domingo, dezembro 05, 2021

O General Custer nasceu há 182 anos

   
George Armstrong Custer, conhecido como General Custer (New Rumley, Ohio, 5 de dezembro de 1839 - Rio Little Bighorn, Montana, 25 de junho de 1876) foi um militar norte americano.
Na Guerra de Secessão, destacou-se como um agressivo oficial de cavalaria da União, alcançando o posto temporário (brevet) de general de brigada de voluntários, com apenas 25 anos de idade. Teve um papel de destaque em várias batalhas, como em Gettysburg, o maior combate daquela guerra.
Após a guerra civil, retornou ao seu posto permanente de capitão do exército regular no Quinto Regimento de Cavalaria. Em 1866, foi nomeado tenente-coronel, a sua patente final. Colocado no recém-formado Sétimo Regimento de Cavalaria, tomou parte nas guerras Indígenas.
No dia 25 de junho de 1876, acabou por encontrar a morte na famosa batalha de Little Big Horn. Nessa operação conduziu o Sétimo Regimento de Cavalaria num ataque contra a maior concentração de índios da história dos Estados Unidos. Entre os líderes indígenas, estavam Touro Sentado, Cavalo Louco, Galha e Duas Luas.
Comandando cerca de seiscentos homens, Custer dividiu as suas tropas em quatro colunas. Uma, comandada por ele e as outras, comandadas pelo major Reno, pelo capitão Benteen e pelo capitão McDougal.
Dando início ao ataque, Custer tentou cercar a aldeia atacando em vários pontos, o que acabou por decretar sua derrota. Além da aldeia ser enorme, com cerca de 10.000 índios, com 3.000 ou 4.000 guerreiros, os seus comandados, principalmente Reno e Benteen, desobedeceram às suas ordens e abandonaram-no, cercado, com cerca de 210 homens.
       

Sem comentários: