domingo, março 26, 2017

Há vinte anos deu-se o suicídio coletivo do Heaven's Gate

Heaven's Gate foi o nome de uma seita/religião OVNI americana liderada por Marshall Applewhite e Bonnie Nettles. Em 26 de março de 1997, quando o cometa Hale-Bopp estava no seu brilho máximo, a polícia encontrou os corpos de 39 de seus membros, que haviam cometido suicídio coletivo.

História
Em 1972, Marshall Applewhite conheceu Bonnie Nettles, uma enfermeira com interesse em teosofia e profecias e ambos tornaram-se amigos íntimos. Logo após, ele afirmou ter sentido que eles já se conheciam por um longo tempo e concluiu que eles haviam se conhecido em uma vida anterior. Ela disse a ele que o encontro dos dois já fora previsto por alienígenas, assim o persuadindo a acreditar que ele havia recebido uma tarefa divina.

Applewhite e Nettles estudaram a vida de São Francisco de Assis e leram todas as obras de autores como Helena Blavatsky, R. D. Laing e Richard Bach. Eles mantinham uma cópia da Bíblia do Rei Jaime com eles e estudaram várias passagens do Novo Testamento, focando nos ensinamentos sobre cristologia, ascetismo e escatologia. Applewhite também costumava ler livros de ficção científica, incluindo as obras de Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke. Em junho de 1974, as crenças de Applewhite e Nettles se solidificaram em algo uniforme. Eles concluíram que haviam sido escolhidos para cumprir profecias bíblicas e que haviam recebido mentes de nível superior às de outras pessoas. Eles escreveram um panfleto que descrevia a reencarnação de Jesus, como um texano, descrito em referência a Applewhite. Adiante, eles concluíram ser as duas testemunhas descritas no livro de Apocalipse e ocasionalmente visitaram igrejas ou outros grupos espirituais para falar de suas identidades, sempre referindo a si mesmos como "Os Dois", ou "A Dupla OVNI". Eles acreditavam que faleceriam e então restaurados à vida, à frente de outros e transportados para uma nave espacial. Este evento, o qual fora chamado de "a Demonstração", seria a prova concreta de todas as suas afirmativas. Para seu desânimo, essas ideias receberam uma recepção negativa.

Eventualmente, Applewhite e Nettles decidiram contactar extraterrestres e procuraram seguidores que pensassem da mesma forma. Eles publicaram propaganda para encontros, onde recrutaram discípulos, os quais chamavam de "tripulantes". Durante estes eventos, eles afirmavam representar seres de outro planeta, o Próximo Nível, que procuravam participantes para uma experiência. Eles também afirmavam que aqueles que concordassem em participar da experiência, ascenderiam a um nível evolucionário ainda maior.

Applewhite e Nettles usaram uma variedades de pseudónimos com o passar dos anos, como "Bo e Peep" e "Do e Ti". Assim como os fundadores, o grupo antes antes de adoptar o nome Heaven's Gate teve outros nomes, sendo anteriormente conhecidos como a "Metamorfose Humana Individual" e o mesmo se reinventou e mudou de nome várias vezes, além de contar com uma boa variedade de métodos de recrutamento. Applewhite acreditava que ele era um descendente direto de Jesus, o que significava que ele estava a um nível acima dos outros humanos.

Crenças
Todos os "tripulantes" da Heaven's Gate acreditavam que o planeta Terra estava prestes a ser reciclado (limpo, renovado e rejuvenescido) e o único meio de sobreviver, era deixando-o imediatamente. Enquanto o grupo anteriormente era contra o suicídio, eles redefiniram o sentido de "suicídio" no seu próprio contexto para significar "passar para o Próximo Nível quando estiver recebendo uma hipótese" e acreditavam que os seus corpos "humanos" eram apenas recipientes para ajudá-los na sua jornada. Numa conversa, quando se referiam a uma pessoa ou ao corpo de uma pessoa, eles usavam a palavra "veículo".

Adeptos da seita adicionavam os nomes que adotaram antes do nome de nascimento aos nomes próprios, isso os definia como "filhos do Próximo Nível" e foi mencionado no último vídeo de Applewhite, filmado entre 19 e 20 de março de 1997, alguns dias antes dos suicídios.

Eles acreditavam que "para se qualificar para ser um membro do Próximo Nível, os humanos deveriam se livrar de qualquer coisa que os vinculassem ao planeta". Isso significava que todos os membros deveriam desistir de todas as suas características humanas, como as suas famílias, amigos, sexualidade, individualidade, empregos, dinheiro e posses.

Estes básicos de crenças do grupo se mantiveram consistentes com o passar dos anos; no entanto, os "detalhes da suas ideologias eram flexíveis o suficiente para passar por modificações." Há exemplos do grupo adicionando ou mudando suas crenças com o passar do tempo, como modificar a forma de que uma pessoa poderia aceder ao Próximo Nível, mudando a forma de como eles se descreviam, colocando mais ênfase na ideia de Satanás e adicionando vários outros conceitos New Age.

Um conceito de crença New Age que Applewhite e Nettles adotaram era a hipótese do astronauta ancião. O termo "astronauta ancião" é usado para se referir a várias formas do conceito de que "ovináutas" visitaram o nosso planta em um passado distante. Applewhite e Nettles adotaram esse conceito e adaptaram a crença de que "alienígenas plantaram as sementes da humanidade atual há milhões de anos atrás e estariam voltando para colher o resultado do seu trabalho em forma de indivíduos evoluídos espiritualmente que ficariam à frente dos futuros cosmonautas. Apenas alguns  indivíduos selecionados da humanidade seriam escolhidos para ascender até este nível. O resto seria deixado a morrer na atmosfera tóxica de um mundo corrupto. Apenas os indivíduos que decidissem participar da Heaven's Gate, seguissem as crenças de Applewhite e Nettle e fizessem os sacrifícios requeridos para que se tornassem membros, seria permitido para deixar o sofrimento humano.

Estrutura
Membros desistiram de suas posses materiais e viveram uma vida livre de muitas indulgências. Eles viviam muito próximos e tudo era compartilhado em comunidade. Oito dos membros do sexo masculino do grupo, incluindo Applewhite, passaram voluntariamente por um processo de castração no México, a fim de manter o seu estilo de vida livre de sexualidade.

A Heaven's Gate obtinha lucros desenvolvendo websites profissionais para clientes pagantes sob o nome de "Fonte Maior".

Suicídio em massa e legado
Nos dias 19 e 20 de março, Marshall Applewhite filmou-se a si mesmo falando sobre suicídio em massa e afirmou que "este seria o único meio de evacuar esta Terra". Após afirmar que uma nave espacial estava a seguir o cometa Hale–Bopp, Applewhite persuadiu 38 membros a cometer suicídio, assim suas almas poderiam subir a bordo. Applewhite afirmou que após as suas mortes, um objeto voador não identificado (OVNI) tomaria as suas almas para outro "nível de existência acima do humano", o qual ele descreveu ser ambos físico e espiritual. Isto e outras crenças baseadas em OVNIs mantidas pelo grupo levou a alguns observadores a caracterizar o grupo como algum tipo de religião OVNI. Em outubro de 1996, o grupo comprou seguros de abdução alienígena para cobrir a vida de cinquenta membros pelo o custo de $10.000.

Em seguida, o grupo alugou uma mansão de aproximadamente 850 m², localizada em 18341 Colina Norte (mais tarde com o nome trocado para Paseo Victoria) numa comunidade fechada de casas na área do Rancho Santa Fe, em San Diego, de Sam Koutchesfahani, pagando a quantia de $7.000 por mês em dinheiro. Trinta e oito membros do Heaven's Gate, mais o líder Applewhite, foram encontrados mortos na casa no dia 26 de março de 1997. No calor da primavera Californiana, muitos dos corpos já estavam a decompor-se quando foram descobertos e, logo, os corpos foram cremados.

Eles tomaram fenobarbital misturado com sumo de maçã e vodka. Adicionamente, eles tinham sacolas plásticas nas suas cabeças após ingerir a mistura, a fim de induzir a asfixia. As autoridades encontraram os corpos estirados nos seus próprios beliches, faces e tórax cobertos por um pedaço de tecido roxo. Cada membro carregava uma nota de cinco dólares e três moedas de vinte e cinco centavos em seus bolsos: a nota de cinco dólares era para cobrir multas de ociosidade enquanto os membros estavam ausentes de seus trabalhos, enquanto as moedas seriam para fazer ligações telefónicas. Eles mantiveram isso nos bolsos no momento da morte como forma de humor negro. Todos os 39 estavam vestidos com camisas pretas, calças de ginástica, ténis novos da marca Nike e autocolantes nos ombros com a frase "Heaven's Gate Away Team" (uma espécie de referência à série Star Trek). Os adeptos, com idades entre 26 e 72 anos, devem ter morrido em três grupos, durante três dias consecutivos, com os participantes restantes limpando tudo após a morte dos grupos anteriores. Quinze membros faleceram no dia 24 de março, mais quinze no dia 25 de março e nove no dia 26. O líder Applewhite foi o antepenúltimo membro a falecer; duas mulheres continuaram após a sua morte e foram as únicas encontradas sem sacolas plásticas nas cabeças. Entre os mortos, estava Thomas Nichols, irmão da atriz Nichelle Nichols, que é conhecida pelo o seu papel de Uhura na série original de televisão Star Trek.

Apenas um dos membros do grupo, Rio DiAngelo/Richard Ford, não cometeu suicídio. Ele filmou toda a mansão em Rancho Santa Fe; no entanto, a fita não foi mostrada à polícia até 2002, cinco anos após o evento.

A morte em massa do grupo Heaven's Gate foi divulgada amplamente nos media como exemplo de suicídio em massa.

Dois ex-membros do Heaven's Gate, Wayne Cooke e Charlie Humphreys, mais tarde cometeram suicídio de forma similar. Humphreys sobreviveu a um pacto suicida com Cooke, em maio de 1997, mas acabou se matando em fevereiro de 1998.

1 comentário:

voyance par mail gratuit disse...

Gracias por todo el trabajo implicado y para todo el placer que encuentro