sábado, dezembro 18, 2021

Billie Eilish faz hoje vinte anos!


Billie Eilish Pirate Baird O'Connell (Los Angeles, 18 de dezembro de 2001), mais conhecida como Billie Eilish, é uma cantora e compositora norte-americana. Ela ganhou popularidade em 2016, quando lançou o seu single de estreia "Ocean Eyes" no SoundCloud, posteriormente lançado pelas gravadoras Darkroom e Interscope Records. A canção foi escrita e produzida pelo seu irmão Finneas O'Connell, com quem ela colabora em músicas e shows ao vivo. Eilish é mais conhecida pelo seu single "Bad Guy", de 2019, que atingiu o topo da Billboard Hot 100. Ela foi indicada para seis Grammy Awards, incluindo Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano e Melhor Revelação. Ela é a artista mais jovem a ter sido candidata nas principais categorias do Grammy Awards.

O seu primeiro extended play, Don't Smile at Me (2017), alcançou o top 15 nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Eilish colaborou com o cantor norte-americana Khalid para o single "Lovely", lançado em abril de 2018 e adicionado à banda sonora da segunda temporada de 13 Reasons Why. O seu álbum de estreia, When We All Fall Asleep, Where Do We Go? (2019), estreou no topo da Billboard 200 e alcançou o número um no Reino Unido, Canadá e Austrália. O álbum obteve quatro singles no top 40 da Billboard Hot 100: "When the Party's Over", "Bury a Friend", "Wish You Were Gay" e "Bad Guy", o último dos quais se tornou o seu primeiro single número um nos Estados Unidos. Ela é a primeira e, até agora, única artista nascida nos anos 2000 a obter um single número um nos Estados Unidos. Eilish tem oito singles de ouro e quatro de platina em solo norte-americano.

Os seus prémios incluem cinco Grammy Awards, dois American Music Awards, dois Guinness World Records e três MTV Video Music Awards. Ela é a pessoa mais jovem e a primeira mulher a vencer as quatro principais categorias do Grammy (Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Artista Revelação) no mesmo ano.
  
  

Sem comentários: