quarta-feira, junho 24, 2015

Hoje é Dia de São João!

Nascimento de São João Batista. (pintura de Tintoretto, atualmente no Museu Hermitage, em São Petersburgo)
O Nascimento de João Batista (ou Dia de São João ou Nascimento do Precursor ) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é, no Brasil, uma das festas juninas. É também o único santo cujo nascimento e martírio, este último a 29 de agosto, são evocados em duas solenidades pelo povo cristão.

O cristãos há muito interpretam a vida de João Batista como uma preparação para o advento de Jesus e as circunstâncias de seu nascimento, relatados no Novo Testamento, são também milagrosos. O único relato bíblico sobre o nascimento do profeta está no Evangelho de Lucas. Os pais de João, Zacarias - um sacerdote judeu - e Isabel não tinham filhos e já haviam passado da idade de tê-los. Durante uma jornada de trabalho servindo no Templo de Jerusalém, ele foi escolhido, por sorteio, para oferecer incenso no Altar Dourado, no Santo dos Santos.
O Arcanjo Gabriel apareceu-lhe então e anunciou-lhe que a esposa iria dar à luz uma criança e que ele deveria chamá-lo de João. Porém, por não ter acreditado na mensagem de Gabriel, Zacarias perdeu a voz, temporariamente. Com o nascimento de seu filho, os seus parentes quiseram então dar-lhe o nome do pai e Zacarias, sem poder falar, escreveu: "O seu nome é João", vendo a sua voz ser-lhe devolvida. A importância do nome advém do seu significado que é "Deus é propício". Depois de ter obedecido à ordem de Deus, ele recebeu o dom da profecia e previu o futuro de João. O cântico que Zacarias proferiu em seguida, chamado de Benedictus, é utilizado até hoje nos serviços litúrgicos de diversas denominações cristãs.
Na Anunciação, quando o Arcanjo Gabriel apareceu à Virgem Maria, para informá-la que ela iria conceber seu filho Jesus através do Espírito Santo, ele também a informou de que Isabel, sua prima, já estava grávida de seis meses. Maria então viajou para visitar Isabel. O Evangelho de Lucas relata que o bebé pulou no ventre de Isabel quando ela cumprimentou Maria.

O Dia de São João é um dos mais antigos festivais do cristianismo, já aparecendo no concílio de Agde, em 506 d.C., como um dos principais festivais da época, um feriado e, como o Natal, era celebrado com três missas: uma pela manhã, uma ao meio-dia e outra ao pôr-do-sol.
O nascimento de João Batista, no dia de 24 de junho, ocorre três meses depois da celebração da Anunciação, em 25 de março e seis meses antes do Natal, que celebra o nascimento de Jesus. Obviamente, o objetivo das festas não é marcar a data exata destes eventos, mas sim comemorá-los de forma interligada.

Sem comentários: