quinta-feira, julho 29, 2021

A Agência Internacional de Energia Atómica faz hoje 64 anos

   
A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), foi estabelecida como uma organização autónoma no seio das Nações Unidas a 29 de julho de 1957.
A 8 de dezembro de 1953, o então Presidente dos Estados Unidos Dwight D. Eisenhower apresentou uma proposta no sentido de ser criada uma organização internacional "devotada exclusivamente aos usos pacíficos da energia atómica", e que foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1954. Em 1957 foi completado o seu estatuto. O seu objetivo é a promoção do uso pacífico da energia nuclear e o desencorajamento dos usos para fins militares de armas nucleares.
A AIEA tem a sua sede em Viena, (Áustria), e tem 137 Estados membros, cujos representantes se encontram anualmente para uma Conferência Geral onde elegem 35 membros para o Conselho de Governadores. Este Conselho reúne-se cinco vezes por ano e prepara as decisões que serão ratificadas pela Conferência Geral. 
A AIEA constitui um fórum intergovernamental para a cooperação científica e técnica do uso pacífico da tecnologia nuclear.
  

Sem comentários: