quinta-feira, abril 01, 2021

O médico William Harvey nasceu há 443 anos

  
William Harvey (Folkestone, 1 de abril de 1578 - Roehampton, 3 de junho de 1657) foi um médico britânico que pela primeira vez descreveu corretamente os detalhes do sistema circulatório do sangue ao ser bombeado por todo o corpo pelo coração.
Estudou Medicina na Universidade de Cambridge, onde, em 1602, se doutorou. Estudou entre 1597 e 1601 em Pádua com Fabrici de Aquapendente (Girolamo). Exerceu clínica em Londres e foi médico do St. Bartholomew's Hospital, sendo, em 1609, nomeado professor de Anatomia e Cirurgia no Royal College of Physicians.
Os seus estudos inspiraram as ideias de René Descartes, que na sua "Descrição do Corpo Humano", disse que as artérias e as veias eram tubos que levavam nutrientes a todo o corpo. Muitos acreditam que ele descobriu e expandiu as técnicas de medicina muçulmana, particularmente o trabalho de Ibn Nafis, que lançou os primeiros estudos sobre a maioria das veias e artérias no século XIII. Apesar da discussão que a sua descoberta desencadeou, as suas ideias acabaram por ser aceites ainda durante a sua vida. Na época em que a discussão decorria, os seus defensores eram apelidados pelos seus opositores de «circulatores».
São também notáveis os seus estudos sobre a geração da vida. Realizando trabalhos experimentais, utiliza os animais do parque do rei, concluindo que todo os seres vivos provêem de um ovo. Demitiu-se de todos os seus cargos em 1646, retirando-se para o campo, tendo recusado a presidência do Colégio dos Médicos, para que tinha sido eleito em 1654.
O historiador e vencedor do Pulitzer, Arthur Schlesinger Jr. incluiu William Harvey na lista das "Dez pessoas mais influentes do Segundo Milénio" na sua participação no World Almanac & Book of Facts.
   

Sem comentários: