sexta-feira, junho 11, 2021

Um monge budista auto-imolou-se pelo fogo há 58 anos

Thích Quảng Ðức durante a auto-imolação (fotógrafo Malcolm Browne - Associated Press)
      
Thích Quảng Ðức (1897 - 11 de junho de 1963), originalmente batizado de Lâm Văn Tức, foi o monge Mahayana que, durante uma manifestação na cidade de Saigão (atual Cidade de Ho Chi Minh), no Vietname do Sul, contra a política religiosa do governo de Ngo Dinh Diem, ateou fogo ao seu próprio corpo, num processo de auto-imolação, a 11 de junho de 1963.
Durante o seu suicídio o monge foi fotografado por Malcolm Browne, e a sua foto viria a ser premiada com os prémios Pulitzer e Foto do Ano da World Press Photo. O repórter David Halberstam também recebeu um Pulitzer, pela sua reportagem escrita do ocorrido.
No Vietname (que naquela época estava em guerra civil contra os Estados Unidos e parte da Ásia) e posteriormente no mundo todo, ele é considerado um Bodhisattva, uma vez que mesmo tendo sido queimado e posteriormente re-cremado, o seu coração permaneceu intacto. Isso aumentou o impacto de sua morte mundialmente, tornando-o um verdadeiro mártir.
As ações de Thích Quảng Ðức aumentaram a pressão internacional sobre o regime de Diem e fez com que o líder anunciasse reformas para acalmar os Budistas. No entanto, as mudanças prometidas foram implementadas muito lentamente ou nem foram implementadas, resultando numa deterioração na disputa. Com a continuação dos protestos, as Forças Especiais leais ao irmão de Diem, Ngô Ðình Nhu, iniciaram ataques aos pagodes budistas em toda nação, tomando o 'coração sagrado', causando mortes e danos generalizados. Diversos monges budistas seguiram o exemplo de Thích Quảng Ðức e se auto-imolaram. Eventualmente, um golpe militar derrubou e matou Diem.
A auto-imolação foi vista como o ponto da viragem da crise budista vietnamita que culminou numa mudança do regime.

 

in Wikipédia

Sem comentários: