terça-feira, fevereiro 28, 2023

Livramento nasceu há oitenta anos...

(imagem daqui)
     
António José Parreira do Livramento (São Manços, 28 de fevereiro de 1943Lisboa, 7 de junho de 1999), mais conhecido como António Livramento, foi um jogador de hóquei em patins português, considerado por muitos o melhor jogador do Mundo de todos os tempos. Conquistou incontáveis títulos durante a sua longa carreira, tanto de jogador, como de treinador. Entre esses troféus, destacam-se os 3 Mundiais e 7 Europeus, ganhos pela seleção portuguesa, e a Taça dos Campeões Europeus, ganha ao serviço do Sporting.
   
(...)
  
É-lhe feita uma última homenagem em vida, com o seu nome a ser atribuído à Supertaça de Portugal em hóquei em patins, troféu disputado entre o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal. Morre repentinamente a 5 de junho de 1999, com apenas 55 anos, vítima de uma trombose, deixando o País em choque e comoção, pela perda de uma das suas grandes estrelas.
  
 (imagem daqui)
    
Palmarés
Jogador
Benfica
Sporting
Seleção Nacional
   
Treinador
Sporting
FC Porto
Seleção Nacional
      
in Wikipédia
 
ADENDA: No dia seguinte à sua morte (foi enterrado com o caixão coberto por duas bandeiras, a do Sporting Clube de Portugal e a da Federação Nacional de Patinagem...) a France Press anunciava que "Morreu o Pelé do Hóquei em Patins" o que mereceu o seguinte comentário por parte do Professor Moniz Pereira, "Não seria antes Pelé o Livramento do Futebol?"

Sem comentários: