quinta-feira, março 09, 2017

Mary Anning morreu há 170 anos

Mary Anning, nascida em (Lyme Regis, Dorset, 21 de maio de 1799 - Lyme Regis, 9 de março de 1847), foi uma paleontóga inglesa, conhecida pela descoberta do primeiro fóssil de ictiossauro, aos 12 anos de idade, na costa de Dorset, num íngreme penhasco, com 5 metros de comprimento.

Mary Anning foi uma colecionadora, negociante e paleontóloga britânica que se tornou conhecida mundialmente pelo grande número de importantes achados paleontológicos que fez nos afloramentos marinhos de idade jurássica na cidade de Lyme Regis, no condado de Dorset onde viveu. O seu trabalho contribuiu para mudanças fundamentais no pensamento científico sobre a vida pré-histórica e sobre a história da Terra que ocorreram no início do século XIX.
Anning procurava por fósseis na área dos penhascos de Blue Lies, particularmente durante os meses de inverno, quando deslizamentos expunham novos fósseis que precisavam de ser extraídos rapidamente, antes que fossem levados pelo mar. Era um trabalho perigoso e ela quase perdeu sua vida, em 1833, durante um deslizamento que vitimou o seu cão Tray.


Sem comentários: