domingo, junho 08, 2014

George Mallory morreu há 90 anos

George Herbert Leigh Mallory (18 de junho de 1886, Mobberley, Cheshire - 8 de junho de 1924, Monte Everest) foi um alpinista britânico.
Num de seus mais famosos momentos, ao ser perguntado repetidamente por repórteres em Nova Iorque durante uma série de conferências por que motivo queria ele escalar o monte Everest, ele replicou a um deles "Porque ele está lá", frase hoje associada para sempre a ele e ao montanhismo.

(...)

Em 1 de maio de 1999, uma expedição norte-americana, patrocinada em parte por Nova e pela BBC, encontrou o corpo congelado de George Mallory a 8000 metros, na face norte do Everest. No entanto, eles não localizaram nenhuma das duas câmaras que ele e Irvine tinham aparentemente carregado. Especialistas da Kodak afirmaram que se uma das câmaras fosse encontrada com seu filme, existiria uma boa probabilidade de que o filme pudesse ser revelado, devido à natureza do filme preto e branco utilizado e ao facto de ele ter sido mantido congelado por mais de 75 anos.
As fotos dessas câmaras poderiam finalmente esclarecer se eles realmente alcançaram o topo antes de morrerem. Em 2004, outra expedição foi organizada para procurar as câmaras e outras pistas, pouco importando sua importância, de que eles alcançaram o topo, mas nenhuma nova evidência foi encontrada. Uma terceira expedição de busca foi feita em 2005, também sem resultados. A questão do sucesso ou fracasso da dupla em alcançar o topo do Everest restará provavelmente sem resposta para sempre, a menos que alguma nova evidência seja encontrada na montanha. Com o passar dos anos, as chances de se encontrar alguma coisa diminuem cada vez mais.

Sem comentários: