quarta-feira, fevereiro 14, 2007
AES - 30 anos...!
Dia de Cupido
Al perderte yo a ti
Al perderte yo a ti tú y yo hemos perdido:
yo porque tú eras lo que yo más amaba
y tú porque yo era el que te amaba más.
Pero de nosotros dos tú pierdes más que yo:
porque yo podré amar a otras como te amaba a ti
pero a ti no te amarán como te amaba yo.
La dulzura de ciertas palabras
La dulzura de ciertas palabras como
'nosotros dos'.
........Deambulo solitario entre los besos.
..........................De mis soledades vengo
..........................no vuelva a mis soledades.
Sentí que la eternidad
será esstar juntos los dos.
Dios que me quiere como si yo fuera Dios.
Alguna vez yo seré experto en amores
en tu cama, entre las sábanas.
..................Sexo de Dios.
Dia dos Namorados
Para a Lai, que será sempre a minha namorada...
Também este crepúsculo...
Também este crepúsculo nós perdemos.
Ninguém nos viu hoje à tarde de mãos dadas
enquanto a noite azul caía sobre o mundo.
Olhei da minha janela
a festa do poente nas encostas ao longe.
Às vezes como uma moeda
acendia-se um pedaço de sol nas minhas mãos.
Eu recordava-te com a alma apertada
por essa tristeza que tu me conheces.
Onde estavas então?
Entre que gente?
Dizendo que palavras?
Porque vem até mim todo o amor de repente
quando me sinto triste, e te sinto tão longe?
Caiu o livro em que sempre pegamos ao crepúsculo,
e como um cão ferido rodou a minha capa aos pés.
Sempre, sempre te afastas pela tarde
para onde o crepúsculo corre apagando estátuas.
Pablo Neruda, in Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada
Para hispanohablantes solo, lo original:
HEMOS PERDIDO AUN...
Nadie nos vio esta tarde con las manos unidas
mientras la noche azul caía sobre el mundo.
He visto desde mi ventana
la fiesta del poniente en los cerros lejanos.
A veces como una moneda
se encendía un pedazo de sol entre mis manos.
Yo te recordaba con el alma apretada
de esa tristeza que tú me conoces.
Entonces, dónde estabas?
Entre qué gentes?
Diciendo qué palabras?
Por qué se me vendrá todo el amor de golpe
cuando me siento triste, y te siento lejana?
Cayó el libro que siempre se toma en el crepúsculo,
y como un perro herido rodó a mis pies mi capa.
Siempre, siempre te alejas en las tardes
hacia donde el crepúsculo corre borrando estatuas.
terça-feira, fevereiro 13, 2007
Espeleologia no PNSAC
Inicialmente estavam previstas as seguintes actividades:
1. Monitorização Morcegos
2. Identificação dos Algares com Gralhas
3. Prospecção de áreas ardidas
4. Topografia Vertical
5. Desobstrução
6. Mergulho Espeleológico - dependente das condições
7. Visita Integral do Pena
8. Visita Integral do Almonda (Velho)
Agora, com as inscrições praticamente encerradas, aqui fica (em documento Excel) a súmula das actividades e participantes, fica aqui neste LINK.
Se estiverem interessados, ainda há uma hipótese de participarem...!
Formação em Astronomia da PT-HOU
Caros professores:
Vimos convidar-vos a participarem na próxima sessão de formação de Professores, nos dias 23 e 24 de Fevereiro de 2007, no Instituto Geográfico do Exército, em Lisboa.
O horário será:
- 6ª-feira, das 18h00 às 23h00;
- Sábado, das 8h00 às 18h00.
Esta sessão de formação incidirá somente em observações astronómicas com os telescópios Faulkes, Ironwood e webcams, e na utilização do SalsaJ para análise e composição de imagens.
Sexta-feira começaremos com o SalsaJ e com as webcams. Sábado de manhã observaremos com o Telescópio Ironwood, e no início da tarde, com o Faulkes Telescope. Apresentaremos ainda os projectos científicos que temos para oferecer aos professores que quiserem desenvolvê-los nas escolas, com os alunos.
Os professores interessados em participar podem inscrever-se enviando-nos um email, indicando se trazem ou não computador portátil (caso não tragam, teremos disponíveis PC's). Para quem venha de fora de Lisboa, podemos tentar ajudar as despesas de deslocação.
Fico aguardando a vossa resposta.
Um abraço,
Maria Luísa Teixeira de Almeida
PS- Temos planeada uma sessão de formação para 17 de Março (Sábado), que focará alguns dos exercícios do eu-hou que podem ser implementados na Sala de Aula.
Robôs em Marte continuam a trabalhar...
O robot explorador "Opportunity" já percorreu dez quilómetros na superfície de Marte desde que chegou àquele planeta há três anos, informou hoje a NASA. O pequeno veículo de seis rodas independentes completou dez quilómetros na terça-feira, quando se deslocou 50,51 metros num terreno plano da cratera Vitória.
"Opportunity" e o robô gémeo "Spirit", que se encontra no extremo oposto do planeta, desceram em Marte em Janeiro de 2003 para estudar a sua superfície, atmosfera e geologia.
Previa-se que a missão dos dois exploradores durasse três meses e percorresse apenas 600 metros, mas têm continuado até agora a movimentar-se e a enviar informações e fotografias do planeta, apesar de algum desgaste das peças e de alguns problemas nas rodas.
in Ciência Hoje
Site Oficial - aqui
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
Corpos de turistas mortos em gruta resgatados
As equipas de salvamento recuperaram os cadáveres de duas pessoas, que se juntam a outros quatro, que morreram no interior de uma gruta na ilha espanhola de Tenerife (Canárias), informaram este domingo fontes oficiais, noticia a agência Lusa.
As seis pessoas que morreram na galeria de água de Los Silos, no noroeste de Tenerife, integravam um grupo de cerca de 30 excursionistas que terá acedido à galeria por engano, pensando que se tratava de outra gruta próxima, com entrada e saída.
A Polícia espanhola vai investigar o incidente para determinar se os excursionistas entraram na galeria por engano, se o acesso estava aberto ou se tiveram de forçar uma vedação.
As operações de resgate realizaram-se com dificuldade, a partir da noite passada, já que as equipas tinham de aceder à gruta com equipamentos de respiração assistida.
Várias pessoas que foram hoje resgatadas com vida tiveram que se conduzidas aos hospitais da ilha de Tenerife.
Cinco delas encontram-se em estado grave e uma mulher «em estado muito grave», segundo fontes hospitalares, citadas pela agência EFE.
Sismo Sentido no Continente e em Espanha
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) na região do Barlavento Algarvio e não causou estragos nas construções de média qualidade. Foi ainda sentido no Alentejo e na Região de Lisboa com a intensidade IV.
Se a situação o justificar serão pelo IM emitidos novos comunicados...
NOTA: O IGM (Espanha) diz que teve magnitude 6,1 e que foi exactamente às 10:35:24 horas. Já o USGS Earthquake Hazards Program calculou o valor da magnitude em 6,0.
ADENDA:
Informação sobre o Sismo da Universidade de Évora - AQUI
Informação do European-Mediterranean Seismological Centre - AQUI
quinta-feira, fevereiro 08, 2007
Palestra do NECA
Apareçam...!
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
Workshop de Fotografia Macro
Sob a orientação de António Luís Campos este workshop é dirigido a amadores com alguma experiência em fotografia de Natureza, complementando o Curso de Iniciação à Fotografia de Natureza realizado anteriormente.
As inscrições são limitadas a 12 pessoas e terminam a 14 de Fevereiro.
Ficha de Inscrição - AQUI.
terça-feira, fevereiro 06, 2007
Simpósio sobre Carso na Batalha
3 - Valor e uso social do carso;
4 - Arqueologia em áreas cársicas.
Custo da Inscrição:
- Membros das Entidades Organizadoras e Colaboradoras - 60€
- Não membros - 120€
- Estudantes (mediante comprovativo) - 40€
domingo, fevereiro 04, 2007
Criacionismo versus Evolução
Fé versus Razão? Religião versus Ciência?
Acordámos, de repente, para um problema que é bem maior do que pensávamos: o criacionismo está entre nós e parece estar a ganhar força.
Mas o que significa isto? É uma luta entre ignorância e Razão? Religião e Ciência?
A diferença entre estas duas vertentes é enorme: a Ciência baseia-se em evidências lógicas, sem certezas categóricas; a Fé e a Religião baseiam-se em certezas categóricas sem evidências lógicas.
A Ciência reconhece-se como um processo construtivo em que não existem verdades dogmáticas pré-definidas, sejam elas a Evolução ou outra qualquer vertente científica: existem deduções com base em evidências lógicas. Se novos dados mostrarem que as teorias estavam erradas, então a Ciência adapta-se porque o objectivo final é compreender a realidade. Doa a quem doer.
A Religião tem como base a fé axiomática, gozando ainda de um respeito absoluto e de um estatuto alegadamente inquestionável e intocável, enquanto ser ateu (ou seja, usar apenas a Razão) é muitas vezes visto como algo menor, indigno e sinal de uma pessoa com falta de ética e moralidade.
Sobre este assunto, sugiro a leitura dos excelentes livros de Richard Dawkins, nomeadamente o novo livro “God Delusion” (que ainda não chegou a Portugal).
O criacionismo em Portugal
O novo instituto dedicado ao criacionismo bíblico e contra a evolução das espécies (www.dinoasis.com) é um relevante revés para a Razão, Ciência e Evolucionismo em Portugal e na Europa.
Mas há ainda um livro, escrito por um português, cheio de visões distorcidas sobre evolução e favorável ao criacionismo: “Questionar e Evolução” por Américo J. Marcelino, um Juiz Desembargador do Tribunal de Relação de Lisboa (Roma Ed., 2003; 172 pp.).
Tem frases arrepiantes como: “o problema da vida é, fundamentalmente, um problema religioso, ou, se se preferir, um problema filosófico. A ciência não está em condições de adiantar rigorosamente nada sobre o essencial da sua problemática (p.42)”. Na verdade, todo o livro é um homenagem à ignorância relativa à Ciência e evolução. O preâmbulo é escrito pelo político Marcelo Rebelo de Sousa!
Qual o nosso papel?
Qual deve ser o nosso papel como cientistas? Ignorar e fazer o nosso trabalho cada vez melhor? Ou temos a responsabilidade de esclarecer o público e evitar que uma falsa ciência seja tida como Ciência? Edmund Burke dizia que "The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing".
Pessoalmente, eu tenho a política do “live and let live”, em que cada um é livre de acreditar na religião que quiser e em todas as outras crenças sobrenaturais que desejar. Mas sinto obrigação de intervir no momento em que a escola pública comece a ensinar criacionismo.
Nós, paleontólogos, geólogos e biólogos temos o dever de ensinar a evolução. Eu percebo agora que não basta fazer bem o nosso trabalho como cientistas, é preciso dedicar parte desse tempo a ensinar a evitar os erros e omissões das hipóteses criacionistas: nos museus, nas escolas, nas universidades e nos jornais locais. Temos de ensinar a argumentar e, sobretudo, a pensarem através da razão e da evidência lógica.
O criacionismo nas escolas públicas portuguesas
O artigo do Público era claro ao dizer que os criacionistas querem que se ensine o criacionismo nas escolas! Gostaria de pensar que estamos longe dessa realidade…
O ensino do criacionismo nas escolas públicas portuguesas está longe de ser uma realidade? Espero que sim, mas enquanto se criam museus e institutos e enquanto eminentes políticos como Marcelo Rebelo de Sousa dão o apoio à causa criacionista, nós não podemos ficar descansados. Como paleontólogo e devoto adepto da evolução e da Ciência, não posso deixar de ficar deveras perturbado.
Apenas uma teoria?
Os criacionistas reforçam o termo “Teoria” quando se referem à evolução. Existem milhões de evidências a favor da evolução e esta já passou a prova do tempo e dos testes científicos. A evolução não é apenas uma teoria, a evidência a suportá-la é esmagadora. Infelizmente, a ignorância a suportar o criacionismo também é esmagadora.
in Blog Lusodinos - Dinossauros de Portugal, versão original.
NOTA FINAL: Ainda este mês a Super Interessante (n.º 106, Fevereiro de 2007) tratou deste assunto, na sua versão moderna da Pseudo-Teoria do Desenho (ou Design) Inteligente. É preciso estar atento e replicar aos ataques que os criacionistas fazem à Ciência e à Inteligência desta nossa sociedade...
sábado, fevereiro 03, 2007
Sismos em Portugal
No dia 1 de Fevereiro de 2007, pelas 08:40 horas, nas proximidades de Salão (a oeste do Faial) foi sentido, com intensidade II na Escala de Mercalli, um sismo, cuja magnitude foi de 3,2 na Escala de Richter.
Já no dia 13 de Janeiro, pelas 18:30 e 18:59 horas, houve dois pequenos sismos sentidos pela população de Évora, com intensidade II (Escala de Mercalli) e 1,8 e 2,0 de magnitude, respectivamente, bem como, em 6 de Janeiro, pelas 07:09 horas, ocorreu um pequeno sismo sentido pela população de Cascais, com intensidade II/III (Escala de Mercalli) de magnitude 3,6, ao largo da costa portuguesa.
Fonte e imagens: IM.
Orquídeas do Sicó e Alvaiázere em livro
Na obra, são apresentadas, com fotografia e texto, as diferentes espécies de orquídeas possíveis de encontrar no Sítio Sicó-Alvaiázere da Rede Natura 2000, para que “os vindouros também possam apreciar e acarinhar este dom da natureza”.
Educação ambiental
Na sessão evocativa do aniversário, Domingos Patacho, presidente do núcleo da Quercus, instalado em Ourém, anunciou que em 2007 aquela associação ambientalista vai continuar a apostar na educação ambiental. “É muito importante”, disse o responsável. O ano passado 1.500 alunos participaram em acções deste âmbito.
Outra meta para este ano é a requalificação das instalações do núcleo, dotando-as com “estruturas ambientalmente mais eficazes e sustentáveis”, procurando “menor dispêndio de energia”.
in REGIÃO DE LEIRIA ed. 3645, 26 de Janeiro de 2007 - ver notícia
Aprendizagem em Ambiente Formal e Informal
Escola Secundária com 3º C.E.B. do Fundão
Este é o segundo encontro de Aprendizagem em Ambiente Formal e Informal e o VIII Encontro de Professores organizado pela Universidade de Aveiro, este ano organizado por professores da Escola Secundária com 3º C.E.B. do Fundão.
Apela-se aos Professores, de todos os ciclos de Ensino, e Investigadores e comunicadores de ciência portugueses que se debruçam sobre estas questões que submetam os seus trabalhos ao VIII Encontro de Professores, dedicado à Aprendizagem Formal e Informal em Matemática, Física e Biologia, que decorrerá no Fundão e é organizado localmente pela Escola Secundária com 3º Ciclo.
Neste encontro pretende-se dar a conhecer as actividades que professores, dos vários graus de ensino, levam a cabo nas suas aulas. É um espaço dedicado à troca de experiências do melhor que se vai fazendo em Portugal. Este ano, o Encontro é dedicado às áreas da Matemática, Física e Biologia, no entanto são bem-vindas comunicações de outras áreas do saber desde que enquadradas nos objectivos do encontro.
Os tópicos sobre o qual devem incidir as comunicações são:
- Experiências de carácter pedagógico;
- Utilização da tecnologia no ensino;
- Módulos de exposições de ciência;
- Jogos de carácter pedagógico;
- Educação à distância;
- Comunidades WEB;
- Ensino prático e fora da sala de aula.
http://pmate.ua.pt
O acesso à literatura científica de fundos públicos
Petição na Internet
02.02.2007 - 11h08 Lusa
Cerca de 700 académicos e cientistas portugueses aderiram à petição de apoio ao acesso livre à literatura científica europeia que a Comissão Europeia vai discutir em Bruxelas, disse hoje à Lusa fonte da Universidade do Minho.
O director do Centro de Documentação, Eloy Rodrigues, adiantou que a petição "apoia a proposta apresentada à Comissão Europeia [CE] para a disponibilização em acesso livre na Internet da literatura científica financiada publicamente".
Em Portugal, a petição já foi assinada pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e pelos reitores da Universidade do Minho e da Universidade do Porto.
Em termos europeus, a iniciativa foi subscrita por 14 mil pessoas em apenas 14 dias, entre as quais alguns laureados com o Prémio Nobel.
A petição conta, no entanto, com a oposição de editores de alguns jornais e revistas científicas, que dizem ter a sua sobrevivência ameaçada se a medida for aplicada, sublinhando que o mesmo pode acontecer a sociedades científicas.
Para além de assinaturas em nome individual, a petição online junta adesões institucionais de universidades, sociedades científicas, centros de investigação, fundações, academias, bibliotecas e departamentos governamentais.
Eloy Rodrigues salientou que entre os aderentes estão os vencedores do prémio Nobel Harold Varmus e Richard Roberts, "que juntaram a sua assinatura a cidadãos da Europa e do mundo exortando a União Europeia a adoptar politicas que garantam o acesso público livre aos resultados das investigações científicas e, assim, maximizem a visibilidade mundial da investigação europeia".
"Mais de 500 instituições na área da educação, investigação e cultura de todo o mundo também aderiram à iniciativa através da assinatura institucional pelos seus representantes máximos", adiantou.
A petição encoraja a União "a aceitar as recomendações delineadas no estudo EC-commissioned Study on the Economic and Technical Evolution of the Scien tific Publication Markets of Europe".
Publicado no início de 2006, este estudo apresentou um conjunto de recomendações no sentido de assegurar uma maior acessibilidade aos artigos científicos publicados.
A primeira recomendação apelava particularmente a "garantir o acesso público aos resultados de pesquisas financiadas publicamente pouco depois da sua publicação".
A petição está disponível na Internet em:
www.ec-petition.eu.
in Público - ver notícia.
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
1º de Fevereiro
Destino
Partiram, Pai e Filho,
trespassados por balas,
quando a Pátria lhes pedia tanto.
Ficou Manuel, sem saber o que o esperava...
Levaram-nos a Alma.
Prisioneiros, esperamos que Sebastião a devolva
em manhã de nevoeiro.
Nunca é a Hora?...
Exibição de Filme sobre o Pantanal
Messias Modesto dos Passos (UNESP – Presidente Prudente) e de Robert Barriou (Univ. Rennes).
O programa detalhado pode ser consultado em:
http://www.uc.pt/cegc/pantanal.htm
Seminários sobre Sismos e Catástrofes
(Northern Anatolian Fault Zone, Turkey)"
(Seminários ICIST)
Prof. Suzanne A. G. Leroy
(Brunel University- London, UK)
DATA: Quarta-feira, dia 7 de Fevereiro, às 17.00 horas.
LOCAL: Sala 4.41, Pavilhão de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Lisboa.
(Mestrado e pós-graduação em Dinâmicas
Sociais e Riscos Naturais - Universidade de Coimbra)
Prof. Suzanne A. G. Leroy
(Brunel University- London, UK)
DATA: Sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, às 14.00 horas.
LOCAL: Anfiteatro Pombalino, Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra.