domingo, abril 16, 2017

O mais mortífero acidente industrial nos Estados Unidos ocorreu há 70 anos

Imagem da destruição: o navio Wilson B. Keene semi-afundado após a segunda explosão

O Desastre de Texas City (Texas City Disaster) foi uma gigantesca explosão ocorrida na manhã de 16 de abril de 1947, no porto de Texas City, Estados Unidos, a qual causou a morte de 581 pessoas e devastou grande parte da cidade.
A explosão sucedeu-se a partir de um incêndio a bordo do cargueiro francês, SS Grandcamp, atracado no porto, o qual estava carregado com 2.300 toneladas de nitrato de amónia que entraram em combustão, por causa do calor. Outro navio que se encontrava próximo, o SS High Flyer, igualmente carregado com aquele produto, também explodiu, gerando uma reação em cadeia, de incêndios e explosões, pelas várias refinarias e instalações petroquímicas situadas na área portuária da cidade.
A magnitude da explosão, ouvida a centenas de quilómetros de distância, foi tamanha que praticamente desintegrou os dois navios, danificou outros que se encontravam no porto, destruiu grande parte da cidade, principalmente o parque industrial petroquímico da Monsanto, bem como derrubou dois pequenos aviões que sobrevoavam a área.
Foi o mais mortífero acidente industrial na história norte-americana.

in Wikipédia

Sem comentários: