terça-feira, dezembro 07, 2021

Louis Prima nasceu há 111 anos

  
Louis Prima (Nova Orleans, 7 de dezembro de 1910Nova Orleans, 24 de agosto de 1978) foi um cantor, ator, e trompetista americano conhecido como o Rei dos Swingers.
Prima nasceu numa família musical em Nova Orleans. A sua família emigrou da Sicília, chegando aos Estados Unidos após um breve período na Argentina. Prima estudou violino muitos anos. O seu irmão mais velho, Leon, era um destacado líder de banda do local. Prima tinha orgulho de suas origens e deixava claro em suas performances a sua descendência ítalo-americana. A sua forma de cantar e tocar foi absorvida pela influencia do crescente músico da cidade Louis Armstrong, particularmente na sua voz rouca e seus scats.
Na sua infância, Prima tocou trompete com Irving Fazola, com a banda de seu irmão e outros grupos antes de formar a sua própria banda, Louis Prima's New Orleans Gang. Mudou-se para Nova York em 1934, trabalhando na 52nd Street com velhos amigos de Nova Orleans como Eddie Miller (sax tenor e clarinete) e George Brunies (trombone), e alguns novos companheiros como Pee Wee Russell (clarinete). A música "Sing Sing Sing" composta por Louis Prima em 1936 tornou-se um dos maiores hits e uma das mais regravadas da era do swing; a versão de Benny Goodman no Carnegie Hall com participação de Gene Krupa na bateria tornou-se um clássico.
Prima mudou-se para Los Angeles para comandar o Famous Door, uma boate da cidade. Participou de diversos filmes em Hollywood, incluindo uma performance com Bing Crosby no filme O Último Romântico em 1936. Na década de 40 passou a cantar com Keely Smith (que se tornaria sua quarta esposa) e mais tarde contou com o saxofonista/arranjador Sam Butera para liderar a sua banda, chamada Sam Butera and the Witnesses.
Em 1959, Louis e Keely ganharam o Grammy de melhor performance de grupo ou coral por "That Old Black Magic".
Em 1967, Prima emprestou a sua voz para o filme Mogli - O Menino Lobo da Disney, dobrando o orangotango Rei Louie. Cantando a música "I Wan'na Be Like You" da banda sonora original, levando-o a gravar dois álbuns com Phil Harris: The Jungle Book e More Jungle Book, pela Disneyland Records. Prima também pode ser ouvido na banda sonora do filme/desenho animado dos Flintstones, The Man Called Flintstone.

 


Sem comentários: