência de responsabilização deriva da ausência de avaliação; e essa lacuna é da responsabilidade do ministério, ou dos sucessivos ministérios. A avaliação externa e independente tem estado arredada do ensino. E a avaliação de base é a dos estudantes. Sem avaliar o progresso dos alunos não se pode avaliar o trabalho dos professores, nem das escolas, nem dos ministros.

Até há dois anos, no entanto, os estudantes concluíam todo o ensino obrigatório sem um único exame externo. A situação mudou em 2005, com a introdução dos exames de 9º ano em Português e Matemática — exames que foram mantidos em 2006 e que parecem ter vindo para ficar. Mas são apenas dois exames e apenas no término do Ensino Básico. Não há avaliação externa noutras disciplinas. Não há exames em anos intermédios. Introduzir estes outros momentos de avaliação não depende dos professores nem alimenta nenhuma guerrilha com estes agentes essenciais do ensino. De que se está à espera?

No final do Ensino Secundário encontra-se panorama equivalente. Há poucas provas finais e acabam de ser eliminadas algumas, tais como os exames de Filosofia — outra matéria fulcral. Nos cursos tecnológicos foram abolidos por completo os exames. Muitos dos estudantes que hoje obtêm um diploma do Ensino Secundário fazem-nos sem nunca terem feito um exame nacional. Como se permite que isso continue a acontecer?

Para além da avaliação imediata dos estudantes, para além da carreira dos professores e da sua avaliação e promoção, há duas outras medidas que podem vir a decidir o futuro da educação. A primeira é o recrutamento de professores, a sua entrada na carreira, que vai passar a incluir um exame e não a ser feita unicamente com base na nota final de curso. É uma mudança muito positiva e que pode vir a alterar, para melhor, não só a selecção como toda a formação inicial de professores. Com isso, pode-se melhorar o que finalmente importa e que é, evidentemente, o ensino.

Para que esta medida seja eficaz, no entanto, é necessário que este exame de entrada na profissão incida sobre as matérias que o candidato a professor se propõe leccionar. Se isso não acontecer, se as componentes pedagógicas e didácticas tiverem um peso excessivo, propagar-se-ão precisamente os erros que a dogmática doutrina pedagógica dominante em Portugal tem vindo a introduzir no ensino, com as consequências dramáticas que conhecemos. O essencial são os conteúdos programáticos. Nunca ninguém ensinou o que não sabe. Mas sempre houve quem ensinasse — e ensinasse bem — sem precisar de se afogar durante anos nos estudos de pedagogia e de didáctica.

A segunda medida decisiva é a própria formação de docentes. Com as adaptações ao projecto de Bolonha, prefigura-se que a formação de futuros professores seja feita em duas etapas. A primeira, centrada nos conteúdos curriculares. A segunda, na arte de ensinar. A primeira corresponde, na terminologia de Bolonha, ao primeiro ciclo universitário — algo entre a actual licenciatura e os bacharelatos. A segunda corresponde, de acordo com a mesma tipologia, ao segundo ciclo — algo entre as actuais pós-graduações e os mestrados. Fazer com que os candidatos a professores aprendam durante três anos as matérias que se propõem leccionar, mas que depois passem dois anos a esquecê-las e a serem formados em pedagogia e didáctica poderá ser um erro gravíssimo, que viremos a pagar na próxima década.

As carreiras da docência estão praticamente fechadas. Inelutáveis tendências demográficas têm obrigado a uma redução do número de estudantes que entram nas nossas escolas. O insucesso escolar no ensino obrigatório, no secundário e no superior agravam a redução de alunos e o correlativo excedente de candidatos a professores. Poderia parecer que neste momento nada interessa, a não ser esperar. Mas é em alturas como esta que as decisões são urgentes e menos dolorosas. O que em 2007 for decidido pode ditar o que serão os professores e o que será o ensino nos próximos dez a vinte anos. O que o ensino for daqui a dez ou vinte anos ditará o que será o país daqui a vinte ou trinta. Nada está escrito.

Texto do Sorumbático aqui (Adaptado do Expresso)

domingo, dezembro 31, 2006

GeoHumor - II

NOTA: Fui à poucos dias a Espanha e lá a gasolina custa, sempre, entre 20 e 30 cêntimos menos do que em Portugal, sem se falar dos preços dos automóveis, que são muito mais baixos. Isto de sermos roubados pelo estado português não será um pouco um exagero...?

in DN on-line - Cartoon de José Bandeira

GeoHumor...


in DN on-line - Cartoon de José Bandeira

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Novo Jornal on-line de Paleontologia


Já saiu o n.º 1 do Journal of Paleontological Techniques, revista on-line, que, embora editada em Inglês, é feita pelo Museu da Lourinhã. Os nossos parabéns aos autores da ideia e aos responsáveis do projecto...!

Site do JPT
N.º 1 do JPT (pdf)

Stegosaurus encontrado perto de Leiria...!

Fóssil de dinossauro couraçado descoberto na Batalha
Ossos com 150 milhões de anos
26.12.2006 - 12h35 Teresa Firmino


Dava um passeio de domingo com o filho, quando deparou no campo com o que parecia uma pedra ou uma raiz de árvore. "Comecei a escavar e verifiquei que era um fóssil mesmo, com um peso já bastante grande." É assim que Rui Pinheiro se lembra do momento em que descobriu, em Agosto de 1999, perto da Batalha, a tíbia de um dinossauro com uma couraça de placas ósseas no dorso, espinhos na ponta da cauda e uma cabeça minúscula. Ou seja, um estegossauro.

A sorte de Rui Pinheiro, desenhador de sistemas de saneamento de água na Câmara Municipal de Leiria, foi ter andado por ali uma máquina a fazer um caminho, que deixou os ossos à vista. Fotografou o local e levou para casa a parte da tíbia achada, mas não guardou a descoberta para si.

Telefonou para o Museu Nacional de História Natural (MNHN), em Lisboa, afinal era lá que estava o geólogo que muitos associam aos dinossauros, António Galopim de Carvalho. E o geólogo pediu ao paleontólogo Pedro Dantas para verificar se no sítio de Casal Novo, junto da aldeia da Rebolaria, a cerca de um quilómetro da Batalha, tinham mesmo descoberto um dinossauro. "Porque há muitas pessoas que dizem que encontraram ossos e são pedras", justifica Rui Pinheiro. "Passei lá no domingo seguinte com um colega e encontrámos novos ossos, costelas e vértebras."

Pedro Dantas, do MNHN e do Laboratório de História Natural da Batalha, não tardou a confirmar que o relato tinha fundamento. Escavações em 2000 e 2002, por cientistas portugueses e espanhóis (na região onde, em tempos, uns e outros se combateram na célebre batalha de Aljubarrota), permitiram recuperar vários ossos. Um dente, vértebras, costelas, restos da cintura pélvica, ossos da pata direita, como o tarso, além da tal tíbia, ou uma placa óssea quase completa. "A placa estava por cima do pescoço. Temos ainda fragmentos de outras placas espalhadas ao longo da coluna vertebral", conta Pedro Dantas.

As placas permitem dizer que era um dinossauro couraçado. Mas houve vários, por isso para tentar determinar o género a que pertencia o dinossauro da Batalha, a equipa luso-espanhola baseou-se principalmente em características das vértebras. Classificou-o como estegossauro do género Stegosaurus (houve outros géneros), que viveu há 150 milhões de anos, no período do Jurássico Superior.

A importância de ser um Stegosaurus aparecerá em breve explicada na edição on-line da revista científica alemã Naturwissenschaften, num artigo assinado em primeiro lugar por Fernando Escaso, paleontólogo da Universidade Autónoma de Madrid. "Relatamos a primeira prova incontroversa de um membro do género Stegosaurus encontrado fora da América do Norte", escreve a equipa. "Amplia a diversidade conhecida de estegossauros na Península Ibérica", acrescenta Pedro Dantas.

Um corredor entre a Terra Nova e a Ibéria

Não é difícil imaginar que no tempo dos dinossauros a configuração dos continentes era muito diferente da actual. O Atlântico começou a nascer há 210 milhões de anos, entre o Norte de África e a Península Ibérica. No Jurássico Superior (entre os 160 e 140 milhões de anos), a abertura do Atlântico Norte estava em curso, à medida as placas tectónicas se afastavam (e continuam hoje a afastar) e, no meio, nascia nova crosta terrestre.

O problema é que o grau de separação dos continentes e a profundidade do mar entre as massas continentais da América do Norte e da Europa, no Jurássico Superior, é motivo de debate na comunidade científica. Havia várias ilhotas ou zonas emersas significativas?

Encontrar um género de dinossauro na Europa que até agora só se conhecia na América do Norte pode servir para fazer a reconstituição da geografia dos continentes há milhões de anos e do rompimento do Atlântico Norte, na latitude da Península Ibérica.

"Se aparecem as mesmas formas de dinossauros na América do Norte e na Europa ocidental, então elas passaram de um lado para o outro", explicita Pedro Dantas. "Este trabalho ajuda a entender como, quando e onde se processou a passagem de dinossauros de um lado para o outro do ainda incipiente Atlântico Norte, e também apresenta mecanismos geológicos que estão na base desta passagem."

A prova de que os dinossauros transitaram de um lado para o outro do Atlântico Norte, na latitude da Península Ibérica, está na descoberta do Stegosaurus. Não é, aliás, a primeira prova nesse sentido: em 1988, na aldeia de Andrés, perto de Pombal, encontraram-se ossos de um dinossauro carnívoro com cerca de 150 milhões de anos, do género Allosaurus, que até ali só se conhecia na América do Norte. Dezassete anos depois, os cientistas voltaram ao mesmo sítio e encontraram mais ossos.

Assim, a equipa propõe a existência de um corredor entre a Terra Nova e a Ibéria. Não era, no entanto, uma língua de terra que ia de um lado ao outro. "Não era propriamente uma auto-estrada. O mar era pouco profundo e, aqui e ali, apareciam terras emersas e a fauna ia passando, até atingir o lado oposto", explica o paleontólogo português. "Acreditamos que essa passagem foi selectiva, senão encontrávamos exactamente as mesmas faunas de ambos os lados deste Atlântico antigo."

in Público

NOTA: Afinal as pontes, que os detractores da Deriva dos Continentes de Wegener queriam que existissem, voltam, não para assombrar Alfred Wegener, a Deriva dos Continentes ou a Téctónica de Placas, mas para completar o puzzle da História da Terra. E, depois de Andrés (Santiago de Litém- Pombal), agora é a vez de Casal Novo (Rebolaria - Batalha) a colocarem no Mapa Mundi dos dinossáurios o nosso País...

quarta-feira, dezembro 27, 2006

XII Olimpíadas do Ambiente 2006-2007


As XII Olimpíadas do Ambiente (OA) são um concurso de problemas e questões dirigido aos alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade do ensino diurno e nocturno de escolas públicas, privadas ou do ensino cooperativo no território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Esta iniciativa é coordenada por uma equipa multidisciplinar composta por elementos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e do Zoomarine - Mundo Aquático SA.

Objectivos fundamentais:
• incentivar o interesse pela temática ambiental;
• aprofundar o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial;
• estimular a capacidade oral e escrita;
• promover o contacto com situações experimentais concretas;
• desenvolver o espírito e curiosidade científica; e
• estimular a dinâmica de grupo e espírito de equipa, assim como a cooperação.

Áreas temáticas
• Conservação da Natureza
• Recursos naturais
• Poluição
• Estilos de vida
• Ameaças globais
• Política ambiental
• Realidade portuguesa

Categorias
• Categoria A - do 7º ao 9º ano de escolaridade
• Categoria B - do 10º ao 12º ano de escolaridade

Todos os alunos inscritos nos anos escolares abrangidos são convidados a participar nas OA, através da sua escola, e nenhum pode ser discriminado com base na idade, sexo, crenças religiosas, deficiências intelectuais ou motoras, competências específicas ou área de ensino. Qualquer estabelecimento de ensino oficial ou particular do 7º ao 12º ano de escolaridade que não tenha sido directamente convidado a participar pode igualmente concorrer, desde que proceda à respectiva inscrição.

Fases do concurso

1ª Eliminatória - Teste escrito com questões de escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento. São apurados para a segunda eliminatória os melhores alunos a nível nacional e também os melhores por escola.

2ª Eliminatória - Teste escrito com questões de escolha múltipla e duas perguntas de desenvolvimento. Esta eliminatória decorrerá nas escolas com alunos seleccionados. Para a Final Nacional, são apurados os melhores a nível nacional e os melhores por distrito/ilha.

Final nacional - Ao longo de um fim-de-semana, os finalistas realizarão um teste escrito com questões de escolha múltipla, uma prova oral em grupo, participarão num conjunto de actividades práticas (feira de experiências laboratoriais e descoberta de uma zona protegida) e um colóquio/debate na sessão solene de entrega de prémios. Os vencedores poderão ser posteriormente contactados pelos Serviços de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian para participar no London International Youth Science Forum.

Inscrição
A Escola deve preencher a Ficha de Inscrição na página de Internet da OA (ver menu Inscrição). O valor da inscrição é de €10 por categoria, por escola.

Consulte aqui o Regulamento.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Boas Festas...!

Que os nossos leitores, nossos bloggers e aparentados tenham um Bom Natal e Próspero Ano Novo, são os votos dos Geopedrados...!

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Carl Sagan - 10 anos de saudade...


Faz hoje anos - já 10...! - que o cientista, escritor e astrónomo Carl Sagan nos deixou...

Irei em breve publicar no Blog do Paulo Heleno - Rastos de Luz - um texto sobre este grande Senhor, na secção Carl Sagan - In Memorium. Ali poderão ler vários textos (que, se o Paulo autorizar, também posteriormente publicaremos no Blog AstroLeiria esses materiais) sobre as diferentes facetas de um cientista que tudo queria saber. Também se aconselha a visita ao site oficial de Carl Sagan, mantido pela esposa Ann Druyan.

Obrigado, Carl Sagan, pelo muito que nos deixaste em uma vida tão curta...!

terça-feira, dezembro 19, 2006

45 anos...!



Há 45 anos atrás, a 19 de Dezembro de 1961, a PIDE, assassinava a tiro, em pleno dia, numa rua de Lisboa, o pintor José Dias Coelho. Depois, o Zeca Afonso, quis recordar este senhor, numa belíssima canção que iremos recordar...

A Morte Saiu À Rua

A morte saiu à rua num dia assim
Naquele lugar sem nome pra qualquer fim
Uma gota rubra sobre a calçada cai
E um rio de sangue dum peito aberto sai

O vento que dá nas canas do canavial
E a foice duma ceifeira de Portugal
E o som da bigorna como um clarim do céu
Vão dizendo em toda a parte o pintor morreu

Teu sangue, Pintor, reclama outra morte igual
Só olho por olho e dente por dente vale
À lei assassina à morte que te matou
Teu corpo pertence à terra que te abraçou

Aqui te afirmamos dente por dente assim
Que um dia rirá melhor quem rirá por fim
Na curva da estrada há covas feitas no chão
E em todas florirão rosas duma nação.


Zeca Afonso (Letra e Música), Eu Vou Ser Como a Toupeira, 1972

Conferências NEL - comentário final


Como geólogo que se está a iniciar na Espeleologia, adorei todas as palestras a que fui, em especial as duas últimas (a do NEC e a da Arqueologia). Mas todas foram muito completas, educativas, com debate aberto, bem preparadas e com aspectos científicos que me interessavam.

O NEL, as instituições que o apoiaram e os palestrantres (e respectivas Instituições...) estão de parabéns - a Espeleologia está viva e recomenda-se...!


PS - A palestra a que eu mais gostaria de assistir, no próximo dia 22.12.2006, 6ª-feira ("Expedições do Sistema Cársico do Frade : Arrábida - Sesimbra", a cargo do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul) apanha-me fora de Leiria. Espero que tirem fotos e mas enviem, para aqui publicar, e que o Pedro Ferreira não se esqueça de me comprar o Livro, CD e DVD do NECA...

5º Conferência NEL em vídeos



5ª Conferência NEL - Fotos II




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5ª Conferência NEL - Fotos




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