terça-feira, maio 04, 2021

O Desastre da PEPCON provocou uma forte explosão no Nevada há 33 anos

  
O desastre da PEPCON foi um desastre industrial que ocorreu em Henderson, Nevada em 4 de maio de 1988, na Pacific Engineering Production Company of Nevada (PEPCON). Na ocasião um incêndio nos estoques da fábrica consumiu todas as 3900 toneladas de perclorato de amónia, provocando uma grande explosão que provocou danos irreparáveis à cidade. Ao todo, 2 pessoas morreram na explosão e houve quase 400 feridos. Os prejuízos foram calculados em US$ 100 milhões de dólares.

  

Precedentes

Após o acidente com o vai-vem espacial Challenger em 1986, as missões espaciais foram suspensas por quase 3 anos, até que fossem descobertos os motivos do acidente e se tomassem providências para aumentar a segurança. Enquanto isso, a fábrica da PEPCON, localizada em Henderson, Nevada, manteve a produção de perclorato de amónia (que não seria usado nos lançamentos devido à interrupção dos voos) passando a armazenar grandes quantidades do produto sem melhorar os procedimentos de segurança.

 

Fogo e Explosão

No dia 4 de maio de 1988 ocorreu um incêndio na fábrica onde estavam 3900 toneladas de perclorato de amónia. Os funcionários evacuaram o local quando viram que a situação estava incontrolável.

O corpo de bombeiros chegou aproximadamente 20 minutos após o início do incêndio, quando ocorreu uma grande explosão. Percebendo o risco que corriam e a inutilidade de se tentar combater o incêndio, os bombeiros resolveram voltar, mas 4 minutos depois da primeira explosão, a região se transformou em um inferno de chamas. Uma segunda explosão, bem maior que a primeira, destruiu completamente a fábrica. Uma onda de choque concêntrica, mais intensa e visível que a da primeira explosão, avançou a partir do epicentro e varreu tudo que estava no caminho.

A explosão criou um sismo de magnitude 3,5 na escala Richter. Na cidade, diversos carros foram destruídos, todos os prédios sofreram danos estruturais e a rede elétrica foi danificada. Num raio de 4,8 km as janelas quebraram e prédios sofreram danos leves, como paredes rachadas. No Aeroporto Internacional de McCarran, em Las Vegas, situado a 11 km da fábrica, janelas quebraram e um Boeing 737 que estava pousando sacudiu com a onda de choque. Ocorreram danos até um raio de 16 km da fábrica.

Todas as 3.900 toneladas de perclorato de amónia foram consumidas no incêndio. Nas duas explosões foi formada uma cratera de 4,5 metros de profundidade e 60 metros de diâmetro. Após a explosão da PEPCON, fábricas de explosivos no mundo inteiro mudaram suas normas de segurança. Atualmente a PEPCON está situada em um local muito mais remoto e distante do centro urbano que a fábrica anterior.

Sem comentários: