sábado, maio 15, 2021

O sherpa Tenzing Norgay nasceu provavelmente há 107 anos

  
Sardar Tenzing Norgay (Tibete, 15 de maio de 1914 - Darjeeling, 9 de maio de 1986)  foi um alpinista e guia de alta montanha sherpa nepalês, tendo sido o primeiro homem a chegar ao topo do monte Everest, em companhia de Edmund Hillary.
Depois de várias tentativas, Norgay conseguiu estar entre os primeiros a chegar ao cume do monte Everest, aquando da expedição liderada por John Hunt, a 29 de maio de 1953. Edmund Hillary e Tenzing Norgay foram os primeiros a atingir o pico.
Uma vez que não era conhecida a data exata do seu nascimento, ele passou a usar esta data para celebrar o seu aniversário.
Em 1952, Tenzing tinha atingido uma altitude jamais alcançada anteriormente, 8.599 metros, com a equipa de uma expedição suíça dirigida por Raymond Lambert. Tenzing tornou-se em seguida responsável pelo treino in situ do Instituto de Alpinismo do Himalaia (Himalayan Montaineering Institute), em Darjeeling. Em 1978 fundou a empresa Tenzing Norgay Adventures, propondo escaladas no Himalaia. Desde 2003 a empresa é dirigida pelo filho de Tenzing Norgay e chama-se Jamling Tenzing Norgay, que também escalou o Everest em 1996
  

Sem comentários: