terça-feira, janeiro 22, 2008

Exposição fotográfica "o incêndio"‏

Recebi o seguinte e-mail com pedido de dsivulgação de actividade que me parece interessante:


Caros amigos e amigas, colaboradores e colegas,

Gostava de vos convidar pessoalmente para a inauguração da exposição fotográfica "o incêndio, a noite em que a Faculdade de Ciências ardeu" que relembra o terrível incêndio da Politécnica em 18 de Março de 1978. Trata-se de mais uma iniciativa integrada nas comemorações dos 25 Anos do Departamento de Biologia Vegetal e, assim sendo, haverá Porto de Honra. P.f. ponham nas vossas agendas:

Dia 24 de Janeiro de 2008, às 17.30 horas, no átrio do C3

Como se espera que uma tragédia daquelas não se repita nas nossas vidas, não percam a oportunidade de ver ao vivo o dramatismo e a emoção daquela morning after.

Ricardo

From deep sea to coastal zones: Methods and Techniques for studying Paleoenvironments

Pedem-nos a divulgação do seguinte workshop:


Dear colleagues and future participants:

This is the second announcement of the 1st METECH Workshop "From deep sea to coastal zones: Methods and Techniques for studying Paleoenvironments".

The registration fees have been set to 200 Euros for professionals and 150 Euros for Students for full participation, i.e. for the four thematic panels, or 65 Euros and 45 Euros for each panel attendance, for professional and students respectively.

The registration fees will include coffee breaks, workshop and regional documentations.

Due to the delay of this announcement, registration deadline has been postponed to the 31st of January 2008.

There will be a volume of the Workshop Proceedings that will include extended abstracts and/or short articlesthat will be published online as part of the ODP: Earth and Environmental Proceedings Series.

Hope to see you soon in Faro!

Cristina Veiga-Pires

Organizing committee


Please check for updates on:

Impossível Avaliação!

Com a devida vénia publicamos o seguinte post do Blog terrear:

Já receava (embora não o desejasse)! A Avaliação de Professores é impossível à luz do Decreto Regulamentar hoje publicado.

Com efeito, no capítulo dos prazos, o artigo 34º diz que as escolas (agrupamentos) têm 20 dias úteis - isto é, até 7 de Fevereiro - para elaborar e aprovar (em Conselho Pedagógico) os instrumentos de registo de avaliação, tendo em conta as recomendações que forem formuladas pelo Conselho Científico para a Avaliação de Professores. Ora, o CCAP não está constituído e está muito longe de poder estudar, aprovar e formular estas recomendações que permitam o trabalho prescrito para o Conselho Pedagógico.

Segundo, também até 7 de Fevereiro, o CP tem de elaborar e aprovar os indicadores de medida que permitam verificar até que ponto e de que modo os avaliados atingem os objectivos a que se propõem. Ora, provavelmente em muitos casos, isto será manifestamente impossível.

Terceiro: até 21 de Fevereiro cada professor terá de elaborar os objectivos da sua acção individual e estes devem ser acordados com os avaliadores (coordenador de departamento e presidente do conselho executivo). O enunciado pressupõe que o Projecto Educativo de Escola esteja em condições de ser uma referência concreta e objectiva para a acção (na maioria dos casos estima-se que o não seja - o que obriga a um demorado trabalho de pensar, negociar, acordar, comprometer...- ). Por outro lado, acordar significa negociar, chegar a acordo. Em muitos casos, é materialmente impossível.

Quarto: ainda neste ano lectivo os coordenadores de departamento e o presidente do CE têm de programar (com a obrigatória implicação de cada porfessor) a observação de duas aulas. Para observar as aulas têm de estar aprovados pelo CP os instrumentos de observação de aulas, que por sua vez devem obedecer ás orientações do CCAP. E aqui, há três problemas: muitos coordenadores (talvez a larga maioria) não têm condições objectivas para negociar, preparar, observar e relatar as duas aulas observadas. Não têm tempo, não há tempo. Depois, não têm os ditos instrumentos. E finalmente, a imperativa delegação de competências para a observação de aulas só se pode fazer após despacho ministerial. Isto é: esta planificação nunca se poderá concretizar, na melhor das hipóteses, antes do 3º período.

Resultado: a melhoria dos resultados dos alunos vai passar para segundo plano. O objectivo central passa a acessório e secundário. Todo o tempo vai ser usado a fazer de conta que se faz.

A não ser que prevaleça a posição sensata: as escolas demonstrarem que as normas decretadas são impossíveis de aplicar nos prazos estabelecidos. E usarem este tempo para prepararem uma avaliação séria e credível e que esteja de facto ao serviço de melhores resultados dos alunos e do desenvolvimento profissional.

Sensibilidade e Bom Senso em Gueifães

Do Blog A Educação do meu Umbigo publicamos o seguinte post:

A Comissão Provisória e o Conselho Pedagógico do Agrupamento Vertical de Escolas de Gueifães merecem todo o nosso aplauso (eis a tomada de posição comum no documento seguinte:

Agora resta que outros se alevantem e tenham a mesma coragem.


Posted by Paulo Guinote under Coerências, Coisas Boas, Coragem

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Avaliação dos Professores

Para lerem com atenção e meditarem, aqui fica ele:

decreto-regulamentar-2-2008.pdf

Conferência sobre a Idade da Terra

Físicos, o Grand Canyon e a idade da Terra


por Fernando Barriga (GeoFCUL, CREMINER)


24 de Janeiro às 15.30 horas
na
Sala 6.2.56 do Edifício C6
na
Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa

Conferência(s) em Lisboa

Convida-se os nossos leitores a assistirem às conferências do Professor Vincent Post, da Universidade Livre de Amesterdão, na próxima 4ª feira, 23 de Janeiro, na sala CO.89 (na cave do Edifício de Geociências).

"Quantifying the components of the hydrological cycle" - 14.30 horas

"Why are the Netherlands below sea level" - 16.00 horas

A presentation about the historical developments that shaped the landscape of the Netherlands and the current practices of water management.

Encontro Verde - Quinta Cabeça do Mato (Tábua)

A partir do Blog Quinta Cabeço do Mato encontrámos o seguinte encontro ambiental e que divulgamos:

flyer.jpg

ENCONTRO VERDE
2008

ONDE: Na Quinta Cabeça do Mato, uma quinta biológica de 10 ha, auto-suficiente no que diz respeito a recursos energéticos, a praticar os princípios da permacultura, seguindo o calendário biodinâmico.
Tem uma fonte natural, uma pequena ribeira a percorrer o terreno, bio-piscina, eco-casa, yurts, espaço na natureza para acampar com: duches solares/caldeira, espaço de cozinha coberto e várias retretes secas (de compostagem).

QUANDO: Em Março de 2008, quinta-feira 20, Equinócio, sexta-feira 21, Lua Cheia, sábado 22, Dia Mundial da Água, domingo 23, Páscoa.

PRINCÍPIOS: Viver em harmonia com a terra-mãe.

Evento sem fins lucrativos.

OBJECTIVOS: Trazer um conhecimento mais profundo de assuntos ecológicos e partilhar experiências para o beneficio de todos envolvidos, obtendo sabedoria para uma vida mais saudável para a biosfera.

MAPA

mapa_cabeca_do_mato_2.jpg

Ver tambem MapaGoogle desde Tábua para Casa da Ribeira (ao lado da Quinta Cabeça do Mato).

Mais informações em: http://encontroverde.wordpress.com/

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Geoblogosfera

Do site do Departamento de Geologia (da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) publicamos a seguinte notícia:




Geoblogosfera
Geo sites da semana: Blogues nacionais dedicados à Geologia e às Ciências Naturais em geral.



Blogosfera é o termo que designa o espaço virtual que engloba todos os “weblogs” ou simplesmente, blogs (ou blogues) existentes na Internet.

Segundo a Wikipedia, o neologismo "blogosfera" foi criado 1999 por Brad Graham em jeito de brincadeira. Foi retomado em 2002 por William Quick e, depois disso, rapidamente foi adoptado por todos os que mantém “weblogs” ou, simplesmente, blogs (blogues).

Há blogues sobre tudo e mais alguma coisa. Há blogues de todos os tamanhos e feitios: de blogues que são de simples diários electrónicos pessoais a blogues de intervensão política, passando por blogues temáticos sobre literatura, diários de guerras em curso (warblogs), hobbies pessoais, etc., etc. Há blogs nas mais variadas línguas. Em português também, claro.

A Geologia, a Paleontologia e as Ciências Naturais, em geral, não escaparam à blogosfera e são muitos os blogs que abordam temas destas áreas do conhecimento.
Eis alguns geoblogues (e afins) nacionais interessantes:

Terra que gira

Ciência ao Natural

Geopedrados

Histórias da Geologia

De Rerum Mundi / Sobre a Natureza das Coisas


Websites referenciados no “Geo Site da Semana”:

08/07 - Mantle Plumes: Plumas Matélicas

07/07 - Pedreira do Galinha: Pegadas de dinossáurios

06/07 - Tsunami Research Centre

05/07 - Ornabase: Rochas ornamentais portuguesas

04/07 - Discovering Dinosaurs

03/07 - Earthquake Hazards Program

02/07 - Understanding Evolution

01/07 - Earth Science World - Image Bank


Convite à participação no “Geo Site da semana”!

Conheces outros websites geológicos interessantes, úteis? Queres partilhar esses sites connosco?
Envia-nos o seu endereço electrónico para: geologovirtual@fc.ul.pt. Obrigado!

GeoFCUL associa-se às comemorações do AIPT 2008

Ano Internacional do Planeta Terra - AIPT 2008

O GeoFCUL associa-se às comemorações do AIPT 2008

Mais informações e programa das comemorações em:

http://geologia.fc.ul.pt/

Para mais informações e divulgação da iniciativa, ver documento em pdf disponível em:

http://geologia.fc.ul.pt/documents/11.pdf

I Congresso VIVER AMBIENTE




10 e 11 de ABRIL 2008
UNIVERSIDADE DO MINHO
Auditório CPII- Braga

No âmbito do concurso “Agir Ambiente” do programa Gulbenkian Ambiente, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Núcleo de Ciências da Terra da Universidade do Minho está a organizar o I Congresso VIVER AMBIENTE dirigido a alunos do ensino secundário, cujo tema principal são as alterações climáticas.

Neste ano em que se comemora o Ano Internacional do Planeta Terra a geologia e os processos geológicos assumem particular destaque. Pretende-se realçar o impacto que a Geologia tem para o Homem, em questões como os riscos naturais (ex. erosão costeira, deslizamentos de terra), as alterações climáticas (ex. registos climáticos no passado, a influência da tectónica e do vulcanismo) e a exploração dos recursos naturais (ex. extracção de hidrocarbonetos, contaminação de solos).

Em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005–2014), esta acção, revestida de reconhecido interesse pedagógico e didáctico, visa promover o desenvolvimento de uma consciência ambiental dos nossos jovens, incrementando atitudes no sentido de uma maior sustentabilidade, através da partilha de ideias e experiências entre estudantes, professores e investigadores.

O congresso decorrerá em Braga, na Universidade do Minho, nos dias 10 e 11 de Abril de 2008. O primeiro dia de congresso consistirá numa sessão de abertura, seguida de conferências proferidas por especialistas convidados e ainda um espaço dedicado à apresentação de comunicações orais e em poster previamente submetidas pelos participantes, sendo o segundo dia destinado à realização de saídas de campo.

Convidam-se assim todos os estudantes a participar de uma forma especial neste evento, enriquecendo-o com a contribuição dos seus trabalhos, cujos resumos serão publicados no livro de actas do congresso.

A circular do congresso e informação mais pormenorizada está disponível na página web do congresso (www.dct.uminho.pt/cct/viverambiente).

terça-feira, janeiro 15, 2008

Palestra INETI

Informa-se que se irá realizar uma palestra hoje, dia 15 de Janeiro de 2008 pelas 14:30, no INETI em Alfragide, intitulada:


Sub Seafloor Metals
Gold Mineralization in Recent and Ancient Volcanic-Hosted Massive Sulphides:
PACMANUS Field and Neves Corvo Deposit

Álvaro Pinto (et al.)
PhD Candidate
University of Lisbon Researcher CREMINER (LA-ISR)
Museu Nacional de História Natural
University of Lisbon

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Petição: Modelo de Gestão das Escolas Públicas

Na sequência de posts anteriores, em que publicámos posts do Blog A Educação do meu Umbigo, de Paulo Guinote, damos novamente o nosso contributo para a discussão publica da proposta de alteração do modelo de Gestão das Escolas Públicas que o ME tenta agora impor-nos. Assim o Paulo colocou uma petição on-line que diz o seguinte:

APELO PARA UMA DISCUSSÃO PÚBLICA ALARGADA DO MODELO DE GESTÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

A SOCIEDADE PORTUGUESA E AS NOVAS GERAÇÕES MERECEM UMA ESCOLA PÚBLICA MELHOR.

Está em período de debate público apenas por um mês o Regime Jurídico de Autonomia, Administração e Gestão dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.

Não apenas como profissionais da Educação, independentemente de qualquer filiação organizacional, mas também como cidadãos e encarregados de educação atentos, queremos manifestar o nosso desejo de um debate digno e alargado sobre um assunto tão importante como este que não pode ficar circunscrito a gabinetes ou a algumas reuniões longe do escrutínio público de todos os interessados.

Fazemos este apelo porque temos consciência de que estas mudanças terão repercussões profundas na qualidade do ensino ministrado nos estabelecimentos do ensino público e que nem todas essas repercussões se encontram devidamente avaliadas neste momento.

Para além disso, este projecto de alteração do regime jurídico ainda em vigor não se apresenta como resultante de uma necessidade pública, claramente sentida e demonstrada na e pela sociedade civil e comunidades educativas, de reformar o modelo em vigor. Pelo contrário, surge na sequência de uma profusão legislativa que se tem norteado por alguma incoerência entre as intenções manifestadas e as condições concretas existentes no nosso sistema educativo, o que desde logo nos suscita as maiores reservas quanto à sua validade.

Não esqueçamos que:
  • No sistema educativo português os alunos têm sido alvo de reformas sobrepostas, mal preparadas e pior implementadas.
  • Tais reformas sucedem-se sem serem devidamente avaliados os resultados das reformas anteriores,
  • A não avaliação aprofundada de todas as medidas e do seu efeito no sistema leva a que os actores institucionais e a cidadania se interroguem sobre as razões destes sucessivos fracassos.
  • Apesar de todas essas reformas, os índices de literacia (global ou funcional) continuam dos mais baixos, enquanto que as taxas de insucesso e de abandono escolar são das mais altas, não apenas em termos europeus, como até mundiais.
  • Com um novo modelo de gestão, insuficientemente fundamentado e imposto em nome de uma desejável autonomia e abertura da gestão dos estabelecimentos de ensino às comunidades, corre-se o risco de um agudizar das disfunções que o sistema vem demonstrando, com consequências imprevisíveis não só em termos pedagógicos como da coerência, integridade e solidariedade do sistema público de ensino.

Perante este panorama, que aconselha a maior prudência em novas alterações na arquitectura do sistema público de ensino e perante as incoerências internas do projecto do Ministério da Educação em termos operacionais e a sua aparente inadequação quanto ao quadro legislativo em que se insere, nomeadamente quanto à Lei de Bases do Sistema Educativo, os signatários deste manifesto, reivindicam, por isso, ao Governo e ao Ministério da Educação que:
a) Exista um prazo suplementar de dois meses para discussão da proposta governativa;
b) Se promovam debates públicos em todas as escolas do país, mobilizando as comunidades educativas para a discussão das qualidades e óbices do novo modelo proposto;
c) Se faça a divulgação de todas as análises dos dados estatísticos e outros estudos de departamentos do Ministério da Educação, com especial relevo para a Inspecção Escolar relativos ao desempenho das Escolas em matéria de gestão que justificam a necessidade de mudança do modelo existente.
Apelamos ainda a que todos os intervenientes das comunidades educativas (alunos, encarregados de educação, docentes, funcionários não docentes, autarquias) se mobilizem para uma discussão alargada da Escola Pública.

Só com o activo envolvimento de todos na preparação de reformas com esta dimensão e impacto numa área crítica como a Educação é possível garantir que a mudança se transformará em algo positivo e não meramente instrumental.

Os órgãos de gestão das escolas e os Centros de Formação estarão, naturalmente, vocacionados para organizar e dinamizar este debate.
Os autores deste manifesto reiteram que não representam quaisquer organizações socio-profissionais de professores ou profissionais de educação actualmente existentes ou em processo de formação, sejam elas de natureza sindical, profissional, científico-profissional ou outra. Desejam afirmar, porém, que as organizações acima referidas são organizações da sociedade civil com legitimidade própria para se pronunciarem sobre as questões respeitantes ao sistema de ensino e à governação das escolas;

Deste modo, num contexto em que o poder político afirma a necessidade de envolver a sociedade civil na governação das escolas, a eventual limitação da intervenção no debate destas organizações e/ou movimentos independentes constituídos especificamente para este efeito, comprometerá gravemente a legitimidade dessa governação e das políticas que a determinam, gerando inevitavelmente fenómenos de inércia na sua aplicação, em grande parte resultantes da forma como a informação e o debate (não) se realizaram.

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Eu já assinei a petição e apelo aos nossos leitores para fazerem a divulgação desta juntos dos Docentes de todo o país - há que lutar contra tudo o que nos querem impor e contra esta gente que não percebe nada de Educação e de Ensino...

Workshop "Geochemistry of Arsenic"

Foi-nos solicitada a ajuda na divulgação do seguinte workshop junto da comunidade geológica nacional e de outros potenciais interessados.

Assim informamos que, entre os dias 28 de Abril e 3 de Maio de 2008, irá realizar-se na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto um workshop intitulado Geochemistry of Arsenic. Este é da responsabilidade de 4 instituições académicas portuguesas, a saber: Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Superior Técnico.

Dentro de este, entre os dias 28 a 30 de Abril de 2008, será realizado um curso intitulado Arsenic Geochemistry, ministrado por um especialista de renome internacional, Darrell Kirk Nordstrom, da United States Geological Survey (USGS). O dia 1 de Maio será dedicado à apresentação de trabalhos por parte dos participantes e de especialistas convidados.

Nos dois últimos dias (2 e 3 de Maio de 2008) realizar-se-ão saídas de campo para áreas mineiras abandonadas, no Norte de Portugal.

Informação acerca deste workshop poderá ser consultada na seguinte página web:
http://www.fc.up.pt/geo_arsenic2008.

Para os interessados fica o link para a primeira circular deste workshop:
LINK

Na China - post do Blog "Ciência ao Natural"

Do Blog Ciência Ao Natural, do paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues, publicamos um post delicioso...



A “história” chinesa foi bastante complicada – ver post com outra das histórias.

O contacto inicial foi feito com Xu Xing do IVPP. Ele é responsável por mais 20 espécies novas de dinossáurios e publicou mais de 10 artigos na Nature.

Para além de me receber, propôs-me também iniciar trabalho de análise morfológica 3D de crâneos de Psittacosaurus, em conjunto com um aluno seu de doutoramento (foto).


Durante a primeira semana de estadia em Pequim, Dong Zhi-ming, um dos “pais” da Paleontologia de dinossáurios na China, encontrava-se em Pequim de visita. Falei com ele, contei-lhe o meu projecto e ele convidou-me para, passados 4 dias, nos encontrarmos no sul da China, em Lufeng. Comecei logo a tratar das coisas (arranjar avião pois Lufeng, na província de Yunnan, fica próximo da fronteira com o Vietname e do Laos) e a improvisar os meus planos iniciais.

Passados esses dias aterrava em Kunming onde tinha colaboradores de Dong Zhi-ming à minha espera, para uma viagem de carro de cerca de duas horas até Lufeng.

Estive cerca de uma semana trabalhando sobretudo em prossaurópodes, o mais famoso dos quais é o Lufengosaurus (do nome da cidade), mas também em diversos saurópodes, alguns dos quais ainda não descritos.

Fiz também prospecção no campo em conjunto com Dong Zhi-ming nas famosas jazidas do Triásico desta região.

Este investigador ficou tão impressionado com o meu trabalho que me propôs que regressasse para descrever novos materiais (provavelmente novas espécies, das centenas de ossos que eles têm em preparação), mas essa história fica para mais tarde...


Em Lufeng fui brindado com os manjares entomológicos que os meus colegas me tinham reservado – sou extremamente alérgico à picada de abelhas e vespas e quando me puseram à frente um prato de larvas e vespas adultas ia caindo para o lado!

Neste jantar, para além de Dong Zhi-ming e colaboradores, estavam também quatro colegas da Mongólia Interior, conhecidos, entre outras atributos, por serem resistentes aos efeitos do álcool. Para os chineses, quem aguenta bem a bebida é porque é bom líder, disseram-me.


Para além de convidado, era estrangeiro, e nisso os chineses são muito formais, de maneira que de 5 em 5 minutos levantava-se um chinês, fazia-me um brinde e bebíamos ambos um trago de aguardente de arroz. Como eles eram dez e eu o único convidado, tive que efectuar vários brindes com aguardente...

Dong Zhi-ming contou-me, no dia seguinte, que os colegas mongóis tinham ficado impressionados comigo porque nunca abandonei as boas maneiras nem alterei o tom de voz, e isso para eles é sinal de força interior. Não sei se é ou não, o certo é que nesse dia tinha uma certa dor de cabeça!


Lufeng é uma cidade muito pequena, mesmo para os standards chineses, semi-rural e onde quase nunca vão estrangeiros – é impressionante como estavam sempre a olhar para mim quando andava na rua…!

Recordo-me de sair um dia à noite e num restaurante (o mais próximo que se pode dizer daquele espaço…) onde entrei para me aventurar nas surpresas gastronómicas, estar vazio. Passada meia-hora, já quase não haviam mesas para chineses que apenas tinham dois objectivos: beber chá e mirar o ocidental que pensava em dinossáurios saurópodes, enquanto tentava adivinhar o que lhe tinham colocado no prato!


Foi também em Lufeng que ao sair de um riquexó motorizado (basicamente uma moto com uma cobertura atrás - foto) me deixaram à porta de uma pensão que não era a minha. Era de noite, não tinha o nome do sítio onde estava nem tão pouco sabia minimamente onde me encontrava. Para além de não esperar que alguém soubesse falar inglês, e o meu ultra-básico mandarim não dar para me safar daquela situação, foram uns minutos de completa impotência. Senti-me ao mesmo tempo como uma criança perdida no supermercado e como um adulto imbecil. Depois de ter recuperado a calma abordei o condutor do riquexó com as palavras “Kong long, kong long!” que significam “dinossáurio, dinossáurio”, uma das poucas que sei em mandarim.


Após o ter repetido várias vezes e o chinês ter recuperado das gargalhadas iniciais, lá deduziu que eu queria que ele me conduzisse ao Museu dos Dinossáurios.

É que a partir do Museu sabia eu o caminho!

Terminei a noite, com a cabeça de fora da caixa motorizada a gesticular “esquerdas e direitas” até ao meu hotel no sul da China.

Já andei por grande parte do mundo e nunca me tinha sentido tão “perdido” como naqueles cinco minutos…

domingo, janeiro 13, 2008

Colóquio "Por Terras da Figueira"

Republicamos aqui a informação sobre um interessante colóquio, em 08.02.2008, na Figueira da Foz:

Organizado pelo Kiwanis Club da Figueira da Foz, através (entre outros) dos amigos (e ex-colegas) Doutores Fernando Carlos Lopes e Pedro Callapez, ilustres professores do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, irá decorrer na Figueira da Foz (no Auditório do Museu Municipal Dr. Santos Rocha), em 8 de Fevereiro de 2008 (6.ª-feira) o Colóquio Por Terras da Figueira.

Clicar nas imagens para ampliar

Aqui fica, em documento pdf, a 1ª circular, que inclui a ficha de inscrição:
Kiwanis Figueira 2008

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Sismo a SW do Cabo de S. Vicente

Ocorreu esta noite (00.21 horas de 11.01.2008, hora de Portugal continental) um sismo que foi sentido pela população do Algarve (e ainda em certas zonas do Alentejo e em partes de Espanha). De acordo com o Instituto de Meteorologia (de Portugal) teve magnitude 4,7 e intensidade IV/V máxima (em Portimão). Já o Instituto Geográfico Nacional (de Espanha) atribui o valor de 4,7 à magnitude e a U. S. Geological Survey - USGS - dá-lhe um valor de 4,3.

Mapas do epicentro das instituições atrás referidas:



terça-feira, janeiro 08, 2008

Como trabalha um antropólogo forense

Publicamos o seguinte post (a foto é minha) do Blog De Rerum Natura.


Informação recebida da Fábrica Ciência Viva de Aveiro:

Identidade e o conhecimento da causa da morte - como trabalha um antropólogo forense

12 Janeiro de 2008, Sábado, 15.00-16.30 horas

Eugénia Cunha (na foto), Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

«CADÁVER DE UM DESCONHECIDO encontrado na Praia do Mastro em 3-4-1960» «1. Indivíduo do sexo masculino, 1.72m de altura, bom estado de nutrição, idade provável cinquenta anos - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- 2. não aparenta rigidez cadavérica; não tem livores - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3. na calote craniana, ao nível da sutura dta. occipito-parietal, há uma perfuração circular de 4mm de diâmetro provocada por projéctil(...)» «(...) a cerca de 100ms. Da estrada se viam a descoberto um cotovelo humano e um joelho cujos tecidos se apresentavam parcialmente destruídos (...)»

in Balada da Praia dos Cães, José Cardoso Pires

Os restos ósseos, os corpos mumificados, saponificados, ou em vários estados de preservação, são o objecto de trabalho dum antropólogo forense, que procura uma identificação dos restos em análise assim como tenta perscrutar indícios que levem ao conhecimento da causa da morte.

Neste Impaciências, recorrendo a casos práticos, a Doutora Eugénia Cunha, do Departamento de Antropologia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra, ilustrará como pode o antropólogo forense devolver a identidade a restos humanos e contribuir para o sucesso de algumas investigações policiais, mais ou menos espectaculares, como as que assistimos nas séries televisivas.

Da nossa parte já sabe que conta com a qualidade do café NESPRESSO e a vitalidade de toda uma equipa, bem identificada consigo, pronta a recebê-lo. Contamos com a sua presença!

Na Fábrica, Centro Ciência Viva de Aveiro, pois claro!

Nota: a entrada é gratuita. Aos pais que venham com filhos propomos que, enquanto decorre o ImpaCiências, estes, não participando no Café de Ciência, possam realizar outras actividades que decorram na Fábrica – Centro Ciência Viva.

Formação em Astronomia PT-HOU - 5ª Acção

Do Blog AstroLeiria publicamos o seguinte post:


A 5ª sessão de Formação de Professores decorrerá nos dias 12 e 13 de Janeiro de 2008, no Instituto Geográfico do Exército, em Lisboa. O programa incidirá especialmente na utilização do software SalsaJ para análise e composição de imagens astronómicas, na utilização de telescópios operados remotamente a partir da sala de aula e nos recursos do EU-HOU disponíveis. Serão apresentados projectos científicos que podem ser realizados pelas escolas: estudo de supernovas, descoberta de asteróides, descoberta de enxames jovens, estudo de galáxias activas, entre outros.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail indicando o seu nome, escola e disciplinas que lecciona para euhoupt@euhou.net.

Esta acção tem o apoio do British Council, no âmbito do projecto NUCLIO/British Council/Faulkes Telescope.

PROGRAMA

Sábado, 12 de Janeiro de 2008

09.45 – 10.00: Recepção e apresentação dos participantes;
10.00 – 10.15: Apresentação do projecto Hands-On Universe: EU-HOU e G-HOU
10.15 – 11.30: Software de manuseamento de imagens astronómicas SalsaJ;
11.30 – 11.45: Intervalo para café;
11.45 – 13.15: Telescópios ópticos operados remotamente: planeamento e observação;
13.15 – 14.45: Intervalo para almoço;
14.45 – 16.15: Exercício “Distâncias no Universo” (Cefeidas);
16.15 – 16.30: Intervalo para café;
16.30 – 18.0:0 Exercício “A vida das estrelas e os seus espectros” (SpectraJ).

Domingo, 13 de Janeiro de 2008
10.00 – 11.30: Exercício “A massa de uma galáxia”;
11.30 – 11.45: Intervalo para café;
11.45 – 13.15: Exercício “Detecção de planetas extra-solares”;
13.15 – 14.45: Intervalo para almoço;
14.45 – 16.15: Exercício “Os braços espirais da nossa galáxia”;
16.15 – 16.30: Intervalo para café;
16.30 – 17.30: Projectos: supernovas e descoberta de asteróides
17.30 – 18.00: Propostas de projectos de investigação científica nas Escolas;
18.00 – 18.15: Encerramento.

Mais informações AQUI.

NOTA: Está prevista a realização de uma Acção similar a esta em Leiria em 16 e 17 de Fevereiro de 2008...

segunda-feira, janeiro 07, 2008

III CONGRESSO “Cientistas em Acção”


Dada a importância que na nossa sociedade as ciências e a tecnologia atingiram, torna-se fundamental que os cidadãos criem e desenvolvam atitudes e competências no campo das ciências experimentais, já que é neste contexto que se manuseia material, se aprendem técnicas e se verifica como os processos naturais se desenrolam. As actividades práticas tendem, actualmente, a ocupar um lugar de destaque, insubstituível, reclamando um espaço próprio nos currículos de ciências, sendo a sua utilização vista como uma estratégia importante de ensino-aprendizagem. Assim, surgiu no ano lectivo 2005/2006 a 1.ª edição do CONCURSO "CIENTISTAS EM ACÇÃO", destinado a todas as escolas do ensino básico e secundário, (oficial e particular). Dando continuidade ao elevado empenho demonstrado pelos participantes, na edição anterior, o qual se reflectiu na qualidade dos projectos apresentados, teve lugar a 2.ª Edição no ano lectivo 2006/07. Dada a qualidade dos projectos apresentados nas primeiras edições, a partir da edição deste ano este evento terá a designação de CONGRESSO “Cientistas em Acção”.

O que é?
O Congresso “Cientistas em Acção“ é promovido pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, com o intuito de desenvolver o contacto e a partilha de ideias entre os estudantes do ensino básico e do ensino secundário, no âmbito da cultura científica e tecnológica. Pretende-se, com este encontro, atrair jovens para a Ciência e a Tecnologia tanto nas vertentes de investigação como de desenvolvimento. Este Congresso tem âmbito nacional e pretende também promover o espírito científico dos jovens através da realização e desenvolvimento de pequenos projectos científicos em que o ensino experimental das ciências constitui uma prioridade.

Quem pode participar?
Podem participar neste congresso alunos de todas as escolas (públicas e privadas) do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário. Podem participar individualmente ou em grupo (até quatro elementos).

O que fazer?
Os projectos a elaborar devem estar sempre relacionados com a temática geral do funcionamento do nosso Planeta. No entanto, queremos salientar que ao termos optado pela Terra como tema central, de modo nenhum estamos a restringir os projectos à disciplina de Geologia. Com efeito, o funcionamento do nosso planeta só pode ser compreendido pela conjugação de várias ciências como a Física (e.g. a acção das forças), a Química (e.g. a importância de alguma reacção química), a Informática (e.g. forma de modelar os fenómenos geológicos) ou a Biologia (pois a evolução dos seres vivos não se fez à revelia da evolução do próprio planeta). Os projectos devem ser acompanhados de um resumo escrito, com um máximo de 2 páginas, contendo os aspectos mais relevantes do projecto (finalidade, materiais e métodos, observações e conclusões) e enviados em formato digital (cd-rom ou e-mail) e ser remetidos até dia 14 de Março de 2008. Na fase final do Congresso, terá lugar um encontro onde todos os projectos serão apresentados, sob a forma de actividade experimental, painel ou maqueta, acompanhados de breve exposição oral (aproximadamente 15 minutos).

Quando decorre o encontro?
O Encontro decorre no Centro Ciência Viva de Estremoz, Espaço Ciência - Convento das Maltezas, Estremoz, nos dias 10, 11 e 12 de Abril de 2008.

Prémios *
Serão premiados os melhores trabalhos por 3 níveis de ensino:
- Prémio Galopim de Carvalho, (1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico);
- Prémio Dolomieu, (3.º Ciclo do Ensino Básico)
- Prémio António Ribeiro, (Ensino Secundário)
* A lista de prémios a atribuir será divulgada oportunamente.

Critérios de Avaliação
A avaliação dos trabalhos terá em conta os seguintes critérios:
- Conteúdo Científico
- Originalidade
- Apresentação

Contacto:
CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ
ESPAÇO CIÊNCIA - Convento das Maltezas, Estremoz
7100-513 Estremoz
Tel/Fax: 268 334 285
Email: ccvestremoz@uevora.pt

Apoios:
Universidade de Évora
LIRIO–Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais
CGE–Centro de Geofísica de Évora

Download do folheto