terça-feira, julho 29, 2008

Geologia no Verão 2008 na imprensa de Leiria

Publiquei, na minha secção “Ciência, Tecnologia e Ambiente”, na edição de Julho de 2008 do jornal Notícias das Colmeias, o seguinte texto:


Programa “Ciência Viva no Verão” e as Colmeias

Fernando João Fernandes Oliveira Martins - Geólogo e Professor

Todos os anos, entre Julho e Setembro, decorre um fantástico programa de divulgação científica intitulado “Ciência Viva no Verão”, organizado por uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: a Associação Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Inicialmente este projecto começou pela Astronomia (a famosa Astronomia nas Praias, em 1996), passou no ano seguinte a ser Astronomia no Verão e, em mais um ano, com a entrada da Geologia no Verão, passou a ser Ciência Viva no Verão, proporcionando hoje actividades de Astronomia, Biologia, Engenharia, Faróis e Geologia a todos os interessados.

Eu, que já organizei algumas (na área da Astronomia) e participei em ainda mais (em todas as áreas excepto em Engenharia) acho este programa fascinante e muito útil. Haverá melhor maneira de explicar Geologia do que pegar num professor da Universidade e num grupo de interessados e fazer-se ao campo para, com um geólogo, partir pedra, recolher fósseis, ver minas, observar falhas ou ouvir explicações? Ou recolher espécies e explicações com um biólogo, com os pés na água, enquanto o suave calor do Verão nos aquece a alma? Ou ainda poder manusear um telescópio com ajuda de um astrónomo e olhar para estrelas duplas, nebulosas, os anéis de Saturno ou os satélites de Júpiter?

Todos os anos há actividades fantásticas: eu já fiz espeleologia (andar com capacete e luz na cabeça dentro de grutas), já subi a um Farol e ouvi as explicações do faroleiro, apanhei moluscos na maré baixa com uma bióloga a explicar tudo, andei de caiaque no Mondego com professores da Universidade, fui de veleiro ver a geologia da Serra da Boa Viagem junto à Figueira da Foz, desci 230 metros para andar dentro de uma Mina de Sal-Gema quase no centro da Cidade de Loulé, orientei actividades de observação astronómica com milhares de pessoas e muitas coisas que valem sempre a pena fazer.

Já na nossa região tem havido algumas actividades interessantes mas raramente feitas na freguesia das Colmeias (com, talvez, duas excepções: uma Astronomia no Verão, em 15 de Agosto de 1997, feita pela Associação Nacional de Observação Astronómica, da qual fui dirigente no passado, e uma Geologia no Verão, em 3 de Setembro de 2001, intitulada “200 Milhões de Anos de História na Região de Leiria - Monte Real”, feita pelo então Mestre Pedro Dinis e pelo Doutor Pedro Callapez, docentes do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e meus amigos). Na primeira eu não participei (estava em férias) mas na segunda estive presente, indo a locais como Marrazes, Padrão, Gesseira de Souto da Carpalhosa, Montijos, Leiria, Vieira de Leiria e Barracão, tendo-se visitado, dentro da freguesia das Colmeias (quase nos seu limite) um Barreiro, podendo-se ver métodos de exploração e tendo ainda sido possível recolher alguns fósseis vegetais.

Assim, este ano, resolvemos tentar mudar um pouco as coisas e sugerir a um amigo, doutor e professor na vetusta Universidade de Coimbra mas residente no nosso concelho, que se avançasse para uma actividade tendo como ponto fulcral a Geologia das Colmeias e zonas envolventes, pelo que o Doutor Jorge Dinis acabou por propor uma actividade à Universidade de Coimbra e à Ciência Viva que, penso, será de agrado de todos os habitantes da nossa zona interessados no passado geológico da região.

Deste modo, em 19 de Julho de 2008, haverá uma Geologia no Verão aberta ao público em geral, sem custos mas com pré-inscrição, intitulada "Usar e não abusar: descoberta da Geologia da região das Colmeias". A partida será feita a partir de local ainda a definir em Leiria, com partida às 10.00 e chegada às 17.00 horas, levando os participantes farnel. Esta terá como objectivos os seguintes:
  • Abordagem elementar ao trabalho de campo em Geologia: ler a paisagem, as rochas e as suas disposições no espaço.
  • Proporcionar uma explicação da História Geológica da região baseada nas rochas observadas.
  • Realçar a importância da exploração de recursos geológicos para a Sociedade e para a economia da região de Colmeias, bem como a necessidade da sua exploração sustentável.
  • Referenciar as riquezas geológicas (exploradas no passado, exploradas actualmente e que poderão ser exploradas eventualmente no futuro) da região.
  • Enfatizar a Geologia como disciplina fundamental para compreender e preservar o Ambiente.
Quanto aos locais a visitar, estes serão os seguintes: Lapedo, Caranguejeira, Memória, Lagares, Colmeias e barreiros/areeiros do Barracão. As inscrições serão feitas on-line no site da Ciência Viva - http://www.cienciaviva.pt/veraocv/ - mas caso alguém não consiga inscrever-se poderá mandar-me um SMS (960 081 251) ou um e-mail (fernando.oliveira.martins@gmail.com) indicando o nome e número de participantes, que eu próprio os inscreverei.

Para os interessados em sugestões, eu costumo compilar algumas actividades da Ciência Viva no Verão num nos dos meus Blogues (o Geopedrados, que é o blog do meu curso – 1985/1990 - de Geologia, na Universidade de Coimbra - http://geopedrados.blogspot.com/) pelo que, em meados de Julho, logo que haja oficialmente lista de actividades, eu dedicarei um post ao assunto.

Quer participem nesta actividade da Geologia no Verão nas Colmeias e zona envolvente quer participem em qualquer outra actividade da Ciência Viva no Verão, tenho a certeza que não se irão arrepender, pois estas actividades são excelentes do ponto de aprendizagem, de convívio e de descoberta, em todos os sentidos. Sugerimos então a ida ao site Ciência Viva - http://www.cienciaviva.pt/veraocv/ - para descobrirem o que vale a pena fazer este Verão, pois onde quer que estejam haverá sempre muitas e boas actividades para realizar…

Sem comentários: