quinta-feira, janeiro 20, 2022

Buzz Aldrin nasceu há 92 anos

  
Buzz Aldrin (nascido Edwin Eugene Aldrin Jr.; Glen Ridge, 20 de janeiro de 1930) é um engenheiro mecânico, piloto e astronauta norte-americano que, como piloto do módulo lunar da missão Apollo 11, tornou-se em 1969 o segundo homem a pisar na superfície da Lua. Ele nasceu e cresceu em Nova Jérsei e foi estudar engenharia mecânica na Academia Militar dos Estados Unidos, onde se formou com um título de bacharel em 1951. Esteve na Força Aérea dos Estados Unidos e atuou como piloto de caça durante a Guerra da Coreia, voando em 66 missões de combate e tendo derrubado dois MiG-15.

Aldrin fez em 1963 um doutoramento em aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, sendo selecionado no mesmo ano para o Grupo 3 de Astronautas da NASA, fazendo dele o primeiro astronauta com um doutoramento. A sua tese era sobre técnicas para encontros espaciais, o que lhe valeu entre seus colegas o apelido de "Dr. Encontro". O seu primeiro voo espacial ocorreu em 1966 a bordo da Gemini XII, durante a qual passou mais de cinco horas realizando atividades extraveiculares. Depois disso foi escolhido como reserva da Apollo 8 e por fim piloto do módulo lunar da Apollo XI, quando ele e seu comandante Neil Armstrong realizaram a primeira alunagem tripulada da história. Ele pisou na superfície da Lua nas primeira horas do dia 21 de julho, nove minutos depois de Armstrong. Nesta ocasião, Aldrin tornou-se a primeira pessoa a realizar duas atividades extraveiculares, em missões distintas. O seu colega de missão Michael Collins permaneceu em órbita enquanto isso.

Ele reformou-se de astronauta em 1971 e tornou-se comandante da Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos, passando à reserva da Força Aérea no ano seguinte, com a patente de coronel, depois de 21 anos de serviço. Nos anos seguintes Aldrin lutou contra a depressão e alcoolismo até ficar sóbrio, a partir de 1978. Ele continua até hoje a defender maior exploração espacial, especialmente uma missão tripulada a Marte, chegando inclusive a desenvolver um plano de trajetória que teoricamente permite uma viagem a Marte em menos tempo e com menos consumo de combustível. Os seus serviços na Força Aérea e na NASA já lhe proporcionaram diversos prémios e honrarias, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade, entregue em 1969. 

 

Sem comentários: