segunda-feira, maio 17, 2021

A cantora Enya faz hoje sessenta anos...!


Eithne Ní Bhraonáin
, conhecida como Enya, (Gaoth Dobhair, 17 de maio de 1961) é uma cantora, instrumentista e compositora irlandesa. O seu nome é, por vezes, apresentado nos media como Enya Brennan. Enya é uma transliteração aproximada de como Eithne é pronunciado em seu irlandês nativo.
Ela começou a sua carreira musical em 1980 e juntou-se rapidamente à banda Clannad, da sua família, antes de sair para prosseguir com a sua carreira a solo. Através de seu álbum Watermark, que foi lançado em 1988, obteve reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida pelo seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas.
Ela continuou fazendo sucesso constante durante os anos 90 e 2000.

Em 2000, Enya lançou o seu quinto álbum de estúdio, A Day Without Rain, que obteve vendas recordes (mais de 16 milhões) e foi o álbum mais vendido por uma artista feminina em 2001, além de ser o álbum new age mais vendidos de todos os tempos. Esse se tornou o trabalho de Enya que mais vendeu durante sua carreira. As vendas do álbum e da música "Only Time" aumentaram depois do uso dos media internacionais devido aos ataques de 11 de setembro de 2001. Em 2005, lançou o bem recebido disco Amarantine, cantando algumas músicas na língua Loxian, desenvolvida pelo casal Ryan. Em 2008, lançou o disco And Winter Came..., cujos temas principais são o Natal e o inverno e um ano depois a sua segunda coletânea de sucessos The Very Best of Enya, que consiste nas músicas preferidas da carreira de Enya, escolhidas por ela e pelo casal Ryan. Depois de uma pausa, Enya voltou ao estúdio em 2012 para gravar o seu oitavo álbum de estúdio Dark Sky Island, lançado em 2015, que recebeu criticas positivas e vendas mundiais de mais de um milhão de cópias.

Enya é a artista solo irlandesa que mais vende e, do país, é oficialmente a segunda maior exportadora musical, depois da banda U2. Ao todo, Enya vendeu mais de 80 milhões de discos, sendo mais de 26 milhões somente nos Estados Unidos, fazendo dela uma recordista de vendas mundialmente e também nos Estados Unidos. Seu trabalho lhe rendeu, entre outras coisas, uma indicação para o Óscar. Ela é conhecida por ter cantado em 10 línguas diferentes durante a sua carreira.

Enya é uma das músicas mais talentosas e originais da atualidade, preferindo o sucesso musical à mera fama. Disse em uma entrevista: "Eu tenho uma vida muito privada. É muito importante para a música, eu penso que a razão porque consigo ter uma vida privada, é porque a música é maior do que eu. Alguns artistas são maiores que a música". Enya nunca entrou em turnê, divulgando seus trabalhos através de performances em programas de televisão, entrevistas e canções presentes em bandas sonoras.

Enya ganhou muitos prémios durante sua carreira, incluindo sete World Music Awards, quatro Grammy Awards por Melhor álbum New Age, um Ivor Novello Award, e foi indicada para o Academy Award e Golden Globe Award por "May It Be", uma canção incluída na banda sonora de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001).

 


Sem comentários: