domingo, março 11, 2007

A tua idade noutros planetas

Do Blog AstroLeiria publicamos o seguinte post:

Página interessante (sugestão de João Garcia) sobre medição de tempo em diversos planetas, feita pela Universidade de Évora. Calcula a idade de uma pessoa, em dias e anos de outro planeta do Sistema Solar, de forma automática, incluindo a data de aniversário nesses astros.


É muito giro - vão ver (clicar neste link aqui).

Aprender TIC numa carruagem da CP

Conforme referimos noutros blogues, no dia 08.30.2007 (5ª-feira) um grupo de professores (e famílias...) foram até à Estação dos Caminhos de Ferro de Leiria para aprender um pouco mais de informática. Estiveram presentes 9 professores da Correia Mateus (e a cara-metade de uma professora...) e três filhas.

Depois de estacionarmos e de esperarmos pelos retardatários, fizemos a foto oficial à entrada do Comboio, entrando em seguida para ver um filme e gravarmos, em filme, uma entrevista e, em som, uma poesia de Luís de Camões. Depois fomos em grupos para os computadores criar um Blog e um site do SAPO, aprendendo a trabalhar com Windows Movie Maker e com as plataformas de Blogues, de Fotografias e de sites do SAPO. Os resultados foram interessantes e aprendemos algumas coisas (alguns de nós - outros querem fazer outra vez para rever pormenores...). Assim vimos como colocar os vídeos e fotos na plataforma SAPO, como pesquisar, como colocar materiais diversos no Blogue, tudo coisas muito fáceis e interessantes.

No final tivemos direito a um saco com o Diploma, CD do SAPO e diversas bugigangas, para provar em casa que a coisa tinha valido a pena...!

O nosso Blogue do SAPO: ver AQUI.

Foto oficial do evento:
Entrevista oficial:


Poema declamado:


Mais tarde publicarei as minhas fotos e vídeos da actividade, no Blog Ciências Correia Mateus.

sexta-feira, março 09, 2007

Encontro dos Jovens Investigadores de Geologia


Apresentação
O 1º Encontro dos Jovens Investigadores de Geologia da Universidade de Lisboa (EJIGUL), realizado sob a égide do Núcleo de Estudantes de Pós-Graduação de Geologia da Universidade de Lisboa, será realizado no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (DGFCUL).

O objectivo principal deste encontro é promover a troca de ideias e experiências entre os investigadores de Geologia mais jovens, afim de se obter um enriquecimento pluridisciplinar em Geologia, bem como o reconhecimento do trabalho realizado pelos jovens investigadores associados ao DGFCUL. Assim sendo, este encontro destina-se não só aos actuais alunos de pós-graduação do DGFCUL, mas a todos os bolseiros de investigação, recém-pós-graduados e recém licenciados do departamento e pós-graduandos mistos (sob orientação conjunta de um professor do DGFCUL).

O 1º EJIGUL decorrerá nos dias 23 e 24 de Maio de 2007 na sala 3.2.15 do Edifício C3 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O evento terá o apoio institucional da FCUL e do Departamento de Geologia da FCUL e apoio financeiro da Associação de Estudantes da FCUL e da Universidade de Lisboa.

O 1º EJIGUL contará com a presença de jovens investigadores convidados exteriores ao DGFCUL que durante uma hora abordarão um tema relacionado com o seu trabalho corrente:
  • Pedro Madureira (Departamento de Geociências da Universidade de Évora)
  • Pedro Costa (Divisão de Sismologia do Instituto Superior Técnico)
  • Isabel Figueiredo Lopes (Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico)
Podem aqui fazer o download do template que servirá de referência para a elaboração da comunicação que os participantes do evento terão que submeter. O prazo para submissão dos abstracts é 11 de Abril de 2007.

Entidades colaboradoras:
  • Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Sessão Científica:
O encontro decorrerá no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa nos dias 23 e 24 de Maio de 2007. O EJIGUL está aberto à apresentação de comunicações de todas as áreas de especialização da Geologia. A apresentação será sempre sob a forma oral (15 minutos), visto que se pretende estimular esta prática entre os jovens investigadores, bem como o relacionamento pessoal entre participantes.

Palestras:
O EJIGUL contará com a participação de jovens investigadores convidados, pertencentes a outras universidades do país, com o intuito de reforçar a componente de aprendizagem e enriquecimento profissional dos participantes.

Apresentação de Trabalhos:
Os trabalhos devem ser enviados sob a forma digital e por correio electrónico para o seguinte endereço: ejigul@gmail.com
Os trabalhos devem ser “Extended Abstracts” em português ou inglês com um máximo de 4 páginas e devem apresentar as regras de formatação do template que aqui apresentamos. As comunicações devem ser enviadas até à data limite de 11 de Abril de 2007. Os trabalhos enviados serão avaliados pela comissão organizadora constituída por pós-graduandos de cada uma das áreas tipicamente abordadas em Geologia. O autor que submeta a comunicação ficará imediatamente inscrito no EJIGUL.

Custos de participação:
O I EJIGUL não tem custos de inscrição para os participantes na sessão científica, sendo que se espera a obtenção de fundos para o livro ou CD do encontro. Todos os participantes que apresentem comunicações terão direito a um diploma que atesta a sua presença na sessão científica.

Contactos:
Qualquer dúvida relacionada com o I EJIGUL, por favor, contactar:
Telmo Santos: tmsantos@fc.ul.pt (Sala 6.2.70)
Cyntia Mourão: ccmourao@fc.ul.pt (Sala 6.2.70)

Passeio Fotográfico na Serra de Sintra - LPN

PASSEIO FOTOGRÁFICO NA SERRA DE SINTRA

PROGRAMA


DATA:
17.03.2007 (sábado)

GUIADO POR:
Carlos David Marques (Fotografia), Eugénio Sequeira e Pedro Bingre (Biodiversidade Regional e Alterações Climáticas)


OBJECTIVO
1. Promover o saudável convívio entre os amantes da fotografia e a natureza e património cultural da serra de Sintra;
2. Sensibilizar os participantes para a problemática das alterações climáticas e seus impactes nas áreas naturais.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
Extensão: 4,7 km
Duração prevista: 4h
Grau de dificuldade: alta
Declive: muito acentuado
Tipo de itinerário: circular
N.º max. Pax. : 20 pessoas

ITINERÁRIO
  • Palácio Nacional de Sintra (ponto de partida e chegada)
  • Largo Ferreira de Castro
  • Castelo dos Mouros
  • Capela de São Pedro
  • Igreja Santa Maria
  • Fonte da Sabuga
  • Rua da Ferreira
  • Palácio Nacional de Sintra
PONTO DE ENCONTRO
09h00 – Largo Nacional de Sintra

INDICAÇÕES
É aconselhado que cada participante leve o seu material fotográfico. Recomendamos o uso de roupa confortável e calçado apropriado para caminhadas. Os participantes devem levar água, assim como uma refeição ligeira. Atendendo às condições climatéricas, pode ser necessário levar outros objectos, nomeadamente protector solar, chapéu, impermeável, ou outro que considere necessário.

PARA MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES, CONTACTE:
Telefone: 21 778 00 97
Telemóvel: 96 465 60 33
E-mail: lpn.natureza@lpn.pt

Quintas da Ciência - Do Grão ao Planeta


A convite da Biblioteca-Museu República e Resistência, todas as quintas-feiras, um professor universitário desenvolve um tema da ciência.

É o ciclo de palestras de Geologia Do Grão ao Planeta que ocupa, desde 2005, as Quintas da Ciência, espaço de divulgação científica destinado a todo o público curioso.

Próximas sessões:

Dia 15 - “As viagens da água no interior do Planeta” pela Prof.ª Catarina Silva (FCUL)
Dia 22 - “Portugal Calcário” pelo Prof. José Crispim (FCUL)
Dia 29 - “Do que se alimentam as praias. Grão a grão…” pelo Prof. César Freire de Andrade.

As palestras decorrem no Núcleo da Biblioteca-Museu República e Resistência da Cidade Universitária, a partir das 18h30.

O acesso é livre.
Participe.

Montesinho trata da antiga mina

Bragança: Buracos que já vitimaram bombeiros finalmente tapados

Os respiradouros da antiga área mineira de Montesinho, em Bragança, vão ser tapados quase uma década depois de terem vitimado dois bombeiros durante o combate a um incêndio, anunciaram os responsáveis pelo projecto. O protocolo para o início dos trabalhos já está assinado.

Um bombeiro morreu e outro ficou ferido, em Setembro de 1998, quando, no combate a um fogo na zona do Portelo, caíram num dos poços das minas de volfrâmio desactivadas há 23 anos. Desde então que se aguarda uma solução para a segurança de quem frequenta a zona, desde agricultores e caçadores a turistas que escolhem, para passear, esta zona do Parque Natural de Montesinho. A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), responsável pelo plano de reabilitação de diversas minas portuguesas, e a Câmara de Bragança assinaram ontem a consignação dos trabalhos de recuperação da antiga área mineira de Montesinho. Estes trabalhos, a primeira fase de um projecto mais vasto, têm como propósito a segurança do local, começando por detectar e tapar os buracos dos respiradouros e galerias das minas. Segundo Gaspar Nero, da EDM, a intervenção abrange uma área de 15 hectares onde foram já detectados mais de 300 buracos. De acordo com o responsável, estes trabalhos vão prolongar-se por meio ano e implicam um investimento de 1,5 milhões de euros. Apesar de ser considerada “tecnicamente simples” esta intervenção vai ter de dar atenção a alguns aspectos ambientais, nomeadamente à fauna, assegurando que as colónias de morcegos que ali existem vão continuar a ter acesso às minas. Esta fase será o embrião para um projecto mais vasto, que implica a reabilitação de toda a área, limpeza dos cursos de água, a reabilitação da mina da aldeia de França e a harmonização de todo o conjunto.

Gaspar Nero pretende que a antiga área mineira de Montesinho seja a primeira na região Norte a beneficiar dos apoios do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Segundo as suas previsões, dentro de dois anos deverá ser lançada a obra, com conclusão prevista para 2010. Mas para que o projecto avance será necessário resolver primeiro um imbróglio com um areeiro que funciona naquela zona e que os responsáveis ainda não sabem como solucionar. “Há-de resolver-se, conjugando esforços”, disse o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, realçando que da descontaminação, regularização de solos e limpeza de linhas de água da exploração do areeiro está dependente o aproveitamento de toda aquela zona. O complexo de apoio às minas, constituído por mais de 30 edifícios, foi adquirido por privados, a maior parte por um empresário da construção civil de Bragança. Segundo o presidente da Comissão Regional de Turismo do Nordeste Transmontano, Júlio Meirinhos, está a ser pensado para o local um projecto turístico a pensar nas potencialidades naturais de Montesinho e da vizinha zona espanhola de Sanábria. No projecto está também envolvida uma associação de Bragança, a “Estrela do Nordeste”, e o responsável pelo turismo promete apoio e parceria, nomeadamente para acesso a financiamentos disponíveis para o sector. Quatro das casas do antigo complexo já estão recuperadas, uma das quais para turismo e pronta para entrar em funcionamento. No local decorreu ontem a consignação dos trabalhos de recuperação das minas. Júlio Meirinhos disse ainda que os parceiros deste projecto turístico pretendem propor a reparação das duas galerias da antiga exploração mineira para serem visitáveis pelos turistas.

in Primeiro de Janeiro - ver notícia

quinta-feira, março 08, 2007

Obtenção e análise de dados de superfícies planetárias



No dia 24 de Maio de 2007 (5ª-feira) o Grupo de Geologia da Universidade Rey Juan Carlos (URJC) realizará, no Campus de Móstoles (Madrid) um Seminário sobre Ferramentas para obtenção e análise de dados de superfícies planetárias.

O objectivo deste Seminário é apresentar a grande quantidade e variedade de dados disponíveis actualmente das superfícies dos diversos corpos do Sistema Solar, assim como as ferramentas informáticas básicas para obter e analisar estes dados.

O Seminário está limitado a 20 pessoas (uma por computador) e constará de 6 horas de trabalho prático (10.00 - 13.30 e 15.00 - 18.30 horas, de Espanha) na Sala de Cartografia do URJC, em 24.05.2007, com o seguinte programa:
  • Introdução aos dados das missões de exploração planetária;
  • Sites de com dados planetários;
  • Software de análise básico de imagens e outros dados planetários;
  • Caso prático.
O custo de inscrição será de 10 € para estudantes e membros da Sociedade Geológica de Espanha (SGE) e 15 € para não membros da SGE. O pagamento inclui a documentação e o Certificado de Participação.

As inscrições são feitas por correio electrónico (dirigidas a alvaro.marquez@urjc.es), com indicação do nome, trabalho e local de trabalho/estudo. As inscrições terminam a 31 de Março e, finda esta data, os inscritos receberão confirmação de aceitação da inscrição por e-mail.

Recordar o Dia Mundial da Mulher



Retrato de uma princesa desconhecida


Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos

Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino

Sophia de Mello Breyner Andresen

Colóquio em Alvaiázere

Desenvolvimento sócio-económico promovido pelo património geológico e geomorfológico nas Terras de Sicó


No âmbito de uma estratégia de divulgação e valorização do vasto património presente no seu território, o Município de Alvaiázere irá realizar no dia 25 de Maio do presente ano, o colóquio Desenvolvimento sócio-económico promovido pelo património geológico e geomorfológico nas Terras de Sicó.

É um evento que pretende reunir em conjunto, especialistas de várias áreas científicas e técnicas, autarcas da região, estudantes e público em geral, para a discussão de um tema pertinente, o da geoconservação. Apesar deste facto o tema não se esgota na temática da geoconservação, esta última é apenas o ponto de partida de uma discussão que irá incluir o património natural (biótico e abiótico), arqueológico, cultural, histórico, etnográfico, entre outros. Estes valores são afinal o reflexo da geodiversidade presente neste vasto território.

A discussão final centrar-se-á na possibilidade de estabelecimento de uma modelo de desenvolvimento sustentável não só para o Município de Alvaiázere, mas também para todo o território onde Alvaiázere se insere, as Terras de Sicó.

Programa e títulos das comunicações

10:00 - Abertura (Presidente da Câmara de Alvaiázere)

10:20 – A geoconservação como motor para o desenvolvimento sustentável local (José Brilha, Núcleo de Ciências da Terra da Universidade do Minho)

10:50 – Património geomorfológico: o que é e como se avalia (P. Pereira, Núcleo de Ciências da Terra da
Universidade do Minho)

11:20 – Intervalo para café

11:40 – Aspectos geológicos de Alvaiázere. Uma incursão nos mares do Jurássico (Luís Vitor Duarte, Departamento de Ciências da Terra da
Universidade de Coimbra)

12:10 – O carso e o Homem: Geomorfologia e Património no Maciço de Sicó (Lúcio Cunha, Centro de Estudos Geográficos da
Universidade de Coimbra)

12:40 – Debate

13:00 – Almoço

14:30 – O Carso e os Recursos Hídricos da Região de Alvaiázere (José Crispim, Centro de Geologia da Faculdade de Ciências da Univ. de Lisboa)

15:00 – Alvaiázere, arqueologia e desenvolvimento (P. Cassiano, Câmara Municipal de Alvaiázere; C. Mendes)

15:30 – O Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional (A. Jacinto, Naturtejo - Empresa Intermunicipal)

16:00 – Intervalo para café

16:20 – Desafios para o concelho de Alvaiázere e Terras de Sicó (J. Forte, Câmara Municipal de Alvaiázere)

17:10 – Debate

18:00 – Encerramento (Presidente da Câmara de Alvaiázere)


CUSTO DE INSCRIÇÃO

  • Preço normal de inscrição: 25 €
  • Preço c/desconto (estudantes de licenciatura e sócios entidades apoiantes): 20 €
(O preço inclui documentação, certificado de presença, almoço e cafés)

Carste 2007 - Brasil

Site interessante

Do Blog Ciências Físicas e Naturais - EB 2.3 Correia Mateus retirámos o seguinte post:

Para os francófilos, há um site de referência na divulgação científica que merece uma prolongada atenção e, até, a recepção por e-mail dos seus Newsletters. Trata-se do site www.tregouet.org, que, neste momento, fala da Geotermia , como a grande esquecida das energias renováveis (o que, curiosamente, no nosso país, nem é bem verdade...).


Aqui fica a sugestão, com os nossos agradecimentos ao colega Júlio Redondo, que nos referiu este site...

quarta-feira, março 07, 2007

Anti-Ciência e Pseudociência

Da revista on-line Ciência Hoje retiramos, com a devida vénia, o seguinte artigo, com o qual concordamos em absoluto...

Anti-Ciência
Opinião
2007-01-12
Por Carlos Corrêa (Prof. Cat. Jubilado da Universidade do Porto)


Ultimamente têm sido feitos alguns esforços no sentido de educar os jovens para a cidadania, aumentando a sua cultura científica para serem capazes de compreender o mundo que os rodeia e criticarem conscientemente os eventuais desmandos contra o meio ambiente, de que todos temos um pouco de culpa. Apesar destes esforços, de que saliento a actuação do programa Ciência Viva, muitas pessoas com responsabilidades fecham os olhos a certas manifestações anti-Ciência que vão minando a inteligência e a cultura das pessoas menos preparadas, que infelizmente constituem a maioria dos telespectadores.

Os média têm grandes responsabilidades na proliferação da superstição e crendice, dando grande cobertura a reuniões de bruxos, astrólogos, professores, videntes e muitos outros figurões que se servem da liberdade em que vivemos para encher de anúncios as páginas de certos jornais, para poluir certos programas televisivos (já de si poluentes…) fazendo publicidade enganosa das suas anunciadas capacidades de previsão e cura de todos males, do corpo e do espírito.

Mais grave ainda é que a RTP, que deveria prestar um serviço verdadeiramente público aos cidadãos, colabore também na difusão da bruxaria, tendo igualmente a sua astróloga de serviço permanente no programa Praça da Alegria, munindo-se de um computador para tentar dar um ar científico às suas "previsões", contribuindo assim para a estupidificação dos cidadãos. A falta de cultura científica e ignorância primária das pessoas (habituadas a carregar num botão da TV para terem o mundo inteiro à sua frente) leva-as a pensar que é possível, por meio de um qualquer programa metido num computador, fazer previsões sobre a sua vida, a sua saúde e os seus negócios.

A RTP colabora nesta farsa todos os dias, levando a bruxaria às pessoas que seguem o programa, dando-lhe a mesma credibilidade que dão a médicos e cientistas que por lá passam. Já protestei junto dos responsáveis do programa, mas nem se dignaram acusar a recepção da minha carta. Agora, que se instituiu um Provedor do Telespectador, cheio de boas intenções, já lhe comuniquei o escândalo e pedi que estas anomalias fossem rapidamente eliminadas, para bem dos cidadãos. Não poderemos nós, cientistas, fazer algo mais?

ENSINAR É APENAS AJUDAR A APRENDER

Eric Mazur, professor de Física na Universidade de Harvard

"Podemos e devemos tratar a educação como uma ciência. Eu encaro os dados das minhas experiências laboratoriais da mesma maneira que trato os resultados das minhas aulas, que também são um laboratório", afirma Eric Mazur, professor de Física na Universidade de Harvard, criador de um método "experimental" de ensinar que "devolve" aos alunos a decisão de estabelecer os conteúdos da aula seguinte. Tendo abandonado a dada altura os métodos tradicionais de transmissão de conhecimentos, Mazur rompeu com a ideia, adoptada em todo o mundo, de que "as aulas de ciências são transferência de informação". Retirou a transferência de informação da sala de aula dizendo aos alunos, por exemplo, coisas tão simples como estudarem um assunto em casa para posteriormente o discutirem na aula. Recorrendo à chamada aprendizagem conceptual, faz com que os alunos se tornem os seus próprios professores. Para estes está, segundo Mazur, reservado o papel do "treinador": "Ensinar é apenas ajudar a aprender e é esse o meu papel como professor".

Entrevista à Gazeta de Física

Entrevistado por:

CARLOS FIOLHAIS e CARLOS PESSOA

Gazeta de Física - É verdade que os seus alunos costumam atribuir-lhe boas notas? E como consegue isso?

Eric Mazur - Quando comecei a ensinar, em 1984, ensinava tal como eu próprio tinha sido ensinado. Afinal, que outras formas há de ensinar? É natural, foi como nós aprendemos e, além disso, temos tendência para projectar a nossa própria experiência nas pessoas que nos rodeiam. O que pensamos é: "Eu aprendi assim e, por isso, eles também devem aprender assim". Ao fazer isto, acho que se cometem dois erros. Se olhar para a forma como fui ensinado percebo que aprendi, não devido a esse ensino, mas apesar dele.

P. - É o método tradicional, com recitações. O professor fala e os alunos ouvem...

R. - Exacto, usa-se isso nas igrejas... É um método muito antigo!

P. - A diferença é que, nas igrejas, por vezes funciona!

R. - Hum... Esse é o primeiro erro. O segundo erro é que a maioria dos alunos são diferentes de nós, e nem todos vão ser professores de Física. Interessam-se por coisas totalmente diversas, pois querem ser médicos, engenheiros, homens de negócios ou políticos e não têm a mesma inclinação para a Física. Penso que estes são os erros típicos em que incorremos quando começamos a ensinar.

P. - Como é que mudou os seus métodos de trabalho?

R. - Não mudei imediatamente porque considerava que estava a ensinar bem. Os meus alunos tinham boas classificações nos exames e também me atribuíam boas notas no inquérito final de avaliação dos professores...

P. - Então o método tradicional funcionava bem...

R. - Tinha quatro e meio numa escala de cinco. Era a nota mais alta na área de Física.

P. - Em suma, os alunos estavam satisfeitos e o professor também...

R. - Exactamente! E era por isso mesmo que eu achava que estava a fazer um bom trabalho. Seis anos mais tarde, colegas da Califórnia mostraram-me artigos sobre testes com questões muito fáceis. Por exemplo: "Um carro colide com um camião. A força exercida pelo camião sobre o carro é maior ou menor que a força do carro sobre o camião?". A confusão era grande.

P. - Está a sugerir que os professores faziam perguntas aos alunos que eles próprios não compreendiam bem?...

R. - Exacto. Os dados recolhidos nesse estudo são muito interessantes. Se colocar essa questão no início e no fim do semestre a diferença entre o padrão de respostas é quase nula. Mais, se a analisar pela forma como os alunos são instruídos também não há diferença...

Por exemplo, o autor daquele artigo, David Hestenes, deu o teste a três grupos. O primeiro consistia em turmas com professores premiados. O segundo grupo compreendia turmas com professores com uma classificação muito baixa.

P. - Os maus professores...

R. - Sim, os maus professores. Finalmente, o terceiro grupo consistia em professores com turmas pequenas (até 20 alunos). Se compararmos a evolução nos vários grupos ao longo do semestre verificamos que não há diferença. Por outras palavras, os alunos não aprendem muito numa aula convencional (passiva), independentemente da forma como se ensina.

P. - Os resultados não dependiam da forma como se ensinava?!

R. - Bem, eu li aquilo e interroguei-me: passar-se-á o mesmo com os meus alunos? Depois, lembro-me de ter pensado: "Não pode ser verdade! E muito menos com os meus alunos de Harvard!". Decidi mostrar a esse autor que a situação era diferente com os meus alunos. Dei-lhes o teste e notei de imediato que havia algo de errado com a minha turma. Logo no início uma aluna perguntou: "Prof. Mazur, como é que respondo a estas perguntas? De acordo com o que ensinou ou de acordo com aquilo que eu penso?". Olhei para ela e pensei: "Qual é a diferença?". É claro que os alunos de Harvard são melhores do que um aluno médio americano, mas mesmo assim...

P. - Eram alunos de Física?

R. - Não, eram alunos de Engenharia e Medicina. Mas a melhoria não era significativa. Tiveram uma evolução de 8 por cento, 70 por cento no início do semestre e 78 por cento no final. Ora, vendo o teste era de esperar que os meus alunos tivessem 100 por cento e, por isso, fiquei perplexo. A minha primeira reacção foi pensar que havia algo de errado com o teste. Não sabia o que pensar. Por um lado, os meus alunos tinham boas notas em exames muito mais complexos, com integrações, derivações...

P. - Talvez fosse pelo facto de serem conteúdos mais familiares enquanto as outras questões eram novas...

R. - Bem, a questão mais difícil era a do camião e do carro! De facto, não sabia o que fazer e comecei a pensar noutros sinais dos alunos durante a minha carreira docente. Alguns atribuíam-me uma nota alta no questionário mas punham observações do género "A Física é uma seca!". Um outro aspecto que nos remete para os sermões nas igrejas é o seguinte. No primeiro ano em que leccionei decidi dar aos alunos um livro diferente do que eu usava para preparar as aulas. Escrevia cerca de 12 páginas de notas que entregava aos alunos no final da aula para que estivessem com mais atenção ao que eu dizia do que às notas que tomavam. Mas cerca de seis semanas mais tarde alguns alunos começaram a pedir-me que entregasse os apontamentos no início da aula para que não tivessem de escrever tanto: copiavam tudo o que eu escrevia no quadro! Alguém disse uma vez que o método das aulas é o processo pelo qual os apontamentos do professor são transferidos para os cadernos dos alunos sem que a informação passe pelo cérebro de nenhum deles.

Nessa altura decidi entregar as notas no início das aulas, mas os alunos continuavam a escrever nas margens... No ano seguinte voltei a leccionar a mesma disciplina e decidi que era mais prático entregar o conjunto completo dos apontamentos, em vez de os entregar em cada aula. No final do semestre cerca de 12 alunos (150 no total) escreveram no questionário de avaliação que "o prof. Mazur dá as aulas pelos apontamentos"! Bem vistas as coisas, eles tinham razão. Se pensarmos bem, 99,9999 por cento das aulas de ciências em todo o mundo são transferência de informação. Devo salientar dois pontos. O primeiro é que a educação é mais do que transferência de informação, é um processo em que desenvolvemos um modelo mental para assimilar essa informação. Mas numa aula convencional não há tempo para pensar, espera-se que essa assimilação seja feita após a aula. O segundo ponto tem a ver com as tecnologias de informação. Não estou a falar de computadores mas da invenção de Gutenberg, há quinhentos anos.

P. - Os livros.

R. - Sim, mas antes de haver livros a transmissão de conhecimentos de uma geração para a outra era feita oralmente, como hoje nas aulas. Depois vieram os livros, e os livros são uma boa fonte de informação, mas passámos a lê-los aos alunos nas aulas. É ridículo! Se eu fosse professor de Literatura, por exemplo, não diria aos alunos que na aula seguinte iríamos ler “Sonho de uma Noite de Verão” mas sim que o lessem antes da aula. Assim, decidi que a primeira coisa que iria fazer seria retirar a transferência de informação da sala de aula. O que agora faço é dizer aos meus alunos que estudem um assunto em casa para posteriormente o discutirmos na aula.

P. - E os alunos fazem isso?

R. - Têm de fazer. Esse trabalho representa 20 por cento da nota final. Mas voltemos atrás. Uma vez estudado determinado assunto, posso explicar aos alunos o seu significado.

P. - A chamada aprendizagem conceptual.

R. - Exactamente. E faço-o usando uma técnica a que chamamos "Peer Instruction".

P. - Mas essa técnica não é nova...

R. - Não, de facto não se trata de uma novidade mas eu também não sabia nada da literatura especializada sobre a aprendizagem colaborativa... Só conhecia Sócrates! O que se passou numa aula foi o seguinte. Estava a discutir o teste conceptual com alguns alunos e a tentar explicar alguns problemas. Expliquei-os durante dez minutos e percebi pelas expressões deles que não estavam a entender. Pelo contrário, estavam ainda mais confusos. Eu não sabia o que fazer, não sabia explicar melhor. Resolvi então dizer-lhes para discutirem as suas dúvidas com o colega do lado e fiquei surpreendido com a agitação que se criou. De repente estavam todos a falar uns com os outros. Decidi formalizar este procedimento e o que faço hoje em dia é isso mesmo. Digo aos alunos para estudarem antes da aula, depois faço uma breve introdução (não mais de cinco minutos senão eles adormecem) e coloco uma pergunta (a que chamo teste conceptual) no retroprojector. São perguntas conceptuais que não se podem resolver por equações. Por exemplo, há um barco no lago com uma pedra dentro. Se tirarmos a pedra o que acontece ao nível da água do lago? É uma questão contra-intuitiva, temos de perceber bem o Princípio de Arquimedes. Os alunos têm um minuto para pensar sobre a pergunta e em seguida votam na opção que consideram correcta (uso cartões com as letras A, B, C, etc.).

P. - Como em alguns programas de televisão...

R. - Hoje em dia utilizamos WAP e infravermelhos na votação. Depois de ver os resultados no ecrân peço a cada aluno que tente convencer o colega mais próximo de que a sua resposta está correcta. E quem vai conseguir ser mais persuasivo? A pessoa que compreendeu a pergunta. Ainda mais importante é que o aluno consegue explicar determinada questão ao colega melhor do que o professor, porque quanto mais se sabe sobre um assunto, mais difícil se torna explicá-lo, mais depressa se esquecem as dificuldades conceptuais.

P. - Então os alunos tornam-se os seus próprios professores.

R. - Sim.

P. - E qual é o papel que resta para o professor?

R. - O professor é o treinador. Concluindo, os alunos discutem o problema durante mais dois minutos e votam novamente. O que acontece é incrível: o número de respostas correctas aumenta consideravelmente. E no final do semestre a aprendizagem conceptual também melhorou.

P. - E o que acontece à capacidade de resolver um problema tradicional?

R. - Aí está uma boa questão. O que eu faço é falar sobre um assunto durante cinco minutos, apresento uma questão aos alunos e assim sucessivamente. Os alunos não podem adormecer nas minhas aulas, pois são permanentemente solicitados. Um outro aspecto importante é o feedback que obtenho com este método. Consigo ver imediatamente se os alunos estão confusos, se estão a compreender, etc.

P. - Estão "controlados"...

R. - Mais do que isso, existe uma reacção observável da parte dos alunos. Antes de prosseguirmos, deixem-me responder melhor a duas questões anteriores: o papel deixado ao professor e a resolução tradicional de problemas. Em primeiro lugar, nos questionários de final de semestre já não há um único aluno que escreva "O Prof. Mazur dá as aulas pelos apontamentos." Agora escrevem "O Prof. Mazur não nos ensina nada! Temos de ser nós a descobrir". Quando li esses comentários fiquei algo magoado. Tinha alterado o meu método de ensino, colocado problemas novos e agora os alunos diziam que eu não ensinava?!... Mas depois comecei a reflectir sobre o que era ensinar. Em holandês, a minha língua materna, a mesma palavra significa ensinar e aprender, mas são coisas distintas, pois aprender não é necessariamente uma consequência de ensinar. Ensinar é apenas ajudar a aprender e é esse o meu papel enquanto professor.

P. - Então resta alguma coisa para o professor fazer!

R. - Sem dúvida! Quanto à resolução de problemas tradicionais, a resposta é simples: não uso nenhuns nas minhas aulas.

P. - Mas os seus alunos têm de aprender a calcular integrais, não têm?

R. - Claro. Eles têm de saber resolver problemas. Um engenheiro tem que saber projectar uma ponte e fazer os cálculos correctos. Fiz alguns testes para verificar a eficácia da aprendizagem conceptual. Preparei exames com problemas tradicionais e outros com questões conceptuais sobre o mesmo tema para verificar se resolver problemas significava compreendê-los e vice-versa. O que verifiquei foi que os alunos podem resolver problemas com facilidade sem os compreender. Descobri que se saem muito melhor nas questões conceptuais porque lhes dou ênfase nas aulas. Mas em relação à tradicional resolução de problemas não houve melhorias significativas. Por outras palavras, a compreensão dos problemas contribui para a sua resolução, mas a resolução de problemas não é indicador de uma boa compreensão.

P. - E o que pensa o Director da faculdade sobre o seu método?

R. - Em Harvard, basicamente cada professor goza de autonomia. Posso fazer o que achar melhor nas aulas, desde que não haja queixas dos alunos.

P. - Neste momento sente que o seu trabalho é apreciado em Harvard, não só pelos seus alunos mas pelos outros professores?

R. - Sim, é verdade. Em Harvard há professores assistentes, associados e titulares. Eu já era professor titular, depois passei a presidente e fui distinguido com o título de Professor Universitário de Harvard - só foram atribuídos 12 - como reconhecimento pelo meu trabalho.

P. - Pensa que seria possível fazer algo semelhante aqui?

R. - Como não conseguia estar presente em todas as conferências para que era convidado, escrevi em 1997 um livro que foi um grande sucesso. Professores do mundo inteiro quiseram lê-lo. Fizemos 2500 inquéritos na Internet, aos quais 700 pessoas responderam e descobrimos gente em todo o mundo que tinha lido o livro e o tinha aplicado nas suas aulas em vários domínios como Química, Astronomia, Física... Ou seja, quase um terço das pessoas a quem foram enviados os inquéritos tinham lido ou utilizado o livro. Além disso, estes resultados desconstruíram a ideia que eu tinha de que este tipo de testes só era útil no caso específico de alunos universitários, principalmente aqueles com mais dificuldades. Hoje em dia já existem livros de testes conceptuais com materiais de Astronomia, de Química e de Matemática. Uma outra questão é a de saber quem beneficia com este método na aula. Será que os melhores alunos não se sentem aborrecidos? Entrevistei alguns alunos e verifiquei que muitos dos melhores alunos estavam entusiasmadíssimos com os meus métodos. Como um dos alunos disse, quem beneficia mais são aqueles que aprendem ao ter de explicar aos outros colegas.

P. - Falou de questões conceptuais mas não referiu experiências ou simulações. Também as fazem nos vossos cursos?

R. - Sim. Aliás, eu adoro demonstrações, sou um experimentalista! Nos últimos três anos, temos analisado a eficácia das experiências.

P. - São poderosas, do ponto de vista didáctico.

R. - Sim, mas mais como motivadores. Por exemplo, no início do semestre fazemos algumas demonstrações. No fim, os alunos lembram-se dos resultados dessas demonstrações não pelo que tinha sido mostrado mas de acordo com a sua compreensão. Por isso, se eles tiverem um modelo conceptual errado irão ajustar a memória a esse modelo. Dou um caso concreto. Fazemos uma experiência com duas balanças, uma placa e um objecto no meio. Se mover o objecto para um lado, ou outro, os valores das balanças variam. Há alunos que pensam que a placa distribui o peso do objecto pelas duas balanças, independentemente do sítio onde se coloca o objecto...

E, de facto, no final do semestre há alunos que, questionados sobre o resultado da experiência referida, escrevem "como demonstrado na aula, o peso não se altera movendo o objecto de um lado para o outro"!

Eles têm um modelo conceptual errado.

P. - Nós vemos aquilo que pensamos que estamos a ver...

R. - Exacto. O cérebro armazena melhor modelos do que factos. Por isso, o que fazemos em Física é trabalhar com modelos. Nunca mostro só a experiência. Primeiro coloco a questão conceptual, "Temos duas balanças e um objecto em cima de uma placa. O que acontece se mover o objecto?" Falo sobre a experiência, ouço as opiniões dos alunos, faço uma votação dos resultados e volto a questioná-los. Nesta altura, já estão ansiosos por ver a experiência! Temos de integrar a experiência e não mostrá-la isoladamente.

P. - E qual é a importância das tecnologias de informação no seu trabalho?

R. - Eu acho que as tecnologias de informação não são uma poção mágica. A maior invenção neste domínio foi há 500 anos com Gutenberg.

P. - Mas concorda que podem ser úteis?...

R. - Podem ser úteis mas também perigosas, no sentido em que as pessoas podem pensar que adaptando material antigo às novas tecnologias conseguem um melhor ensino. O importante é usar as novas tecnologias para fazer algo que de outra forma fosse impossível.

P. - O senhor é um cientista, um físico, e agora está envolvido em pedagogia. Acha que a educação é uma ciência, no sentido tradicional da palavra?

R. - Tenho que lhe dizer que fiquei fascinado com a pedagogia e a psicologia do ensino-aprendizagem e passei a respeitar muito mais os meus colegas do departamento de Psicologia. É uma ciência? Penso que podemos e devemos tratar a educação como uma ciência. Eu encaro os dados das minhas experiências laboratoriais da mesma maneira que trato os resultados das minhas aulas, que também são um laboratório.

NOTA: Para meditarem (os professores...) sobre o que é ensinar e aprender e como aprender (novas técnicas...) de ensinar...

terça-feira, março 06, 2007

Construção de Relógios de Sol

Sábados à Descoberta
10/Mar/2007: Relógios de Sol
Responsável: João Fernandes (Departamento de Matemática da FCTUC)

Esta sessão tem lugar no Departamento de Matemática e integra-se nas comemorações da Semana Universitária, cujo tema deste ano é "Em torno do Sol".

A sessão inicia-se com as actividades dos participantes, que culminam construção de um Relógio de Sol para cada participante.

Seguir-se-à uma palestra sobre Relógios de Sol: estórias, histórias e curiosidades, por Artur Soares Alves, Director do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.

Para participar nesta sessão, como habitualmente, é necessária uma inscrição prévia (de preferência por email). O número de inscrições é limitado a 120 participantes jovens.

Horários:
Sessões na Matemática - 14h30/17h30

Inscrições e contactos: Ana Maria Almeida, Raquel Caseiro
E-mail: sabados@mat.uc.pt
Morada: Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Apartado 3008
3001-454 Coimbra
Telefone: 239 791 150
Fax:

Site:
239 832 568

http://www.mat.uc.pt/sabados/relogiossol.html

Actividade em Alcobaça - Exposição

Aqui ficam algumas fotos da Exposição referente à Conferência, sobre Ritmos Solares: o Clima, a ocupação humana e o assoreamento das lagunas da Pederneira, Alfeizerão e Óbidos, aqui referida anteriormente, com os nossos agradecimentos ao Professor Doutor Jorge Dinis por autorizar a sua publicação...















Para ver melhor e aumentar, clicar nas fotos...

segunda-feira, março 05, 2007

Congresso da OIKOS Leiria

XIII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento
Desertificação - Perspectivas e Estratégias de Combate
Vai decorrer em Leiria, nos dias 8 e 9 de Março de 2007, as habituais Jornadas da OIKOS Leiria - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, uma das ONG's regionais ambientalistas mais conceituadas e prestigiadas do país.



Valor da Inscrição:
  • Sócios da OIKOS Leiria - 5 €
  • Não sócios da OIKOS Leiria - 15 €
  • Estudantes - 7,5 €
PROGRAMA E INSCRIÇÕES -AQUI.

Nota: este o 500º post deste Blog...!

O Eclipse em Leiria

Tendo a organização chegado entre as 20.15 e 21.00 horas, após alguns contratempos lá começou a sessão de observação. Com 3 telescópios, 1 binóculos em tripé e vários binóculos, foi-se vendo o desenrolar do eclipse com bastante adesão de público (que estimo, na totalidade, entre 300 e 400 pessoas...!). Mas penso que o facto de muitas Escolas (e professores) terem divulgado a actividade, bem como ter aparecido a notícia em todos os jornais locais de Leiria deu um bom contributo para tamanha afluência.

Alguns vieram só ao princípio, outros apenas ao final, mas houve bastantes resistentes que o levaram do princípio ao fim a observação. Com a colaboração dos Escuteiros dos Agrupamento da Amélia Moura (do CNE) houve comida e bebida (isto para além dos raros que cumpriram com o estipulado e trouxeram comida/bebida para a troca...). Para além da observação, houve a possibilidade de as pessoas presentes irem ver os trabalhos de alunos na Sala da Física e ainda convívio (com jogos) na sala dos Alunos. Com a ajuda do Pedro Guerreiro, da Informática da Escola Rodrigues Lobo, houve inclusive Internet, o que permitiu actualizar este Blog e publicar as primeiras fotos ainda durante o Eclipse...!

De salientar ainda a primeira luz do Telescópio newtoniano do Clube de Astronomia da Escola Rodrigues Lobo (que chegou esta mesma semana, tendo ainda um belíssimo Dobson para estrear...!) e a folha de apoio distribuída (e quem não teve acesso a ela pode fazer o download no final deste texto).

Em meu nome (e em nome da Organização, que inclui o João Nelson Ferreira, Paulo Heleno, Fernando Cadima, Amélia Moura, Paulo Costa, Sandra Paula, blogues AstroLeiria e Rastos de Luz, Agrupamento de Escuteiros dos Parceiros, Núcleo de Astronomia Galileu Galilei da Escola Correia Mateus, Clube de Ambiente da Escola Secundária da Batalha e Clubes de Astronomia da Escolas Rodrigues Lobo e D. Dinis e do Conciliar de Maria Imaculada - Cruz d'Areia) agradecemos a participação de todos...!

Download do documento de apoio - aqui.

Mais fotos e material - consultar o Blogue AstroLeiria.


Agora algumas fotos:









Fotos digitais de Fernando Martins - directamente sobre a ocular do newtoniano (última com filtro amarelo)

domingo, março 04, 2007