terça-feira, março 07, 2017

A Rainha Maria de Aragão e Castela, mãe de El-Rei D. João III, morreu há 500 anos

Maria de Aragão e Castela ou Dona Maria de Trastâmara y Trastâmara (Córdova, 29 de junho de 1482 - Lisboa, 7 de março de 1517) foi uma infanta aragonesa, segunda esposa do Rei D. Manuel I de Portugal, a qual viria a ser Rainha de Portugal desde 1501 até à sua morte.
Teve quatro irmãos, entre os quais Joana a Louca, rainha de Castela, e Catarina de Aragão, esposa de Henrique VIII de Inglaterra (da qual o rei inglês se virá a querer divorciar e que estará na origem da separação da Igreja Anglicana da Católica Romana), e ainda Isabel de Aragão (esposa do príncipe Afonso de Portugal e primeira mulher de D. Manuel I).
A morte desta última, em 1498, durante o parto do seu filho, levou a que D. Manuel, numa política de aproximação entre as duas casas reais peninsulares, se viesse a casar com a sua irmã Maria em 30 de agosto de 1500, tendo aí iniciado-se uma ligação dinástica com a Espanha tão profunda que, em última análise, estará na origem dos acontecimentos de 1580.
Maria de Aragão e Castela faleceu em 1517, com quase 35 anos, de causas naturais. Foi sepultada no Convento da Madre de Deus, de onde foi trasladada para o Mosteiro de Belém.
  
Brasão da Rainha D.ª Maria

Descendência

1 comentário:

voyance gratuite disse...

Esa es la primera Acabo de visitar su sitio web y me resulta muy interesante! ¡Enhorabuena!