quarta-feira, janeiro 20, 2021

Kennedy tomou posse como presidente do USA há sessenta anos


John Fitzgerald Kennedy
(Brookline, Massachusetts, 29 de maio de 1917 - Dallas, 22 de novembro, 1963) foi um político norte-americano, o 35° presidente de seu país (19611963) e uma das grandes personalidades do século XX. A sua morte violenta, no auge da carreira política, abalou o mundo inteiro, desencadeando um extenso período de turbulência na política e na sociedade norte-americana.
A sua família era de ascendência irlandesa e católica. Kennedy era filho de Joseph P. Kennedy. Formou-se em Relações Internacionais na Universidade de Harvard em 1940. Serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, sendo ferido na Batalha de Guadalcanal em 1943. Condecorado por bravura, afastou-se do serviço militar por problemas na coluna vertebral. Ainda quando jovem, participou do Movimento Escutista.

(...)

Kennedy tomou posse, sucedendo a Dwight Eisenhower, a 20 de janeiro de 1961. Tão logo assume a presidência, tem que enfrentar uma crise causada pela invasão de Cuba por exilados cubanos com o auxílio da CIA. Assume a responsabilidade pelo fracasso, mas mantém a popularidade. Em Junho tem seu primeiro encontro com o presidente soviético, Nikita Krushchev, em Viena. Dois meses depois o Muro de Berlim é construído. 1962 é um ano turbulento. A crise dos Mísseis em Cuba leva o mundo próximo ao conflito nuclear, mas Kennedy, já mais entrosado com o poder, age com firmeza e ganha admiração mundial. O conflito no Vietname começa a se agravar e Kennedy envia consultores militares para o sudeste asiático.
  

Sem comentários: