Quem tem medo de Darwin?
01.07.2008, Clara Barata
Passados 150 anos sobre a apresentação da teoria da evolução, cresce o número dos que preferem a narrativa do Génesis - e a Europa e o mundo muçulmano são áreas de expansão
O Homo sapiens, a espécie a que todos pertencemos, é produto do acaso de milhões de anos de evolução, uma longa linhagem que nos liga aos grandes primatas, aos mamíferos que começaram a conquistar a Terra depois de terem desaparecido os dinossauros, há 65 milhões de anos, e até às primeiras bactérias? Ou é uma criatura feita à imagem de Deus, e por Deus, e cujo surgimento no planeta é relatado fielmente pelo Livro do Génesis? A resposta, talvez surpreendentemente, continua a não gerar unanimidade. As estimativas são muito incertas, mas boa parte dos 6000 milhões de pessoas que hoje vivem na Terra não dá primazia à explicação encontrada por Charles Darwin.
Faz hoje 150 anos que a teoria da evolução através da selecção natural foi pela primeira apresentada publicamente, numa leitura na Sociedade Lineana de Londres. Neste século e meio que passou, a teoria de Darwin - a que o filósofo Daniel Dennet chamou "a ideia mais brilhante que alguém já teve" - vingou e floresceu, unindo-se à genética, a partir do princípio do século XX. A descoberta das leis fundamentais da biologia permitiu o desenvolvimento de maravilhas como os antibióticos (que contrariam as leis naturais ao impedir que milhões de pessoas morram com infecções que antes eram mortais). No entanto, apesar de a teoria da evolução de Darwin se ter transformado numa pedra basilar do cânone da ciência e da cultura, continua a ser contestada por uma parte importante da população.
O paleontólogo e geneticista norte-americano Stephen Jay Gould dizia que a resistência à teoria da evolução de Darwin - um movimento com ideias variadas, mas que pode ser colocado sob o chapéu da designação "criacionismo" - era "uma controvérsia localizada e distintamente americana, como o Tio Sam ou a tarte de Maçã". Mas, nos últimos anos, esse movimento transformou-se num fenómeno internacional, embora de pequena escala, diz o historiador da ciência Ronald Numbers: "O antievolucionismo transformou-se num fenómeno global, um produto tão exportável como as calças de ganga ou o hip-hop."
Criacionismo múltiplo
"O criacionismo é a rejeição da evolução (e princípios científicos relacionados), em favor da criação por uma entidade sobrenatural. A versão mais proeminente, mas não a única, é a que defende que a Terra é muito mais jovem do que dizem os cientistas: apenas umas dezenas de milhares de anos", disse ao P2 Glenn Branch, vice-director do Centro Nacional para a Educação Científica, uma organização com sede na Califórnia que se dedica a combater o criacionismo.
Há criacionistas que aceitam que a Terra será muito mais velha que os 6000 anos estimados pelo bispo inglês James Usher no século XVII, que calculou que a criação do mundo por Deus tinha acontecido a 21 de Setembro de 4004 antes de Cristo. E há um movimento mais recente, ligado ao Instituto Discovery de Seattle, que procura afastar-se das referências bíblicas, para ter um aspecto científico, que é o dos defensores da "concepção inteligente": dizem que o Universo é demasiado complexo para não ter um criador inteligente, uma entidade que obedeceu a um determinado plano. Do acaso da evolução, que agiria de forma gradual, ao longo de gerações, não poderiam ter nascido estruturas complexas como o flagelo que algumas bactérias usam para se propulsionar, como se fosse uma cauda, dizem os partidários da "concepção inteligente", que são normalmente classificados como defendendo uma versão light do criacionismo.
Os muitos rostos da resistência à teoria da evolução têm despontado em vários locais da Europa. Polónia, Holanda, Suíça, Alemanha, Sérvia e Rússia são alguns dos países onde grupos de cidadãos e por vezes ministros expressaram, desde 2000, o desejo de que ideias criacionistas sejam ensinadas lado a lado com a teoria da evolução, como uma explicação alternativa.
No Reino Unido, por exemplo, onde o retrato de Darwin está nas notas de dez libras, gerou-se um escândalo em 2002, quando se soube que uma escola gerida por um grupo religioso, mas apoiada pelo Estado, ensinava a explicação bíblica para a origem da vida, comparando-a com a teoria de Darwin. E una sondagem divulgada em 2006 dava conta de que 12 por cento dos estudantes universitários britânicos aceitavam a explicação do criacionismo, enquanto 19 por cento se sentiam próximos das ideias do movimento da concepção inteligente.
A vanguarda turca
Muitos destes estudantes britânicos andavam nas faculdades de Medicina e eram provenientes de comunidades muçulmanas - o que mostra uma tendência forte dos últimos anos, que é a do crescimento da oposição à evolução entre a população islâmica. Ao que tudo indica, esse crescimento parece ligado à força do ressurgimento religioso na Turquia e, em particular, à actividade de Adnan Oktar (que se apresenta sob o pseudónimo literário Harun Yahya) e da sua Fundação para a Investigação Científica, que produz verdadeiras enxurradas de material defendendo as ideias criacionistas. "Usa elementos do criacionismo dos protestantes americanos, adaptado ao mundo islâmico", diz Glenn Branch.
Além de um site recheado de informação (http://www.harunyahya.com) e de muitas intervenções nas escolas turcas, distribuindo livros e DVD, no ano passado Harun Yahya expandiu-se para a Europa e até para os EUA, enviando a muitas escolas e cientistas cópias do luxuoso livro Atlas da Criação: o livro espanta, pela qualidade das fotografias e da impressão, mas o conteúdo não impressiona. São sobretudo fotos de fósseis e de animais e plantas que existem hoje, e que parecem totalmente iguais (pode-se fazer download do livro a partir do site). Estas imagens servem a Harun Yahya para defender que não houve evolução alguma, que as espécies se mantêm iguais, como sempre, desde que foram criadas.
A actividade de Harun Yahya liga-se à de outro importante movimento de inspiração religiosa turco, com o nome de Fethullah Gulen - este mês, Gulen foi considerado o intelectual mais influente do mundo, numa votação aberta, promovida pelas revistas Foreign Policy e Prospect. Os responsáveis pelas duas publicações dizem que a votação foi manipulada pelos adeptos de Gulen - próximo do partido no poder, o AKP, e em particular do Presidente Abdullah Gul -, que votaram em massa nele. E o site alemão International Relations and Security Network, da universidade de ciência e tecnologia ETH de Zurique (Suíça), diz que o Movimento Gulen se tem empenhado em iniciativas para promover o ensino nas escolas das ideias criacionistas. No ano passado, 600 cientistas turcos assinaram uma petição dirigida ao Ministério da Educação, alarmados com a presença cada vez mais forte das ideias criacionistas nos manuais escolares de Biologia.
Na Europa de Leste, a penetração das ideias criacionistas parece ter sido bem sucedida após a queda do Muro de Berlim, devido aos missionários evangélicos americanos que para lá se deslocaram, diz Glenn Branch, num artigo de 2007 ("Creationism is a Global Phenomenon"). Na Roménia, o Governo foi pressionado a modificar os manuais escolares, para que as crianças não encontrassem ideias contraditórias com as da Bíblia, e na Sérvia chegou a ser mesmo afastada a teoria da evolução dos currículos da escola primária, embora durante pouco tempo (a ministra responsável pela medida foi afastada). Na Rússia, uma aluna de São Petersburgo lançou um processo judicial para que o criacionismo fosse ensinado nas escolas, com o apoio do patriarca Alexius III (a autoridade máxima da Igreja Ortodoxa na Rússia), mas este foi recusado pelo tribunal.
Perigosa igualdade
Todos estes casos levaram o Conselho da Europa a emitir uma declaração, em Outubro de 2007, com um título claro: "Os Perigos do Criacionismo na Educação". "Estamos a assistir a um crescimento de modos de pensamento que desafiam o conhecimento estabelecido acerca da natureza, da evolução, das nossas origens e da nossa posição no Universo", lê-se no documento, que apela à acção para contrariar este movimento: "Há um risco real de se estarem a introduzir graves confusões na mente das nossas crianças, relativamente ao que são convicções e crenças e àquilo que é conhecimento científico. Uma atitude que considera 'todas as coisas em pé de igualdade' pode parecer tolerante e desejável, mas é na verdade perigosa."
Esta declaração é um alerta importante porque, como diz Kenneth Miller, professor de Biologia da Universidade Brown (Rhode Island, EUA) e protagonista da oposição ao avanço do criacionismo nos Estados Unidos, "as comunidades científicas na Europa ainda não começaram a encarar esta ameaça seriamente".
Mas por que está a rejeição da teoria da evolução a crescer? "As sondagens nos Estados Unidos mostram que, desde 1982, o apoio ao criacionismo se tem mantido mais ou menos constante", diz Glenn Branch. "Cerca de 50 por cento dos americanos rejeitam a teoria da evolução, e esta proporção tem-se mantido constante ao longo das décadas", diz Kenneth Miller, através de correio electrónico. "Na Europa, as ideias e tácticas do movimento da Concepção Inteligente são novas. Creio que uma porção substancial [da rejeição da teoria da evolução] se deve a um grande desconforto nas nossas sociedades quanto à ciência moderna. O antievolucionismo é uma forma de as pessoas lutarem contra uma ciência que consideram ameaçadora."
Dimensão política
Esta explicação dá uma dimensão política à rejeição da evolução - que aliás é reconhecida pela declaração do Conselho da Europa: "A guerra contra a teoria da evolução tem muitas vezes origem em várias formas de radicalismo religioso, com relações próximas a movimentos políticos de extrema-direita. O movimento criacionista tem um poder político real."
Se essa relação começa a ser reconhecida na Europa, é já bem conhecida nos EUA. "A evolução é um tema usado pelos membros mais radicais do Partido Republicano para derrotar os republicanos mais moderados nas eleições primárias", comenta, por e-mail, Jon Miller, especialista em literacia científica da Universidade do Michigan, que em 2006 foi o principal autor de um inquérito sobre a aceitação da evolução nos EUA, na Europa e na Ásia, publicado na revista Science. Os países que menos valor davam à teoria de Darwin eram a Turquia e os Estados Unidos.
Não é que as ideias criacionistas andem longe da Casa Branca. Pelo menos durante a campanha eleitoral, o Presidente Ronald Reagan apoiava que se ensinasse a palavra da Bíblia lado a lado com a evolução. E George W. Bush manifestou-se partidário de que "se ensinasse a controvérsia" - lema dos defensores da concepção inteligente, levado até às últimas consequências no julgamento de Dover, na Pensilvânia, em 2005, em que uma mãe processou o distrito escolar, que pretendia colocar adendas nos manuais de Biologia pondo em causa a validade da teoria da evolução.
O exemplo do tabaco
Na verdade, a insinuação da narrativa do Livro do Génesis nos currículos de Biologia e na mente dos cidadãos, semeando a dúvida, tem-se feito muito graças a dois factores, que têm longa história em assuntos polémicos de base científica, como os malefícios do tabaco para a saúde e o aquecimento global. Por um lado, a falta de conhecimento do público sobre ciência; por outro, o apelo ao sentimento de justiça, de dar tempo igual às duas partes de um debate.
"Esta questão tem muito a ver com a literacia científica. O problema é que muitos adultos, tanto nos EUA como a União Europeia, têm um conhecimento frágil sobre a forma como funciona a ciência. Aceitam a ideia de que a ciência se baseia em provas e que é metaforicamente semelhante a um julgamento - com dois lados a litigar, apresentando provas. Mas não sabem como se constrói o consenso científico nem distinguir temas que estão muito para além do que se pode debater de forma racional", diz Jon Miller.
"Quando o público se sente confiante sobre os seus conhecimentos numa determinada área, a estratégia de reclamar tempo igual para duas ideias em confronto não resulta. Por exemplo, ainda há pessoas que defendem que o Sol gira em torno da Terra - na verdade, há um número bastante surpreendente - e usam a mesma estratégia retórica, apelando a que se ensinem todas as visões sobre o tema. Mas a opinião pública não lhes dá crédito, porque a grande maioria sabe que este assunto já foi resolvido há muito tempo, e que há amplas provas científicas a demonstrá-lo", adianta Glenn Branch.
"É útil lembrar a mudança que ocorreu na opinião pública sobre o tabaco. Durante muitos anos, a indústria tabaqueira usou a abordagem da igualdade de oportunidades para apresentar os seus argumentos, dizendo que não eram ainda claros os efeitos do tabaco na saúde, ou que os cientistas não se entendiam entre si. Mas esse argumento foi perdendo força nos EUA e agora há muito menos americanos a fumar do que na Europa, no Japão ou na China", recorda Jon Miller.
Com a evolução, há ainda um grande desfasamento entre o que pensam os cientistas e o que pensa o cidadão comum. Esse é que é o problema, sublinha Glenn Branch. "Infelizmente, embora a validade da evolução já tenha sido resolvida há muito tempo, grande parte dos cidadãos não sabe disso, ou foram enganados, de forma a rejeitarem o consenso científico."
in Público on-line - link não disponível
01.07.2008, Clara Barata
Passados 150 anos sobre a apresentação da teoria da evolução, cresce o número dos que preferem a narrativa do Génesis - e a Europa e o mundo muçulmano são áreas de expansão
O Homo sapiens, a espécie a que todos pertencemos, é produto do acaso de milhões de anos de evolução, uma longa linhagem que nos liga aos grandes primatas, aos mamíferos que começaram a conquistar a Terra depois de terem desaparecido os dinossauros, há 65 milhões de anos, e até às primeiras bactérias? Ou é uma criatura feita à imagem de Deus, e por Deus, e cujo surgimento no planeta é relatado fielmente pelo Livro do Génesis? A resposta, talvez surpreendentemente, continua a não gerar unanimidade. As estimativas são muito incertas, mas boa parte dos 6000 milhões de pessoas que hoje vivem na Terra não dá primazia à explicação encontrada por Charles Darwin.
Faz hoje 150 anos que a teoria da evolução através da selecção natural foi pela primeira apresentada publicamente, numa leitura na Sociedade Lineana de Londres. Neste século e meio que passou, a teoria de Darwin - a que o filósofo Daniel Dennet chamou "a ideia mais brilhante que alguém já teve" - vingou e floresceu, unindo-se à genética, a partir do princípio do século XX. A descoberta das leis fundamentais da biologia permitiu o desenvolvimento de maravilhas como os antibióticos (que contrariam as leis naturais ao impedir que milhões de pessoas morram com infecções que antes eram mortais). No entanto, apesar de a teoria da evolução de Darwin se ter transformado numa pedra basilar do cânone da ciência e da cultura, continua a ser contestada por uma parte importante da população.
O paleontólogo e geneticista norte-americano Stephen Jay Gould dizia que a resistência à teoria da evolução de Darwin - um movimento com ideias variadas, mas que pode ser colocado sob o chapéu da designação "criacionismo" - era "uma controvérsia localizada e distintamente americana, como o Tio Sam ou a tarte de Maçã". Mas, nos últimos anos, esse movimento transformou-se num fenómeno internacional, embora de pequena escala, diz o historiador da ciência Ronald Numbers: "O antievolucionismo transformou-se num fenómeno global, um produto tão exportável como as calças de ganga ou o hip-hop."
Criacionismo múltiplo
"O criacionismo é a rejeição da evolução (e princípios científicos relacionados), em favor da criação por uma entidade sobrenatural. A versão mais proeminente, mas não a única, é a que defende que a Terra é muito mais jovem do que dizem os cientistas: apenas umas dezenas de milhares de anos", disse ao P2 Glenn Branch, vice-director do Centro Nacional para a Educação Científica, uma organização com sede na Califórnia que se dedica a combater o criacionismo.
Há criacionistas que aceitam que a Terra será muito mais velha que os 6000 anos estimados pelo bispo inglês James Usher no século XVII, que calculou que a criação do mundo por Deus tinha acontecido a 21 de Setembro de 4004 antes de Cristo. E há um movimento mais recente, ligado ao Instituto Discovery de Seattle, que procura afastar-se das referências bíblicas, para ter um aspecto científico, que é o dos defensores da "concepção inteligente": dizem que o Universo é demasiado complexo para não ter um criador inteligente, uma entidade que obedeceu a um determinado plano. Do acaso da evolução, que agiria de forma gradual, ao longo de gerações, não poderiam ter nascido estruturas complexas como o flagelo que algumas bactérias usam para se propulsionar, como se fosse uma cauda, dizem os partidários da "concepção inteligente", que são normalmente classificados como defendendo uma versão light do criacionismo.
Os muitos rostos da resistência à teoria da evolução têm despontado em vários locais da Europa. Polónia, Holanda, Suíça, Alemanha, Sérvia e Rússia são alguns dos países onde grupos de cidadãos e por vezes ministros expressaram, desde 2000, o desejo de que ideias criacionistas sejam ensinadas lado a lado com a teoria da evolução, como uma explicação alternativa.
No Reino Unido, por exemplo, onde o retrato de Darwin está nas notas de dez libras, gerou-se um escândalo em 2002, quando se soube que uma escola gerida por um grupo religioso, mas apoiada pelo Estado, ensinava a explicação bíblica para a origem da vida, comparando-a com a teoria de Darwin. E una sondagem divulgada em 2006 dava conta de que 12 por cento dos estudantes universitários britânicos aceitavam a explicação do criacionismo, enquanto 19 por cento se sentiam próximos das ideias do movimento da concepção inteligente.
A vanguarda turca
Muitos destes estudantes britânicos andavam nas faculdades de Medicina e eram provenientes de comunidades muçulmanas - o que mostra uma tendência forte dos últimos anos, que é a do crescimento da oposição à evolução entre a população islâmica. Ao que tudo indica, esse crescimento parece ligado à força do ressurgimento religioso na Turquia e, em particular, à actividade de Adnan Oktar (que se apresenta sob o pseudónimo literário Harun Yahya) e da sua Fundação para a Investigação Científica, que produz verdadeiras enxurradas de material defendendo as ideias criacionistas. "Usa elementos do criacionismo dos protestantes americanos, adaptado ao mundo islâmico", diz Glenn Branch.
Além de um site recheado de informação (http://www.harunyahya.com) e de muitas intervenções nas escolas turcas, distribuindo livros e DVD, no ano passado Harun Yahya expandiu-se para a Europa e até para os EUA, enviando a muitas escolas e cientistas cópias do luxuoso livro Atlas da Criação: o livro espanta, pela qualidade das fotografias e da impressão, mas o conteúdo não impressiona. São sobretudo fotos de fósseis e de animais e plantas que existem hoje, e que parecem totalmente iguais (pode-se fazer download do livro a partir do site). Estas imagens servem a Harun Yahya para defender que não houve evolução alguma, que as espécies se mantêm iguais, como sempre, desde que foram criadas.
A actividade de Harun Yahya liga-se à de outro importante movimento de inspiração religiosa turco, com o nome de Fethullah Gulen - este mês, Gulen foi considerado o intelectual mais influente do mundo, numa votação aberta, promovida pelas revistas Foreign Policy e Prospect. Os responsáveis pelas duas publicações dizem que a votação foi manipulada pelos adeptos de Gulen - próximo do partido no poder, o AKP, e em particular do Presidente Abdullah Gul -, que votaram em massa nele. E o site alemão International Relations and Security Network, da universidade de ciência e tecnologia ETH de Zurique (Suíça), diz que o Movimento Gulen se tem empenhado em iniciativas para promover o ensino nas escolas das ideias criacionistas. No ano passado, 600 cientistas turcos assinaram uma petição dirigida ao Ministério da Educação, alarmados com a presença cada vez mais forte das ideias criacionistas nos manuais escolares de Biologia.
Na Europa de Leste, a penetração das ideias criacionistas parece ter sido bem sucedida após a queda do Muro de Berlim, devido aos missionários evangélicos americanos que para lá se deslocaram, diz Glenn Branch, num artigo de 2007 ("Creationism is a Global Phenomenon"). Na Roménia, o Governo foi pressionado a modificar os manuais escolares, para que as crianças não encontrassem ideias contraditórias com as da Bíblia, e na Sérvia chegou a ser mesmo afastada a teoria da evolução dos currículos da escola primária, embora durante pouco tempo (a ministra responsável pela medida foi afastada). Na Rússia, uma aluna de São Petersburgo lançou um processo judicial para que o criacionismo fosse ensinado nas escolas, com o apoio do patriarca Alexius III (a autoridade máxima da Igreja Ortodoxa na Rússia), mas este foi recusado pelo tribunal.
Perigosa igualdade
Todos estes casos levaram o Conselho da Europa a emitir uma declaração, em Outubro de 2007, com um título claro: "Os Perigos do Criacionismo na Educação". "Estamos a assistir a um crescimento de modos de pensamento que desafiam o conhecimento estabelecido acerca da natureza, da evolução, das nossas origens e da nossa posição no Universo", lê-se no documento, que apela à acção para contrariar este movimento: "Há um risco real de se estarem a introduzir graves confusões na mente das nossas crianças, relativamente ao que são convicções e crenças e àquilo que é conhecimento científico. Uma atitude que considera 'todas as coisas em pé de igualdade' pode parecer tolerante e desejável, mas é na verdade perigosa."
Esta declaração é um alerta importante porque, como diz Kenneth Miller, professor de Biologia da Universidade Brown (Rhode Island, EUA) e protagonista da oposição ao avanço do criacionismo nos Estados Unidos, "as comunidades científicas na Europa ainda não começaram a encarar esta ameaça seriamente".
Mas por que está a rejeição da teoria da evolução a crescer? "As sondagens nos Estados Unidos mostram que, desde 1982, o apoio ao criacionismo se tem mantido mais ou menos constante", diz Glenn Branch. "Cerca de 50 por cento dos americanos rejeitam a teoria da evolução, e esta proporção tem-se mantido constante ao longo das décadas", diz Kenneth Miller, através de correio electrónico. "Na Europa, as ideias e tácticas do movimento da Concepção Inteligente são novas. Creio que uma porção substancial [da rejeição da teoria da evolução] se deve a um grande desconforto nas nossas sociedades quanto à ciência moderna. O antievolucionismo é uma forma de as pessoas lutarem contra uma ciência que consideram ameaçadora."
Dimensão política
Esta explicação dá uma dimensão política à rejeição da evolução - que aliás é reconhecida pela declaração do Conselho da Europa: "A guerra contra a teoria da evolução tem muitas vezes origem em várias formas de radicalismo religioso, com relações próximas a movimentos políticos de extrema-direita. O movimento criacionista tem um poder político real."
Se essa relação começa a ser reconhecida na Europa, é já bem conhecida nos EUA. "A evolução é um tema usado pelos membros mais radicais do Partido Republicano para derrotar os republicanos mais moderados nas eleições primárias", comenta, por e-mail, Jon Miller, especialista em literacia científica da Universidade do Michigan, que em 2006 foi o principal autor de um inquérito sobre a aceitação da evolução nos EUA, na Europa e na Ásia, publicado na revista Science. Os países que menos valor davam à teoria de Darwin eram a Turquia e os Estados Unidos.
Não é que as ideias criacionistas andem longe da Casa Branca. Pelo menos durante a campanha eleitoral, o Presidente Ronald Reagan apoiava que se ensinasse a palavra da Bíblia lado a lado com a evolução. E George W. Bush manifestou-se partidário de que "se ensinasse a controvérsia" - lema dos defensores da concepção inteligente, levado até às últimas consequências no julgamento de Dover, na Pensilvânia, em 2005, em que uma mãe processou o distrito escolar, que pretendia colocar adendas nos manuais de Biologia pondo em causa a validade da teoria da evolução.
O exemplo do tabaco
Na verdade, a insinuação da narrativa do Livro do Génesis nos currículos de Biologia e na mente dos cidadãos, semeando a dúvida, tem-se feito muito graças a dois factores, que têm longa história em assuntos polémicos de base científica, como os malefícios do tabaco para a saúde e o aquecimento global. Por um lado, a falta de conhecimento do público sobre ciência; por outro, o apelo ao sentimento de justiça, de dar tempo igual às duas partes de um debate.
"Esta questão tem muito a ver com a literacia científica. O problema é que muitos adultos, tanto nos EUA como a União Europeia, têm um conhecimento frágil sobre a forma como funciona a ciência. Aceitam a ideia de que a ciência se baseia em provas e que é metaforicamente semelhante a um julgamento - com dois lados a litigar, apresentando provas. Mas não sabem como se constrói o consenso científico nem distinguir temas que estão muito para além do que se pode debater de forma racional", diz Jon Miller.
"Quando o público se sente confiante sobre os seus conhecimentos numa determinada área, a estratégia de reclamar tempo igual para duas ideias em confronto não resulta. Por exemplo, ainda há pessoas que defendem que o Sol gira em torno da Terra - na verdade, há um número bastante surpreendente - e usam a mesma estratégia retórica, apelando a que se ensinem todas as visões sobre o tema. Mas a opinião pública não lhes dá crédito, porque a grande maioria sabe que este assunto já foi resolvido há muito tempo, e que há amplas provas científicas a demonstrá-lo", adianta Glenn Branch.
"É útil lembrar a mudança que ocorreu na opinião pública sobre o tabaco. Durante muitos anos, a indústria tabaqueira usou a abordagem da igualdade de oportunidades para apresentar os seus argumentos, dizendo que não eram ainda claros os efeitos do tabaco na saúde, ou que os cientistas não se entendiam entre si. Mas esse argumento foi perdendo força nos EUA e agora há muito menos americanos a fumar do que na Europa, no Japão ou na China", recorda Jon Miller.
Com a evolução, há ainda um grande desfasamento entre o que pensam os cientistas e o que pensa o cidadão comum. Esse é que é o problema, sublinha Glenn Branch. "Infelizmente, embora a validade da evolução já tenha sido resolvida há muito tempo, grande parte dos cidadãos não sabe disso, ou foram enganados, de forma a rejeitarem o consenso científico."
in Público on-line - link não disponível
1 comentário:
Uma boa peça!
Só não percebo onde a jornalista foi "buscar" que o Gould era "geneticista"...
Abraço
Luís Azevedo Rodrigues
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