quinta-feira, maio 25, 2017

O primeiro filme Star Wars chegou aos cinemas há 40 anos

Star Wars (no Brasil, Guerra nas Estrelas e em Portugal, Guerra das Estrelas) é o título de uma franquia de space opera nerte-americana criada pelo cineasta George Lucas. A franquia conta com uma série de sete filmes de fantasia científica e um spin-off. O primeiro filme da série foi lançado apenas com o título Star Wars em 25 de maio de 1977, e se tornou um sucesso inesperado e fenómeno mundial de cultura popular. Star Wars foi responsável pelo início da "era dos blockbusters": super produções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheteiras e viram franquias com brinquedos, jogos, livros etc. Foi seguido por duas sequências, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, lançadas em intervalos de três anos. Esta primeira trilogia seguia o trio hoje icónico: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo. O trio lutava na Aliança Rebelde para derrubar o tirano Império Galático; paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e derrotar tanto Darth Vader, um ex-jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e o Imperador.
Depois de 16 anos sem filmes novos no cinema, uma nova trilogia, conhecida como trilogia de prequela, começou em 1999 com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Esta trilogia volta no tempo para contar como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader e acompanha a queda da Ordem Jedi e da República Galática que é substituída pelo Império. Mais uma vez foi lançada em intervalos de três anos, com o último filme sendo lançado em 2005. As reações à trilogia original foram extremamente positivas, enquanto a trilogia de prequela recebeu reações mistas tanto do público geral quanto de críticos especializados. Mesmo assim, todos os seis filmes foram bem sucedidos nas bilheteiras e receberam nomeações ou ganharam prémios nos Óscares.
Em 2008 foi lançado o filme de animação Star Wars: The Clone Wars, um spin-off que serve como piloto para uma série de animação do mesmo título. Neste ano aconteceu a soma da bilheteira arrecadada pelos seis filmes de Star Wars que totalizava aproximadamente 4,41 mil milhões de dólares. Após a estreia do episódio VII e Rogue One, este valor chegou a mais de 7 mil milhões, fazendo de Star Wars a quarta série cinematográfica com maior bilheteira de todos os tempos, atrás dos filmes do Universo Marvel Cinematográfico, James Bond e Harry Potter. A franquia gerou diversos subprodutos, incluindo filmes para televisão, livros, jogos eletrónicos, desenhos animados e banda desenhada, o que resultou na criação do universo expandido da saga. É a maior franquia da história do cinema, com a soma dos filmes e produtos equivalente a mais que 30 mil milhões de dólares.
Em 2012, a Walt Disney Company comprou a Lucasfilm por 4,05 mil milhões de dólares e anunciou uma nova trilogia de filmes, chamada de "trilogia sequela" que vai continuar seguindo a saga da família Skywalker após O retorno de Jedi. O primeiro capítulo dessa nova fase, sob o título de O Despertar da Força, estreou em 17 de dezembro de 2015, com aclamação da crítica especializada, tornou-se a maior estreia da história do cinema. Diferente das outras, a trilogia sequela terá um intervalo de dois anos entre os filmes, e nesses intervalos, a Disney lançará spin-offs que se passam durante os episódios das trilogias. O primeiro filme desses spin-offs, Rogue One, foi lançado em 15 de dezembro de 2016.
O antigo universo expandido foi feito não-canónico pela Lucasfilm em 2014, e seu material agora é lançado com o selo Legends. Isto foi feito para a Disney organizar o universo expandido que contêm histórias que contradizem uma a outra, e por causa da nova trilogia que conta uma história diferente do antigo canónico. A Disney considerou apenas os sete filmes e a série Clone Wars como canónico. O novo universo expandido entrou em vigor já em 2014, com o primeiro produto oficial de Star Wars após a compra pela Disney sendo Star Wars Rebels. Diferente do Legends, as histórias do novo universo expandido são criadas\supervisionadas pela Lucasfilm Story Group, fundado pela Kathleen Kennedy (presidente da Lucasfilm) com objetivo de manter a continuidade entre todos os produtos (filmes, livros, séries, banda desenhada e jogos) da franquia Star Wars.


Star Wars (no Brasil, Guerra nas Estrelas; em Portugal, A Guerra das Estrelas) mais tarde relançado como Star Wars Episode IV: A New Hope (no Brasil e em Portugal, Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança), é um filme épico/space opera americano, o primeiro da série a ser lançado em 25 de maio de 1977, e o quarto na ordem cronológica da trama, escrito e dirigido por George Lucas. Conta a história do jovem agricultor Luke Skywalker (Mark Hamill), que juntamente com o contrabandista Han Solo (Harrison Ford), se envolve na Guerra Civil Galática, entre o tirano Império Galático e a Aliança Rebelde, após adquirir os Droids R2-D2 e C3PO. Este primeiro contêm os planos da super-arma do Império, a Estrela da Morte, no qual a líder rebelde, Princesa Leia (Carrie Fisher), espera usar para destruir a super arma.

Sem comentários: