Na sequência do Sismo de ontem, sentido com Intensidade III em Lisboa, na Escala de Mercalli Modificada, esta noite (dia 10.01.2006, pelas 01.09 horas da madrugada) tornou a ocorrer um novo sismo quase no mesmo local, desta vez sentido em Lisboa com a intensidade de II/III e magnitude de 5,0 (segundo o IM) ou 5,4 (USGS).
Mais uma vez vamos ver o que escrevem os jornalistas...
Mais uma vez vamos ver o que escrevem os jornalistas...
4 comentários:
O USGS aletrou a posteriori o valor para 5,6...
Eu confio nos nossos Sismólogos, até porque os sismógrafos portugueses estão mais perto e assim medem com menos erro...
De aqui a pouco vou actualizar a informação.
Carríssimo,
o cálculo da magnitude feita pela USGG e pelos "Sismólogos portugueses" usa metedologias diferentes, essa é a verdadeira razão para os valores de mag. sejam tão diferentes.
Quanto à frase: os sismógrafos portugueses estão mais perto e assim medem com menos erro...
Óhhh meu amigo isso pode não querer dizer nada !!
Caro RM:
Veja o post a seguir a este comente também...
"Quanto à frase: os sismógrafos portugueses estão mais perto e assim medem com menos erro..." concordo que foi um argumento pouco válido - agora que os espanhóis coloquem valores de magnitude com 1,0 e até 1,5 de diferença para os mesmos sismos, nesta pequena crise sísmica, faz-me alguma espécie...
Já agora, caro RM, sabe onde estão os sismógrafos americanos e as suas curvas de calibração...? Como sabe a amplitude da ondas registadas no sismograma é que permite calcular o valor da magnitude; ora maior distância implica menor tamanho e logo maior possibilidade erro...
Também gostaria de saber se tem explicação para, nesta pequena crise, os valores da magnitude do IM - Portugal e IGN - Espanha terem, quando os sismos são mais próximos de Portugal, valores baixos para o IM e altos para o IGN, e vice-versa quando os sismo são mais próximos de Espanha (Golfo de Cadiz).
Enviar um comentário