terça-feira, agosto 22, 2006

Noite Europeia dos Morcegos

A Noite Europeia dos Morcegos, este ano na sua 10ª edição, é um evento surgido na sequência do Acordo sobre a Conservação dos Morcegos na Europa, ratificado no âmbito da Convenção de Bona, com o qual se pretende sensibilizar e consciencializar o público para a importância da protecção e conservação dos morcegos.

Este evento, realizado todos os anos em vários países Europeus sob a égide da EuroBATS (http://www.eurobats.org), reúne um conjunto de especialistas e simples curiosos em exposições, palestras e/ou saídas campo, onde são revelados aspectos particulares da vida dos morcegos, demonstradas técnicas de estudo e apresentados projectos de conservação.

Aproveitando o facto de o Maciço Calcário Sicó-Alvaiázere ser uma importante área para a conservação dos morcegos, o GPS - Grupo Protecção Sicó decidiu associar-se a estas comemorações, tendo para tal organizado uma série de actividades a realizar no dia 26 de Agosto, das quais constam uma sessão de palestras no Mini-Auditório do Teatro Cine (com início às 16:00), onde estarão presentes vários especialistas nacionais, e um passeio nocturno junto ao Rio Arunca (com início às 21:30), no qual se pretende mostrar a forma como os morcegos utilizam o som para se orientarem.

sábado, agosto 19, 2006

Para a Lai...

El Ángel Perplejo


Nunca hubo dios, ni vírgenes, ni santos,

ni icono que proteja, ni oración que consuele;

nunca ha habido milagros o prodigios,

ni salvación del alma o vida eterna;

ni mágicas palabras, ni bálsamo efectivo

contra el dolor que no remite nunca;

ni luz al otro lado de las sombras,

ni salida del túnel, ni esperanza.

Sólo nos acompaña en esta travesía

un ángel de la guarda perplejo que soporta

la misma vida perra que nosotros.

in Negra bilis - Amalia Bautista



Tradução em português (não queremos que vos falte nada...) com dedicatória para a minha Lai, o meu anjo-companheiro e mãe do meu Tó João, neste triste mês (o Toninho está lá em cima, a olhar por nós, e agora já não sofre mais...) em que faz 45 verões...

O Anjo Perplexo

Não houve nunca deus, nem virgens, nem santos,
nem ícone que proteja, nem oração que console;
nunca houve milagre ou prodígios,
nem salvação da alma ou vida eterna;
nem mágicas palavras, nem bálsamo eficaz
contra a dor que nunca se atenua;
nem luz do outro lado das sombras,
nem saída do túnel, nem esperança.
Só nos acompanha nesta travessia
um anjo da guarda perplexo que suporta
uma vida de cão igual à nossa.

quinta-feira, agosto 17, 2006

António Pedro - 1909-1966


Recordemos apenas o dia em que, há 40 anos, o poeta e artista plástico António Pedro se despediu do seu Minho...


SE HOUVE ENGANO DE OLHOS

Se houve engano de olhos,
Nunca esta alma minha
Se levou dos olhos,
Bem amada minha.


Olhos de alma, claros
Pela tua graça
E onde o teu sorriso
Namorado passa.


- Meu sorriso, aberto,
Porque é derradeiro,
Este foi, decerto,
Meu amor primeiro.

in «Distância», I vol.




MARESIA

Neste mar à minha frente
O sol repoisa e os nossos olhos dormem...

- caem saudades mortas como chuva miúda,
Ou sobrem, trémulas, como o vapor das algas,
Ou ficam, extáticas como um bafo dea areia,
Calmas, sobre a paisagem,
Como um véu de cambraia deixado...

Não sei se é o calor das algas,
Se é o bafo da areia que baila,
Ou se é a chuva miúda que cai neste dia de sol
Como um véu de cambraia deixado,

Sei que me lembram os signos do zodíaco
Em boa caligrafia,
Uns signos como nem sequer eu tinha imaginado!...

E este calor que dimana da terra e nos confunde com ela,
Nos aquece as pernas de encontro à areia, numa vida exterior
Com mais sangue que a nossa e, sobretudo, cheia
Duma inconsciência que não se parece com nada,
Esta respiração pausada como as ondas, de traás para diante
Fazendo, lentas, e desfazendo
A mesma curva humaníssima e sensível,
Faz-me escrever, devagar, e com letra de menino pequeno
Sobre o chão acamado, esta palavra
AMOR.

in «Aventura», nº. 3



"António Pedro da Costa (1909-1996), Pintor, ceramista, poeta, dramaturgo e teatrólogo português, António Pedro da Costa nasceu na Cidade da Praia, Cabo Verde, e faleceu em Moledo do Minho. Após ter cursado o Instituto Nun'Alvres, da Companhia de Jesus, em La Guardia, frequentou as Faculdades de Direito e de Letras de Lisboa, e o Instituto de Arte e Arqueologia da Sorbona, em Paris. Espírito multifacetado e aberto a quase todas as experiências da criação artística, distinguiu-se sobretudo nos campos da pintura e do teatro (como dramaturgo e como encenador, nomeadamente no Teatro Experimental do Porto, cuja sala tem hoje o seu nome). A sua actividade literária, porém, alargou-se à poesia, ficção, jornalismo, e comentário radiofónico, que praticou na B.B.C. durante a 2ª Guerra Mundial. Fortemente marcado por uma adesão extremamente inteligente ao Surrealismo, de que foi um dos introdutores em Portugal e um dos principais expoentes, fez parte do Grupo Surrealista de Lisboa (1947)."

in «Líricas Portuguesas», I Vol., Jorge de Sena, edições 70, 1984

Para o recordar, finalizemos com o início do Protopoema da Serra de Arga:

Um dia, em S. Lourenço da Montaria,
uma rã pediu a Deus para ser grande como um boi.
A rã foi. Deus é que rebentou.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Livro juvenil com Dinossáurios

Do Blog Lusodinos citamos o seguinte post, autoria de Octávio Mateus:


Existe algum dinossauro vivo nas arribas da Lourinhã? Onde estão os ovos de dinossauro? Estes são alguns dos mistérios que estão no livro de aventuras da autora Mafalda Moutinho, “O Caso do Último Dinossauro”, editado pela Dom Quixote e que foi lançado dia 19 de Maio 2006 na Lourinhã numa colaboração entre o Museu da Lourinhã, Câmara Municipal da Lourinhã e editora Dom Quixote.
Este é o quarto livro da colecção “Os Primos” que a Dom Quixote edita e é o primeiro livro de aventuras inteiramente dedicado aos dinossauros portugueses. O livro contém muita investigação e teve a revisão científica do paleontólogo Octávio Mateus. É um tributo ao património paleontológico nacional, que muitos infelizmente desconhecem, mas que tem importância não só a nível europeu, mas também mundial.
A colecção Os Primos distingue-se pela sua filosofia particular: para além de cenários internacionais, as aventuras destes jovens exploradores desfrutam de um conteúdo baseado em elementos de ficção, mas ao mesmo tempo de História, Geografia e outras ciências, o que permite transmitir aos leitores os resultados de um trabalho aprofundado de pesquisa e investigação. Para além disso, as aventuras são muito actuais e os três primos são personagens com os quais os jovens se identificam com facilidade, pois lidam com muita tecnologia, recorrem com frequência à Internet e têm interesses e gostos contemporâneos. O site da colecção pode visitar-se em www.osprimos.com. Aí os leitores podem conhecer um pouco mais sobre a colecção, os títulos publicados, a autora e as personagens principais. São também disponibilizadas fichas de leitura, os contactos da autora e... o email dos três primos!

SINOPSE
As escavações de Paleontologia estão prestes a iniciar e Ana e Maria deixam o Egipto para se juntarem ao primo André e à equipa de voluntários internacionais na Lourinhã. O destino dos jovens cruza-se com a história do maior carnívoro terrestre do mundo, o Spinosaurus, e as cartas trocadas entre cinco velhos paleontólogos: um alemão, um americano, um estónio, um egípcio e um português, o famoso Doutor Mota, bisavô de um amigo de André. Quem terá deixado o artigo de 1911 no cofre do museu da Capital dos Dinossauros, substituindo os fósseis e os embriões roubados? E a que se devem os ruídos e assobios fortes que se ouvem nas arribas, acompanhados de passos, pegadas enigmáticas, ossos e vultos aparentemente inexplicáveis?

AUTORA

Mafalda Moutinho foi até há pouco tempo Consultora de Gestão em Londres, numa grande empresa de consultoria multinacional, a Accenture. Licenciou-se no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em Lisboa, em Relações Internacionais e completou os estudos com um Master em Londres e uma bolsa do British Council. Trabalhou sediada em Londres de 1997 a 2003, viajando muito e vivendo cada ano em cidades e países diferentes: Paris, Milão, Cairo, Haia, Estocolmo, Madrid e Roma. Desde 2003 vive em Milão e tem-se dedicado exclusivamente à escrita, embora recentemente se tenha transferido para Londres, onde está a fazer investigação para o quinto livro da colecção.
Para o Museu da Lourinhã, esta é mais uma possibilidade de divulgar o rico património paleontológico e alertar para a sua conservação. É um livro da cariz juvenil mas que com todo o rigor científico que foi dado através da contribuição dos paleontólogos do Museu da Lourinhã durante toda a escrita do livro e da revisão científica final.

in Blog Lusodinos - ver original.

Astrofesta Nacional

XIII Astrofesta

Proença-a-Nova (Aeródromo/Centro Ciência Viva)

4, 5 e 6 de Agosto de 2006


A Astrofesta vai já na sua 13º Edição. Foram 12 anos consecutivos marcados pela partilha de conhecimentos e pelo espírito da Astronomia.

Foram muitos os que, ao longo dos anos, puderam desfrutar deste encontro nacional de Astrónomos Amadores. Foram também muitos aqueles que, à custa do evento, puderam iniciar-se como observadores do céu. No fundo o que se espera é poder continuar a realizar nos próximos anos este evento que tem por objectivo chegar o mais possível a todas as regiões (com céus escuros e transparentes) de Portugal.

A edição deste ano vai realizar-se nos dias 4, 5 e 6 de Agosto (observações nas noites de Sexta-feira e Sábado) em Proença-a-Nova. No local há condições para pernoitar em acampamento e nas várias unidades hoteleiras.


Programa: (em actualização)

4/8/06 (Sexta-feira)
21.30 - "Letras, Números e Símbolos em Astronomia" (Máximo Ferreira – MCUL/CCVCONSTÂNCIA)
22.00 – "Um Passeio pelo Céu Real - Formas e Histórias das Constelações" (Máximo Ferreira – MCUL/CCVCONSTÂNCIA)
- Observações de objectos celestes (pela noite fora).

5/8/06 (Sábado)
15.00 – Abertura Oficial
15.30 – História das Astrofestas (Máximo Ferreira – MCUL/CCVCONSTÂNCIA)
16.00 – Observações do Sol
16.00 – "Vida no Universo" (Carlos Oliveira - UNIVERSIDADE DO TEXAS)
16.45 – Título a designar (Jorge Fonte – Astrotaipas)
17.30 – “Os pioneiros do Espaço” (José Matos – FISUA)
18.15 – “O Espaço Interestelar – Desde fontes galácticas até à formação estelar” (Miguel Avillez - Univ.Évora/Univ. Viena)
19.00 - "Registo fotográfico de superfícies planetárias" (Paulo Casquinha)
19.45 – “Telescópios” (Pedro Ré – APAA)
20.30 – “Alguns resultados de Astronomia de Quintal” (Rui Gonçalves – 938 Linhaceira, Tomar)
21.15 – Profundidade de crateras e alturas de Montanhas Lunares (António Cidadão - APAA)
21.15 – Início das observações de objectos celestes
22.00 – "O Observatório Astronómico de Lisboa na História da Astronomia Portuguesa" (Pedro Raposo - OAL/Centro de História das Ciências da UL)
23.00 - "Coordenadas Celestes" (João Paulo Vieira – ORION)
24.00 – Mistérios do Universo (José Matos – FISUA e Carlos Oliveira – Univ Texas)

6/8/06 (Domingo)
00:00 às 07:00 Observações de objectos celestes

Inscrições e/ou informações:
Email: info@constancia.cienciaviva.pt
Telef: 249739066
Fax: 249739084


Participação gratuita

Organização:
Centro Ciência Viva de Constância
Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

terça-feira, agosto 01, 2006

Data - Observação astronómica

O Carlos Reis, da Galáctica - Espaço M51, na sua Astrolista, refere finalmente dados precisos sobre o 1º Astro Encontro Informal em Mira de Aire.

Assim, citando:

LOCAl: Mira de Aire
DATA: 26 de Agosto de 2006 (Sábado)
HORÁRIO: 17:30


Programa:
17.30 - 18.00: Encontro no Largo da Igreja em Mira de Aire.

18.00 - 19.30: Visita aos possíveis lugares de observação.

19.30 - 21.00: Jantar convívio (com apresentação de ideias para a realização de um evento a realizar mais tarde , com o objectivo de divulgar a astronomia na região).

21.30 - ??.??: Sessão de observação em lugal escolhido previamente, para os A. A. presentes.

Nota: esta sessão não terá características de divulgação pública, mas para desfrutarmos de um céu de montanha, que penso que deva ser muito razoável, assim as condiçoes atmosféricas ajudem :-)