quinta-feira, abril 23, 2015

...e viva São Jorge!

São Jorge e o Dragão, de Gustave Moreau

São Jorge (275 - 23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos catorze santos auxiliares.
Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram as suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.
São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo, como nos seguintes países: Inglaterra, Portugal (santo secundário), Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e nas cidades de: Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Freiburg im Breisgau, Moscovo e Beirute.
Há uma tradição que aponta o ano 303 como o ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge espalhou-se por todo o mundo.

1 comentário:

voyance gratuite mail disse...

Hola,
Gracias por todas sus propuestas ennormement en este sitio usted. Sus acciones son muy interesantes y muy gratificante. Felicitaciones.
Les deseo una buena continuación.