Maria de Adelaide de Bragança van Uden integrou resistência aos nazis
Neta do Rei D. Miguel morre aos 100 anos
Neta do Rei D. Miguel morre aos 100 anos
Maria Adelaide de Bragança tinha celebrado o 100.º aniversário em Janeiro
Maria Adelaide de Bragança van Uden, neta do rei D. Miguel, morreu esta sexta-feira na Caparica, aos 100 anos, disse à Lusa um dos seus filhos, que adiantou que as cerimónias fúnebres decorrerão "em ambiente familiar".
"Haverá, no entanto, missa de sétimo dia no Mosteiro dos Jerónimos, na próxima quinta-feira às 20h00", disse à Lusa Francisco de Bragança van Uden.
A infanta Maria Adelaide foi condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Civil pelo Presidente da República, num jantar realizado em Lisboa em sua homenagem a 31 de janeiro, quando completou 100 anos.
Maria Adelaide integrou a resistência austríaca aos nazis, esteve presa e veio viver para Portugal, onde criou a Fundação Nun'Álvares Pereira para apoio aos carenciados.
"É um exemplo de vida pela estatura moral", disse à Lusa Raquel Ochoa, autora de uma biografia da infanta editada em Maio de 2011.
Maria Adelaide de Bragança é tia do actual duque de Bragança, Duarte Pio de Bragança, filha do exilado D. Miguel, da linha dinástica banida de Portugal pela Convenção de Évora Monte, de 1834, após a derrota do rei D. Miguel pelas tropas liberais que apoiavam o irmão, D. Pedro IV, que proclamou a independência do Brasil, e sua filha, D. Maria II.
Detida pelas tropas nazis, tendo sido salva de fuzilamento 'in extremis' após várias diligências de António Oliveira Salazar, então presidente do Conselho de Ministros, que se indignou por terem prendido uma infanta portuguesa.
NOTA: tia-avó do atual Duque de Bragança, viveu uma longa e proveitosa vida, pensando primeiro nos outros do que em si própria, pondo em risco a própria vida para defender o seu país, os seus concidadãos e as ideias que lhe eram caras. Deixa um exemplo e um património de bem-fazer que nos levará a recordá-la por muitos e bons anos. Obrigado, Infanta Maria Adelaide de Bragança.
Sem comentários:
Enviar um comentário